quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CUIDANDO DA ALMA
( 27 visitas )

Publicado em: 1/10/2011
Por: Vilmar H. Martins
Assembléia de Deus - Missão - Luis Domingues - MA
vilmarhm@hotmail.com
<>
Gn 2.7 e 1Ts 5.23
Introdução:
Alma do heb. “nephesh” mais de 500 AT, e do grego “psyche” mais de 30 NT, traduzidas por vida, sig.
Também homens ou pessoas, é a parte imortal do homem. (gn 2.7) “... e ele passou ser alma vivente” A parte espiritual do homem.

* Precisamos cuidar melhor desta parte espiritual

– Pra cuidar da alma, é necessário trabalhar o processo da santificação que é um dos aspectos da salvação.
* Cuidar das emoções: sl.121.7 “ o senhor te guardará de todo mal, guardará a tua alma.

1. A etimologia da palavra e a definição de santificação

No Novo Testamento – Agios “santo”, “sagrado”; hagiazo – “tornar santo”, “consagrar”, “santificar”; hagiasmos – “santidade”, “consagração”, “santificação”.

1.2 A definição de santificação
É a operação contínua do Espírito Santo, pela qual a santa disposição concedida na regeneração mantém – se e se fortalece.
É o alvo e o propósito da nossa eleição em Cristo (Ef 1.4) “ como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; significa ser semelhante a Deus, ser dedicado a Deus e viver para agradar a Deus. Rm 12,1.

2. A natureza da santificação
Considerando o enunciado acima, concluímos que “santificação”; e “consagração” são sinônimos. Santificar é mesma coisa que fazer santo ou consagrar. Vejamos isto num sentido amplo, observando outros aspectos desta matéria.

2.1 Separação – “Santo” tem como significado primordial “separação” para uso exclusivo.

2.2 Dedicação – Santificação inclui também a “separação de” , acentuando o fato de que nós cristãos fomos separados do pecado e do mundo e feitos participantes da natureza divina, sendo consagrados a comunhão e ao serviço do Reino.

2.3 Purificação – Como Israel no A.T (Ex 40. 9-11; Lv. 8), o cristão no NT é purificado (limpo) para um sacerdócio espiritual (1Pd 2.5) por meio da palavra (Jo 17.17; 15.3), do sangue (Hb 10.29) e do espírito (Rm 15. 16; 1Pd 1-2)

2.4 Consagração – No sentido de viver uma vida santa e justa (1Pd 1.15)

3.
Meios da santificação

Existem meios de santificação que foram divinamente estabelecidos os quais passaremos a analisar.

3.1 O Sangue de Cristo – A pessoa é santificada pelo sangue de cristo tendo este como resultado da obra consumada por ele, fazendo do pecado, portanto, um adorador santo (1Jo 1.7 Hb 13.12; 10.10). “É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre.”

3.2 O Espírito santo – O Espírito é o agente de Deus que produz por assim dizer, a santificação interna na vida dos cristãos como depreendemos de alguns textos sagrados (1Co 6.11.) “E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”

3.3 A Palavra de Deus – Nos textos a seguir Jo 17; 17; (Sl 119.9) os cristãos são descentes como sendo gerado pela Palavra de Deus (1Pd 1.23). “ tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.” Através dele o homem é levado ao arrependimento a crer em Jesus Cristo, sendo como seguinte purificados pela Palavra obtendo na prática novos hábitos e costumes em sua vida em Cristo (Tiago 1.22-25).

3.4 A causa imediata – fé – Em At 15.9 temos: “purificando o seu coração pela fé”. Em Rm 8.16, temos a santificação como produto da fé descartando a possibilidade de obtê – la somente pelos nossos próprios esforços – Ex: viver em mosteiros.

3.5 A oração – É certo que a santificação se distancia do crente que não ora, como um barquinho que se soltou num navio mãe.

4 – A verdadeira Santificação requer:

4.1 – Profunda comunhão com Cristo. (Jo 15.4) “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.”

4.2 – Mantenha comunhão com os crentes. (Ef. 15,16) “antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.”

4.3 – Mortifique o pecado. (Rm 6.4) “Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”

4.4 – Submeta-se a disciplina de Deus. (Hb 12.5-11)

5.5 – Continue em obediência e seja cheio do Esp. Santo. ( Rm 8.14; Ef 5.18) “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.”

Conclusão:
Para cuidar da alma é preciso cumprir a vontade de Deus quanto a Santificação, pois o crente deve participar da obra santificadora do Espirito Santo, ao cessar de praticar o mal, ao se purificar de toda imundícia da carne e do espírito, e ao se guardar da corrupção do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário