quinta-feira, 13 de outubro de 2011

JUSTIÇA PRÓPRIA

JUSTIÇA PRÓPRIA

Assunto: Aqueles que confiam em si mesmo.

Aqueles que confiam em si mesmo, crendo que é justo, isto é a doença da raça humana, todos sofrem deste mal; desde o mais honrado até o mais simples.

Cada qual entre os homens apregoa sua bondade. Provérbios- 20:6 – A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará?

Deuteronômio- 9:5 – Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra…

Romanos- 10:3 – Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.

Tito- 3:5 – Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.

Desde Caim e Abel, tanto um como o outro levaram suas ofertas ao Senhor, uma mistura de bons e maus entre aqueles que prestam culto a Deus.

Gálatas-. 5:26 – Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Lucas- 18:11- Jesus conta uma parábola – “O dever de orar sempre”…

O fariseu religioso orava dando glória a ele mesmo, mostrando o que ele é. Orgulha-se no que faz. Jejuo duas vezes na semana… Gabando-se no que dava. Dou o dizimo de tudo… Não é mais do que uma orgulhosa declaração dos seus supostos méritos que finda com sinuação contra seu irmão.

O publicano foi contrário. Humilhou-se perante Deus suplicando misericórdia pela sua alma, confessando ser um pecador e reconhecendo a grande necessidade de perdão. Foi uma oração do íntimo de seu coração contrito, mostrando espírito e coração quebrantado.

Salmos- 51: 15 a 17- Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor. Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Este saiu justificado para sua casa, porém o outro vazio da mesma forma que entrou.

A verdadeira grandeza do ser humano é uma questão do nosso interior, é vista pela expressão de sua fé e seu amor a Cristo em humildade, no desejo de servir tanto a Deus, quanto ao próximo; disposto a considerar o menor, menos importante no Reino de Deus.

Filipenses-  2:3 – Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.



Deus abençoe a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário