terça-feira, 4 de outubro de 2011

OS Propósitos de Deus e Nossa Vida


OS Propósitos de Deus e Nossa Vida
Será mesmo que em tudo que acontece em nossa vida Deus tem um propósito?

Palavra: Gênesis 37 a Gênesis 41
Como Cristãos, muitas vezes não entendemos o agir do Senhor em nossa vida, não entendemos o porque de estarmos passando por tantas lutas, lutas estas que para nós não tem o mínimo cabimento e muito menos utilidade.
Nestas situações somos levados a pensar que o Senhor está nos punindo ou pior ainda, que Ele nos abandonou.
Para entender o agir de Deus, vamos analisar uma das histórias mais conhecidas das escrituras que é a história de José filho de Israel (Jacó).
Olhando para José, entendemos claramente que tudo aquilo que acontece em nossa vida de Cristão, de Filho de Deus, faz parte de um propósito de Deus em nossa vida, tem um por que.
José era filho de Jacó, quando o encontramos em Gênesis 37:2-3 ele tinha dezessete anos, era o preferido de seu pai por ser seu filho caçula, nascido depois que Jacó era avançado em anos.
Naquela época, não era comum ter roupas coloridas pois eles não tinham a tecnologia que temos hoje e tingir um tecido não era corriqueiro como é para nós hoje e por este motivo este tipo de roupa era reservada a reis por ser muito caras, José ganhou uma destas de seu pai.
2 Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e trazia más notícias deles a seu pai.
 3 Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas.
Gn 37:2-3
Aqui vemos que José tinha a vida ganha, filho de um fazendeiro de gado, não tinha do que se queixar não, mesmo sendo o caçula e não o primogênito, José seria honrado por seu pai, pois embora o primogênito recebesse a maior parte da herança, os outros filhos também herdariam sua parte e como Jacó era muito rico, mesmo não tendo a maior parte da herança sua parte não seria pequena.
Esta preferência, este amor de Jacó por José despertava um ciúme e inveja tremendos em seus irmãos (Gn 37:4) que chegaram a ponto de começar a hostilizá-lo.
José não percebeu o perigo daquilo que acontecia em sua volta, e mesmo assim contou a seus irmãos dois sonhos que teve onde o Senhor mostrava a ele que ele seria o chefe sobre seus irmãos.
5 Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais.
 6 Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive:
7 Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu.
8 Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.
9 Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim.
10 Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?
11 Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo.
Gn 37:5-11
Neste ponto, José não viu problemas em relatar os sonhos daquilo que o Senhor mostrou a ele por um simples motivo: Aquilo era impossível de acontecer.
José não tinha como ser o chefe, o líder entre os irmãos pois era o mais novo e esta posição era reservada ao primogênito ou seja ao irmão que estava em uma posição diametralmente oposta a sua.
Neste ponto começamos a ver o mover de Deus, aqui Deus começa a realizar seu propósito na vida de José que era de fazê-lo um grande homem.
José estava tranqüilo, um filho preferido do pai, mimado, boyzinho, na vida a passeio.
Muitas vezes, nós estamos seguros em uma situação, estamos confortáveis, achamos que aquilo que temos está bom, assim pensou José.
Achamos que alcançamos um ponto estável na nossa vida onde julgamos já ser o bastante quando o Senhor começa a agir, movimenta o marasmo e trabalha para nos colocar onde Ele quer.
É neste momento então que tomamos um tranco um chacoalho do Senhor,  parece que os céus desabam sobre nossas cabeças e parece que tudo desmorona. Aquela posição confortável que para nós está bom vai para o ralo e vemos nossa segurança ir embora para dar lugar a lutas enormes que parecem impossíveis de serem vencidas.
Para poder fazer aquilo que quer em nossa vida, ou seja, nos colocar em patamares maiores, em posição de honra digna de um Filho de Deus, o Senhor tem que reajustar toda a nossa vida e nos levar até esta posição de vitória.
No caso de José o propósito de Deus era de fazer com que ele fosse o governador do Egito, que era a maior potência da época, como os Estados Unidos é hoje.
Mas como isso poderia acontecer? José não tinha nada a ver com o Egito, estava a milhares de quilômetros dali, não conhecia a ninguém de lá e muito menos o rei que era o único que poderia fazer com que ele fosse governador.
Com Deus é assim, Ele tem planos para nossa vida que nem imaginamos.
A partir de agora veremos como do nada, Deus começa a colocar José em uma posição que ele nem imagina.
Como Deus tira o menino mimado da sua posição de conforto e o faz do nada um secretário de Estado, o “cara que manda” na maior civilização do mundo naquela época.
O ínicio : Indo para o Egito:
Gn 37:12-35
Para que o Senhor começasse a cumprir seu propósito na vida de José, que era lhe engrandecer fazendo com que este se tornasse governador, um cargo que naquela época é referente os Secretário de Estado nos Estados Unidos ou o Primeiro Ministro na Inglaterra, o Senhor precisava mudar radicalmente a vida de José.
O começo desta mudança era fazer com que José fosse para o Egito. Mas como fazer isso? Como fazer com que uma pessoa que está em uma posição confortável junto a seu pai, que gozava de uma posição privilegiada de filho preferido, xodó do papai largasse tudo e viajasse milhares de quilômetros para uma terra que não conhecia e que também não tinha ninguém que tivesse qualquer laço de amizade?
Em nossa vida isso acontece sempre, o Senhor nos coloca onde ele quer sempre pois sua vontade é soberana e Ele também sabe o que é melhor para nós. Por mais que seja dolorosa a situação que passamos, o deserto que o Senhor nos coloca, esta luta sempre tem um porque, sempre tem o objetivo de nos fazer vitoriosos.
Porque o Senhor não fez como fez com Abraão, falou com José e mandou que ele fosse para o Egito e pronto? Simples, primeiro porque cada um tem uma experiência própria com Deus, o Senhor sabe que cada um reage de uma forma diferente. José era o filhinho mimado talvez ele não ouvisse ao Senhor a ponto de deixar as suas mordomias para seguir para uma terra estranha.
Além do mais o Senhor tinha planos específicos na vida de José e tinha que o colocar em uma posição específica.
Os Irmãos de José foram apascentar os rebanhos de Jacó, e este mandou José checar se estava tudo bem com eles.
Nem Jacó e muito menos José imaginavam aquilo que estava para acontecer pois jamais imaginaram que os irmãos de José teriam coragem de enganar a Jacó cometendo uma loucura.
Quando Jacó estava com seus irmãos, estes o renderam, tomaram suas vestes  e primeiramente intentaram em matá-lo. Mas depois o venderam como escravo para uma caravana de Midianitas que passava naquele local.
Os irmãos de José nem imaginavam para onde estes Midianitas levariam José, jamais passou pela cabeça deles que era da vontade do Senhor que José fosse para o Egito, e que mesmo escravo o Senhor o estava colocando onde queria.
Eles , os Irmãos de José jamais imaginaram que estavam sendo usados por Deus para abençoar a vida de seu irmão José.
Os Midianitas levaram José de Siquém onde os Irmãos estavam apascentando o gado, até o Egito.
O Primeiro passo estava dado, o Senhor fez com José como faz sempre em nossa vida. O Senhor sabe aquilo que é melhor para nós, Ele nos faz tomar o remedo correto, por mais doloroso que este seja, por mais amargo que fosse. O Senhor por mais que o processo seja doloroso sempre tem um propósito em nossa vida
Como escravo, José poderia ser colocado onde o Senhor quisesse independentemente de sua vontade.  
Exatamente como Ele faz conosco.
Ser Colocado no Lugar Certo: José na Casa de Potifar.
Gn 37:36
Gn 39
Após ser vendido como escravo por seus irmãos para os Midianitas, estes levaram José para o Egito, onde ele foi novamente vendido para Potifar que era não era apenas oficial do Faraó,  mas o Chefe da Guarda.
Deus colocou mais lutas na vida de José, neste momento parecia a José que esta luta, esta tribulação havia se estabelecido, estava confirmada para ele.
Isto que está acontecendo com José é exatamente o que muitas vezes acontece em nossas vidas, momentos em que não vemos nenhuma saída, momentos em que prece que encontramos cada vez mais lutas uma atrás da outra, adversidade atrás de adversidade.
Neste momento, José continuou firme nos caminhos do Senhor, manteve-se reto totalmente submisso fiel a Palavra do Senhor, a ponto de Potifar o colocar sobre todos os negócios de sua casa (Gn 39:2-6). Mesmo escravo, José prosperou.
Aqui vemos que tudo aquilo que nos sobrevêm, tanto bom quanto ruim faz parte do plano do Senhor. José na casa do Chefe da guarda do Faraó, do Rei, o único que poderia colocá-lo na condição de honra que desejava para José, este foi o primeiro contato de José com a nobreza do Egito.
Aqui (Gn 39: 7-23) a mulher de Potifar  queria ter relações sexuais com José de qualqyuer maneira a ponto de rasgar suas vestes e quando este correu para a rua nú esta para se justificar e evitar a ira de seu esposo para com ela, disse que José tentou agarrá-la e estuprá-la, o que não aconteceu. Neste momento, Potifar acredita em sua esposa, e se ira com José lançando este na cadeia real.
Neste momento vemos que assim que José conseguiu estabelecer alguma vitória dentro de sua adversidade, quando as coisas pareceram melhorar um pouco, o céu desaba sobre sua cabeça novamente e este vai preso passando por outro revés.
Exatamente como passamos naquele momento em meio as lutas em que imaginamos que as coisas começaram a melhorar e na realidade mais lutas aparecem.
A Cadeia, real: mais um passo rumo aos propósitos de Deus.
Gn 40
Neste momento José é lançado por Potifar na cadeia, pelo fato de Potifar ser o Chefe da guarda, este também controlava os calabouços reais que ficavam em sua casa.
Com isso, cheio de fúria, colocou José na cela de maior segurança, na cela daqueles que recebiam as piores penas:
Dos inimigos do rei (Gn39:20).
O Senhor permitiu que José fosse preso e agradasse ao carcereiro a ponto deste colocar José para tomar conta de tudo na prisão (Gn 39:21-23). Aqui vemos que embora não entendamos todas as sucessivas lutas que passamos, que o Senhor não nos abandona.
Após algum tempo preso dois homens foram colocados exatamente na cela onde José estava. Veja que não foi imediatamente, mas sim no tempo que o Senhor achou oportuno estes dois homens foram colocados por Deus nos caminhos de José.
Estes homens eram o Mordomo-Chefe e o Copeiro-Chefe, dois homens que assistiam diretamente ao Rei e o desagradaram de alguma maneira(Gn 40:2-3).
Estas duas figuras foram colocadas aos cuidados de José na prisão(Gn. 40:4).
Ambos tiveram um sonho em determinada noite  e contaram seu sonho a José que perfeitamente interpretou  cada sonho, dando o correto significado. José previu o que aconteceria depois de três dias com cada um dos dois: que o Copeiro-Chefe seria restituído em honra para sua posição junto ao Rei e que o Mordomo-Chefe (Padeiro) seria decaptado e seus restos mortais seriam expostos em praça pública.
Depois de três dias foi aniversário do rei e este reintegrou o Copeiro-Chefe e mandou executar ao Mordono-Chefe (Gn. 40:6-23).
O Copeiro-Chefe se esqueceu de José por dois anos onde este continuou preso. Mas os propósitos de Deus seguem ao Seu próprio tempo.
O sonho de Faraó: Encarando o Homem Mais Poderoso da Terra.
Gn. 41
José ficou preso por mais dois anos até que o Senhor fez com que o rei tivesse dois sonhos.
Naquela época dava-se muita importância aos sonhos, sua interpretação era quase que obrigatória e nenhum de seus magos ou advinhos soube explicar o significado de tais sonhos para o rei (Gn.41:1-8).
Neste momento o Senhor fez com que o Copeiro-Chefe se lembrasse do que lhe aconteceu no cárcere, de seu sonho, do sonho do Padeiro-Chefe, das interpretações que José fez de seus sonhos e como essas interpretações se cumpriram á risca.
O Copeiro-Chefe não era um dos conselheiros do rei, e se falasse algo que o rei não gostasse poderia voltar para a cadeia ou pior ainda, ter o mesmo destino do Padeiro-Chefe. Mesmo assim o Senhor não permitiu que Ele pensasse nisso e fez com que ele contasse ao rei o que havia lhe acontecido no cárcere (Gn.41:9-13).
Aqui vemos que o senhor tem seu tempo, pode demorar, podemos pensar que fomos esquecidos no cárcere, nas lutas, na vergonha, Mas o senhor tem o tempo Dele, as coisas acontecem no tempo e na vontade Dele.
Assim Faraó mandou que lhe trouxessem a José, este foi barbeado limpo, munido de vestes decentes. Assim se apresentou o rei que prontamente o questionou com referência ao seu “dom” de interpretação de sonhos (Gn 41:15).
José não aceitou os louros da fama para si, honrou ao Senhor dizendo que o dom não era mérito seu mas sim do Senhor (Gn.41:16).
Aqui vemos que José mesmo na tribulação que estava passando, em meio a todas estas lutas, quando poderia achar que o Senhor o abandonara manteve-se firme nos caminhos do Senhor.
Quantas vezes nós por muito menos murmuramos, questionamos ao Senhor ou chegamos ao cúmulo de nos revoltarmos com Ele como se o Senhor tivesse a obrigação de estar a nosso serviço?
Então faraó contou seus dois sonhos a José que prontamente revelou o significado deles para faraó, fazendo aquilo que nenhum mago e adivinho do Egito conseguiu fazer (Gn.41:17-32).
Além de dar o significado do sonho para José, o Senhor fez com que ele também desse ao rei a solução para o problema revelado no Sonho (Gn.41:33-36).
Aqui vemos que no tempo Dele o Senhor nos dá a vitória completa, extrapola todas as nossas expectativas, mostrando que os planos Dele sempre são maiores que os nossos.
José Como Governador do Egito: O Propósito do Senhor na vida de José. 
Gn.41:38-57
Deus fez com que Faraó sonhasse e que apensa José conseguisse interpretar estes sonhos, e além de interpretar os sonhos de faraó, José ainda deu a solução para o problema que o sonho previu.
Nada veio de José, tudo era provisão do Senhor pois mesmo debaixo de adversidade, ele se manteve nos caminhos do Senhor e não se desviou um minuto, sempre dando Glória a Deus e colocando o Nome do Senhor em alta conta.
O rei se impressionou tanto com aquilo que José mostrou a ele que o colocou como governador de todo Egito, lhe dando uma esposa para que José se tornasse um nobre, saindo da condição de escravo, preso e envergonhado para a condição de segundo homem mais importante da maior potência da antiguidade na época. Ele passou dos trapos para a vitória, a riqueza em um só dia.
Faraó também mudou o Nome de José, para um nome de destaque na corte.
Tudo isso aconteceu quando José tinha apenas 30 anos de Idade, um rapaz apenas, o segundo homem mais importante do mundo antigo com apenas 30 anos de idade.
Faraó colocou no dedo de José o anel do selo real, aquilo que equivale hoje a assinatura do rei, ou seja:
Aquilo que José ordenava era ordenado pelo próprio rei!
Hoje arqueologicamente já se encontrou muitas provas da existência de José e da veracidade desta história como moedas da época com a efígie de José, vestígios de sua casa, incrições sobre ele em túmulos antigos do Egito, várias obras egípcias antigas que levam seu nome, entre muitos outros indícios. 
Mesmo sob injustiças e lutas que pareciam não ter fim, José se manteve firme, aceitando os propósitos do Senhor.
Conclusão: Em Tudo Na Nossa Vida o Senhor Tem Um Propósito.
Aqui vemos que o Senhor vai criando as situações no tempo Dele, na maneira Dele para que o propósito que ele tem para nossa vida aconteça como Ele quer. Nada acontece por acaso tudo é pela vontade do Senhor e sempre é para que sejamos colocados em um lugar de honra.
Deus tinha um propósito de colocar José como Governador do Egito.
Para isso José tinha que passar por algumas etapas (Lutas). Vejamos as etapas e o propósito de Deus em todas elas:
Ele teria que ir ao Egito de maneira permanente, para que isso ocorresse o Senhor fez com que os irmãos de José o vendessem como escravo.
Depois Deus precisava que José tivesse contato com a realeza, por isso o colocou na casa de Potifar.
Em seguida  o Senhor precisava que José  tivesse como entrar na presença de Faraó então o colocou na prisão onde este fez com que ele encontrasse e interpretasse o sonho do Copeiro-Chefe e do Mordomo-Chefe para que o copeiro lembrasse disso quando necessário e o colocasse na presença de Faraó.
Deus fez com que o rei sonhasse e que ninguém pudesse interpretar seu sonho.
E finalmente o Senhor não colocou apenas a interpretação do Sonho nas mãos de José mas também a solução para o problema que este trazia, impressionando o rei e fazendo com que este o colocasse como governador de todo Egito.
Tudo aquilo que acontece na nossa vida é porque o senhor tem um propósito grandioso em nossa vida de nos colocar em vitória, em patamares que nem imaginamos.
Não importa o que estamos passando, em tudo Deus tem um propósito em nossa vida.
Qual o propósito de Deus na sua vida? Mantenha-se nos caminhos Dele e descubra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário