Casamentos União para a vida Inteira - Como cultiva-lo?



Se alguém perguntasse, "Por que você ama a sua esposa?" ou "Por que você ama o seu marido?" - o que você diria?
DIA 01
INTIMOS COM O SENHOR
Salmo 25:1-14

A Bíblia diz que a comunhão profunda com o Senhor é para aqueles que O temem. Isto implicar em reconhecer que Ele é o Senhor absoluto de sua vida; não o seu eu.
Isto redundará em você acreditar que no trono da sua vida o que deve prevalecer é a VONTADE DELE.
Por outro lado, esta intimidade provém da Santidade, produzida por Ele mesmo em nossas vidas pelo seu sangue purificador. Sem ela ninguém poderá ver ao Senhor!
Você quer ter esta intimidade com o Senhor?
Peça ao Espírito Santo que sonde o seu coração e identifique qualquer coisa que o impede de experimentar esta comunhão com o Pai Celeste.
Incrível como tantas pessoas ainda insistem em crer que o Eterno não sabe o que está no profundo da alma! O próprio Adão teve essa atitude ridícula de tentar esconder-se Dele atrás de uma árvore. Não faça o mesmo - O SENHOR O CONHECE e MUITO BEM!
A realidade é que nossos caminhos e pecados é que nos sepa­ram da sua presença e comunhão (Isaías 59:1, 2)
Que neste dia você esteja atento à voz do Espírito e confesse toda e qualquer coisa que o impede de experimentar esta preciosa intimidade com o Senhor.
Oração:
"Pai, que eu possa, e toda minha família, ter o coração aberto diante de ti, sensível à tua voz. Que estejamos prontos a confessar o que nos impede de experimentar esta íntima comunhão contigo". Amém.
Oração com a família:
Orem marido e esposa pedindo ao Senhor que protejam os ouvidos contra a sedução, os olhos contra a tentação de olhar para outra pessoa com intenções promíscuas, proteção para o pensamento e coração, para que ambos não caiam em tentação de adulterio.
Orem com os filhos, pedindo proteção de todas as formas. Sejam bastante específicos.
http://www.casamentoemobra.kit.net/desafio.jpg
Extraido do Livro - Desafio do Amor - Kendrick

O amor é Paciente

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. - Efésios 4:2
O amor funciona. É o motivador mais poderoso e tem uma profundidade e um significado bem maiores do que a maioria das pessoas pensa. O amor sempre faz o que é melhor para os outros e tem o poder de nos fortalecer para enfrentar grandes problemas.
Nascemos com uma sede perpétua de amor. Nosso coração precisa de amor, assim como nossos pulmões precisam de oxigênio. O amor muda a nossa motivação de vida. Os relacionamentos se tornam significativos com ele. Nenhum casamento é bem sucedido sem amor.
O amor é construído sobre dois pilares que melhor definem o que ele é. Esses pilares são a paciência e a bondade. Todas as outras características do amor são extensões desses dois atributos. E é aqui que começa o seu desafio, com a paciência.
O amor irá lhe inspirar a ser uma pessoa paciente. Quando você decide ser paciente, você responde de maneira positiva à uma situação negativa. Você é tardio em irar-se. Prefere ter um "pavio longo" a se irritar facilmente. Ao invés de ser impaciente e exigente, o amor lhe ajuda a se acalmar e a transmitir misericórdia aos que estão ao seu redor. A paciência traz a calma interior em meio à tempestade exterior.
Ninguém gosta de ter uma pessoa impaciente por perto. Estar próximo de alguém assim faz você reagir com raiva, insensatez e de maneiras lamentáveis. A ironia da raiva em uma ação errada está em gerar novos erros por si só. A raiva quase nunca torna as coisas melhores. Na verdade, ela geralmente cria mais problemas. Mas a paciência paralisa o andamento do problema. A paciência, mais do que morder a língua, mais do que bater a mão na boca, é respirar fundo. Ela purifica o ar. Ela impede a insensatez de espalhar seu veneno por toda casa. Ter paciência é escolher controlar suas emoções ao invés de permitir que elas lhe controlem. É demonstrar discrição ao invés de pagar mal com mal.
Se o seu cônjuge lhe ofende, você rapidamente revida ou você se controla? Você reage com raiva quando lhe tratam injustamente? Se a resposta for sim, você está espalhando veneno ao invés de remédio.
A raiva é causada, na maioria das vezes, quando um forte desejo por algo é combinado com decepção ou tristeza. Você não consegue o que quer, então começa a se irritar por dentro. Muitas vezes ela é a reação emocional que resulta das nossas razões egoístas, tolas e más.
Por outro lado, a paciência nos torna sábios. Ela não se apressa em julgar, mas ouve o que a outra pessoa está dizendo. Ela espera na entrada enquanto a raiva deseja invadir com violência.
A paciência aguarda para ver toda a situação antes de julgar. A bíblia diz: "o homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez" (Provérbios 14:29).
Assim como a falta de paciência fará do seu lar uma zona de guerra, a prática da paciência estimulará a paz e a tranqüilidade. "O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão" (Provérbios 15:18). Frases como esta do livro de Provérbios são princípios claros de aplicação eterna. A paciência é o lugar onde o amor encontra sabedoria. E todo casamento precisa desta combinação para permanecer saudável.
A paciência lhe ajuda a dar ao seu cônjuge o direito de ser humano. A paciência entende que todos falham. Quando um erro é cometido, a paciência decide dar mais tempo do que ele (a) precisa para corrigi-lo. A paciência lhe capacita a permanecer firme durante os tempos difíceis do seu relacionamento, ao invés de lhe esgotar com as pressões.
Mas o seu cônjuge pode contar com um marido ou com uma esposa paciente? Ela pode ter certeza de que se trancar as chaves dentro do carro poderá contar com a sua compreensão ao invés de ouvir um sermão que a fará sentir-se como uma criança? Ele pode se assegurar de que se comemorar os últimos segundos do jogo de futebol não vai ouvir uma lista de sugestões de como poderia usar melhor o seu tempo? Acontece que poucas pessoas são tão difíceis de se conviver quanto uma pessoa impaciente.
Como seria o tom de voz do seu lar se você colocasse em prática essa abordagem bíblica: "tenham cuidado para que ninguém retribua mal com mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." (1 Tessalonicenses 5: 15)?
Poucos de nós praticam a paciência de forma adequada, e nenhum de nós a pratica naturalmente. Mas o homem e a mulher sábios verão a paciência como um ingrediente essencial no casamento. Este é um bom ponto de partida para demonstrar o amor verdadeiro.
Essa jornada de O Desafio de Amar é um processo, e a primeira atitude que você deve decidir ter é ser paciente. Pense nisso como uma maratona, não como uma corrida de 100 metros rasos. Uma maratona que vale à pena correr.
http://www.casamentoemobra.kit.net/tarefadehoje.jpg
A primeira a parte do desafio de hoje é bastante simples. Apesar do amor se comunicar de várias formas, as palavras, na maioria das vezes, refletem o estado do nosso coração. Para o próximo dia, decida demonstrar paciência e de modo algum diga algo negativo para o seu cônjuge.
Se a tentação surgir, não diga nada. É melhor segurar a língua do que dizer algo de que possa se arrepender depois.
- Anote em um caderno quando o desafio de hoje estiver completo: Aconteceu alguma coisa hoje que lhe deixou com raiva do seu cônjuge? Você foi tentado a ter pensamentos condenáveis e a expressá-los com palavras?

DIA 02
CANSADO E SOBRECARREGADO
Mateu 11:28-30
Você está se sentido cansado e esgotado? Está sentindo aquela sensação de carregar o mundo nas costas? Está passando por aqueles dias que ao lembrar o que precisa ser feito começa a tremer e desesperar-se?
O nosso amado Jesus sabia de momentos como este; percebeu que conflitos de nossa alma nos levariam a estas sensações. Num momento de apelo carinhoso, pediu que você, sua família e cada um de nós, lançasse sobre Ele esse peso que nos entristece.
Ele convida os seus queridos a lançarem sobre os seus ombros preocupações, problemas, tomando sobre nós o jugo dele que é suave.
Às vezes, é difícil entender isto, mas que realidade profunda e aliviadora quando confiamos e lançamos sobre Ele o que nos faz sentir pesados!
Não comece, tampouco continue o seu dia, sem a leveza na alma que Cristo traz para aqueles que nele confiam. Entregue o seu fardo agora mesmo. Lance toda sua ansiedade sobre seus ombros. Faça isso em oração!

Oração:
"Amado Pai, ensina-me a cada dia, ao sentir-me sem forças e cansado para caminhar a colocar o meu fardo sobre seus ombros. " Amém.
Oração com a Família:
Hoje alem de horar por proteção contra o adulterio, iremos orar pedindo que o SENHOR abençoe nossos empregos. Ore especificamente, detalhadamente, pelos outros funcionarios, patrão etc... Orem pela escola dos filhos, professores, diretores, amigos, etc...
0 Amor é bondoso
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros,
perdoando-se mutuamente, assim como Deus os
perdoou em Cristo. - Efésios 4:32

A bondade é o amor em ação. Se a paciência é a maneira pela qual o amor reage para minimizar uma circunstância negativa, a bondade é a maneira como o amor age para maximizar uma circunstância positiva. A paciência evita o problema; a bondade abençoa.
Uma é preventiva, a outra é ativa. Estes dois lados do amor são a pedra fundamental onde são construídos muitos dos outros atributos que discutiremos.
O amor lhe faz bondoso, e a bondade lhe torna agradável. Quando você é bom, as pessoas desejam ficar ao seu redor. Elas vêem você como sendo bom com elas e para elas.
A chave bíblica para a importância da bondade é: "Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens" (Provérbios 3:3-4). Pessoas bondosas acham favor aonde quer que vão, até mesmo em casa. Mas a "bondade" pode parecer um pouco ampla ao ser definida, e principalmente ao ser vivida. Então, vamos dividi-la em quatro ingredientes principais:
Gentileza. Quando você é movido pela bondade, você é cuidadoso no modo como trata seu cônjuge, nunca sendo rude desnecessariamente. Você é sensível, tenro. Mesmo quando precisar dizer coisas duras, fará um grande esforço para que a sua censura ou provocação soe o mais leve possível. Você fala a verdade em amor.
Prestabilidade. Ser bom significa que você supre as necessidades do momento. Se forem os afazeres domésticos, você se ocupa com eles. Um ouvido? Você dá o seu. A bondade agracia a esposa com a habilidade de servir ao marido sem se preocupar com os seus próprios direitos. A bondade torna o marido curioso para saber as necessidades da esposa, e depois o motiva para ser aquele que fará de tudo para suprir essas necessidades - mesmo que as dele sejam postas em segundo plano.
Boa vontade. A bondade lhe inspira a ser agradável. Ao invés de ser obstinado, relutante ou teimoso, você coopera, é flexível. Em lugar de reclamar ou dar desculpas, você busca razões para se comprometer e ajudar. Um marido gentil acaba com milhares de argumentos em potencial, tendo boa vontade para ouvir primeiro ao invés de exigir que as coisas sejam feitas à sua maneira.
Iniciativa. A bondade pensa à frente, e dá o primeiro passo. Ela não se senta esperando ser estimulada ou forçada a sair do sofá. O marido ou a esposa gentil será o que cumprimenta primeiro, sorri primeiro, serve primeiro e perdoa primeiro. Ele (a) não espera o outro agir para então demonstrar amor. Quando agimos segundo a bondade, vemos as necessidades, e então tomamos a atitude primeiro.
Jesus descreveu de forma criativa a bondade do amor na parábola do Bom Samaritano, encontrada na Bíblia - Lucas, capítulo 10. Um homem judeu atacado por assaltantes foi deixado quase morto em uma estrada deserta. Um sacerdote e um levita, respeitados no meio do povo, passaram pelo outro lado decidindo não parar. Muito ocupados. Muito importantes.
Apreciadores de mãos limpas. Mas um homem comum de outra etnia - os odiados samaritanos, cujo ódio pelos judeus era cruel e mútuo - vê o homem em sua necessidade e é movido de compaixão. Atravessando todos os limites culturais e arriscando se expor ao ridículo, ele parou para ajudar o homem. Enfaixando-lhe as feridas e colocando-o sobre seu próprio animal, ele o carrega até uma hospedaria e paga todas as despesas médicas do seu próprio bolso.
Onde anos de racismo causaram rixa e divisão, um ato de bondade aproximou dois inimigos. Gentilmente, prestativarnente, de boa vontade. Tomando a iniciativa, esse samaritano demonstrou a bondade verdadeira de todas as maneiras possíveis.
Não foi a bondade uma das principais coisas que uniram você e seu cônjuge em primeiro lugar? Quando se casou, você não esperava curtir a bondade dele para o resto de sua vida? O seu cônjuge não esperava o mesmo de você? Mesmo que os anos sejam capazes de afastar essa esperança, a alegria no casamento ainda está ligada ao nível diário de bondade expressada.
A Bíblia descreve uma mulher cujo marido e filhos a abençoam e honram. Entre todos os seus atributos, se destacam estes: "Fala com sabedoria e ensina com amor" (Provérbios 31:26). E você? Como seu marido ou sua esposa lhe descreveria à luz da bondade? Você é áspero? É gentil e prestativo? Você espera que lhe peçam alguma coisa ou você toma a iniciativa de ajudar? Não espere seu cônjuge ser bondoso primeiro para que então, você pratique a bondade.
É difícil expressar amor quando existe pouca ou nenhuma motivação. Mas o amor em sua essência não é baseado em sentimentos. Pelo contrário, faz parte da natureza do amor ter consideração e ser atencioso, mesmo quando parece não haver recompensa. Você nunca aprenderá a amar até que aprenda a demonstrar bondade.
Além de, mais uma vez, não dizer palavras negativas ao seu cônjuge hoje, demonstre bondade com, no mínimo, um gesto inesperado.
Anote no caderno quando o desafio de hoje estiver completo.
- Que descobertas sobre o amor você fez hoje? O que você fez especificamente com relação a este desafio? Como você demonstrou bondade?
Minha dica: Mande um torpedo, um email, ou um telefonema dizendo o quanto seu conjuge é especial. Voce também pode surpreende-lo( a ) com uma flor, um cartão, uma surpresa, etc... Use a criatividade.
DIA 03
"O QUE NÃO É SONHO DO SENHOR!"
João 10:10

Não é sonho de Elohim para nossas vidas a morte eterna, pois . Cristo morreu para que tivéssemos vida eterna!
Não é sonho de Elohim que tenhamos um coração sem paz, pois Cristo tornou-se a nossa paz!
Não é sonho de Elohim que vivamos para o louvor da NOSSA GLÓRIA e exaltação, pois só Ele é digno de toda exaltação e razão de todo louvor.
Refletindo:
Se ainda não tem no coração a certeza da vida eterna, reconheça o sacrifício de Jesus na cruz e o receba como Salvador e Senhor de sua vida. (Romanos 10:9, 10)
Se seu coração está aflito e sem paz, peça que o Espírito Santo, ministre consolação através do bálsamo curador, restaurando seu interior e restituindo sua paz! (2 Tess. 3:16).
Que os sonhos de Deus, estes sim, sejam cumpridos na sua vida e de sua família!
Oração:
"Pai eterno, que todos de minha jamília tenham a certeza da vida eterna em Jesus Cristo e que aprendamos dia a dia a viver os teus sonhos para cada. um de nós." Amém.

Minha dica de Oração com o conjuge:
Bem, nós oramos pedindo proteção contra adulterio, proteção sobre o emprego ( ou para ter um ).
hoje, além de continuar orando por esses 2 motivos,
vamos orar pela saúde da familia.
Sejam muito específicos e detalhados na oração.
Para orar com os filhos:
Orem com seus filhos, e peçam a eles para orarem também, agradecendo ao SENHOR por todas as bençãos.
Diga os motivos de oração para eles agradecerem.
O Amor não é egoísta
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honras aos outros mais do que a si próprios.

Vivemos em um mundo dominado pelo "ego". A cultura ao nosso redor nos ensina a priorizar nossa aparência, sentimentos e desejos pessoais. Ao que parece, o objetivo é buscar o nível mais elevado possível de felicidade. Porém, o perigo desse pensamento se torna visivelmente doloroso, uma vez dentro do casamento.
Se algum dia existiu alguma palavra que significasse o contrário de amor, essa palavra seria egoísmo. Infelizmente, o egoísmo é algo arraigado em todos nós desde o nascimento. Você pode perceber isso no modo como as crianças se comportam e, geralmente, na maneira como os adultos se maltratam. Quase todas as ações pecaminosas já cometidas podem ser relacionadas a um motivo egoísta. O egoísmo é uma característica que odiamos nos outros mas que justificamos em nós mesmos. Além disso, você não pode apontar as várias formas de egoísmo do seu cônjuge sem admitir que você também é egoísta. Isso seria hipocrisia.
Por que será que esperamos tão pouco de nós mesmos, mas estabelecemos padrões tão elevados para o nosso cônjuge? A resposta é difícil de engolir. Somos todos egoístas.
Quando um marido coloca os seus interesses, desejos e prioridades à frente de sua esposa é sinal de egoísmo. Quando uma esposa reclama constantemente sobre o tempo e a energia gastos em suprir as necessidades de seu marido, é sinal de egoísmo.
Mas o amor "não busca os seus próprios interesses" (1 Coríntios 13:5). Os casais apaixonados - aqueles que vivem o pleno propósito do casamento - são inclinados a cuidar bem do outro ser humano, falho, que eles escolheram para compartilhar a vida. É por isso que o amor
verdadeiro busca maneiras de dizer "sim".
Um aspecto irônico do egoísmo é que mesmo as ações generosas podem ser egoístas se o objetivo for vangloriar-se ou receber alguma recompensa. Se você faz algo, ainda que bom, para manipular seu marido ou sua esposa, você ainda está sendo egoísta. Na verdade, o ponto principal é a sua decisão entre amar os outros ou amar a si mesmo.
O amor não se satisfaz senão na felicidade do outro. Você não pode agir com amor e ao mesmo tempo com egoísmo. Escolher amar o seu marido ou a sua esposa lhe levará a dizer "não" aos seus desejos, para que você diga "sim" à necessidade do outro. Isso é colocar a felicidade do seu (sua) companheiro (a) acima da sua própria vontade. Não significa que você nunca vai experimentar a felicidade, mas significa que você não negará a felicidade do seu cônjuge para vivê-la você mesmo.
O amor também leva a uma alegria interior. Quando você prioriza o bem-estar do seu cônjuge, uma satisfação interior, que não pode ser adquirida através de ações egoístas, nasce dentro de você. Esse é um benefício criado por Deus e reservado para aqueles que verdadeiramente demonstram amor. A verdade é, quando você renuncia aos seus interesses em benefício do seu marido ou da sua esposa, você tem a chance de se sacrificar pelo propósito maior do casamento.
Ninguém lhe conhece tão bem como o seu cônjuge. E isso significa que ninguém reconhecerá tão rápido a mudança, quando você começar a sacrificar, deliberadamente, os seus desejos e vontades para se assegurar de que os desejos dele estão sendo satisfeitos. Se você acha difícil sacrificar seus próprios desejos para beneficiar seu cônjuge, então você tem um problema mais profundo com o egoísmo do que imagina.
Faça essas perguntas para você mesmo:
- Eu realmente desejo o que é melhor para o meu marido ou para a minha esposa?
- Eu quero que ele (a) sinta-se amado (a) por mim?
- Ele (a) acredita que eu tenho seus maiores interesses em mente?
- Ele (a) me vê buscando os meus interesses em primeiro lugar?
Goste ou não, você tem uma reputação aos olhos das pessoas que estão ao seu redor, especialmente aos olhos do seu cônjuge. Mas essa é uma reputação amorosa? Lembre-se, o (a) seu (sua) companheiro (a) também tem o desafio de amar uma pessoa egoísta. Então, seja o primeiro a demonstrar amor verdadeiro, com os seus olhos bem abertos. E quando tudo for dito e feito, ambos se sentirão mais satisfeitos.

"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considere os outros superiores a si mesmos" (Filipenses 2:3).
Aquilo em que você colocar seu tempo, energia e dinheiro, será mais importante para você. É difícil se importar com algo em que você não está investindo.
Além de evitar comentários negativos, compre para o seu cônjuge alguma coisa que diga: "eu estava pensando em você hoje".
Anote no seu caderno quando o desafio de hoje estiver completo.
O que você escolheu dar ao seu cônjuge? O que aconteceu quando você entregou o presente?
Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão. (Tiago 3: 16).

Minha dica: Voce pode comprar ate mesmo um bombom. Uma flor. Um cartao. Nao precisa ter muito dinheiro para agradar. Algo simples e sincero é mais valoroso.
Se voce nao pode ir comprar, faça algo especial. Escreva uma carta, ou prepare um jantar legal.

DIA 04
POR QUE, AS VEZES GRITAMOS UNS COM OS OUTROS?
Provérbios 15:1,2

Um sábio indiano disse: "Quando duas pessoas gritam é porque seus corações estão afastados. Para cobrir a distância precisam gritar. Quanto mais aborrecidos, mais forte precisam gritar para diminuir a distância ". Que verdade!
Hoje é um dia para avaliarmos o quanto nossos corações estão distante uns dos outros em nosso relacionamento familiar, no relacionamento com os amigos e até com os colegas de trabalho.
Quando se perceber gritando, sugiro que peça a Deus que seu coração seja quebrado pelo poder do silêncio de Deus e pelo transbordar do seu amor que tudo suporta ... tudo crê ... tudo espera ... e JAMAIS ACABA (l Coríntios 13).
Que a semelhança de Isaías, que um dia percebeu que seu coração precisava ser sondado, você faça isso também, pedindo que Deus elimine todo o rancor, mágoa e espírito de vingança.
Por outro lado, que assim como o profeta experimentou, em seus lábios, a brasa do altar do Senhor, também ela nos purifique, produzindo palavras brandas e de misericórdia.
Que o SENHOR abençoe cada um de sua família para que no trato uns com os outros o impacto da palavra pacificadora e acalentadora, promova a comunhão.
Oração:
"Pai, o Senhor que é paciente e misericordioso, olhe para dentro de mim, revele se há rancor e mágoa e permita que eu perdoe em nome deJesus. Coloque nos meus lábios palavra de brandura para com os meus queridos, para o louvor da sua glória. " Amém.
Minha dica de oração com o conjugê:
Hoje, além de orar pelos motivos anteriores, orem por outros casais que estão lutando pela restauração do casamento. Se você conhece algum casal, ore especificamente por eles.
Orando com as crianças:
Orem pelos motivos anteriores, e, hoje orem também pela obediência aos pais, professores e toda autoridade na vida deles, seja os avós, policiais, governo etc... A obediência é fruto de um coração amoroso. Ensine aos filhos a importancia do amor.

O Amor é atencioso

Como são preciosos para mim os teus pensamentos... Como é grande a soma deles! Se eu os contasse, seriam mais do que os grãos de areia. Salmos 139: 17-18

O amor pensa. Ele não é um sentimento tolo que passeia pelas ondas da emoção e então cai no sono mental. Ele se mantém ocupado em pensamentos, sabendo que os pensamentos amorosos precedem as atitudes amorosas.
Quando você se apaixonou, o pensamento veio quase que naturalmente. Você passou horas imaginando como seria a pessoa amada, imaginando o que ela estaria fazendo; ensaiando coisas marcantes para dizer e, depois, curtindo doces memórias do tempo que passaram juntos. Você disse sinceramente: "Eu não consigo parar de pensar em você."
Mas, para a maioria dos casais as coisas começam a mudar logo depois do casamento.
A esposa finalmente tem seu marido; o marido já tem seu troféu. A caça está terminada e a perseguição encerrada, Fagulhas de romance vagarosamente tornam-se cinzas e a motivação para o pensamento esfria. Você se deixa focar em seu trabalho, seus amigos, seus problemas, seus desejos pessoais, em você. Depois de algum tempo, você involuntariamente começa a ignorar as necessidades do seu cônjuge.

Mas o fato de que o casamento acrescentou outra pessoa em seu universo não mudou. Então, se o seu pensamento não amadureceu o bastante para constantemente incluir esta pessoa, você se pega sendo surpreendido ao invés de reflexivo. “Hoje é nosso aniversario?”
“Por que você não me inclui nesta decisão?” “Você nunca pensa em ninguém além de você mesmo?” Se você não aprender a ser reflexivo, acabará se arrependendo por ter perdido oportunidades de demonstrar amor. A falta de atenção é um inimigo silencioso para um relacionamento amoroso.
Sejamos honestos. Os homens lutam mais contra a falta de atenção do que as mulheres. O homem tem a capacidade de focar em apenas uma coisa, como um laser, e esquecer-se do resto do mundo. Enquanto isto pode beneficiá-lo naquela área específica, pode também fazê-lo ignorar outras coisas que precisam de sua atenção.
A mulher, por outro lado, é mais multiconsciente, capaz de manter-se incrivelmente atenta a vários fatos ao mesmo tempo. Ela tem a capacidade de falar ao telefone, cozinhar, saber em que cômodo da casa as crianças estão e se perguntar por que seu marido não a está ajudando...
Tudo simultaneamente. Além disso, a mulher também pensa no coletivo. Quando ela se envolve em algum trabalho específico, fica a par de todas as pessoas que de alguma forma estão ligadas a ele. E ssas duas tendências são exemplos de como Deus projetou as mulheres para completarem os seus maridos. Como Deus disse na criação: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e o corresponda" (Gênesis 2: 18). Porém, essas diferenças também criam
oportunidades para o desentendimento.

Homens, por exemplo, tendem a pensar de forma objetiva e a dizer exatamente o que querem dizer. Não é preciso mais nada para compreender a mensagem. Suas palavras são mais literais e não devem ser analisadas além do que foi dito. Mas, as mulheres falam e pensam nas entrelinhas.
Elas têm a tendência de fazer insinuações. Um homem precisa ouvir também o que está implícito se quiser obter o significado completo do que uma mulher diz.
Se um casal não tem essa compreensão um do outro, isso pode resultar em desentendimentos sem fim. Ele fica frustrado tentando entender por que ela fala em enigmas ao invés de falar de uma vez o que quer. Ela fica frustrada tentando entender por que ele é tão desatento e não soma dois mais dois para compreender o que ela diz.

Uma mulher deseja profundamente que seu marido seja atencioso e reflexivo. Essa é uma das chaves que a ajuda a sentir-se amada. Quando ela fala, o homem sábio ouve como um detetive para descobrir as necessidades e desejos implícitos em suas palavras. Contudo, se ela sempre tem que juntar as peças, ele perde a oportunidade de demonstrar que a ama.
Isto também explica por que as mulheres ficam chateadas com seus maridos sem dizer a eles o porquê. Ela pensa: "Eu não deveria ter que explicar isso para ele. Ele precisa ser capaz de olhar a situação e entender o que está acontecendo aqui." Ao mesmo tempo, ele se sente mal porque não pode ler a mente dela e deseja saber por que está sendo punido por um crime que não sabia que havia cometido.
O amor requer atenção - dos dois lados - o tipo de atenção que constrói pontes através da combinação de paciência, bondade e generosidade. O amor ensina a acertar o alvo, a respeitar e a apreciar a maneira única de pensar do seu cônjuge.
O marido deve ouvir a sua esposa e aprender a considerar as mensagens não ditas. A esposa deve aprender a se comunicar com atenção e não dizer uma coisa significando outra. Porém, com freqüência você fica irado e se frustra, seguindo o padrão destrutivo "Preparar, apontar, fogo!" Você fala de forma dura e só depois pensa se deveria ter dito o que disse. Mas a natureza atenciosa do amor lhe ensina a usar a mente antes de usar os lábios. O amor pensa antes
de falar. Ele filtra as palavras com a peneira da verdade e da bondade.

Quando foi a última vez que você gastou alguns minutos pensando em como poderia demonstrar amor ao seu cônjuge e entendê-lo melhor? Qual a necessidade imediata que você pode suprir? Para qual próximo evento (aniversário, data comemorativa, feriado) você já pode se preparar? Grandes casamentos vêm de grandes reflexões.
Faça contato com o seu cônjuge em algum momento durante a agitação do dia. Não faça outra coisa senão perguntar como ele está e se tem algo que você pode fazer por ele.
Anote no seu caderno quando o desafio de hoje estiver completo.
O que você aprendeu sobre si mesmo e sobre o seu cônjuge ao aceitar o desafio de hoje? Como isso poderia se tornar mais natural, rotineiro e parte verdadeiramente útil do seu estilo de vida?
Agradeço a meu Elohim toda vez que me lembro de vocês. (Filipenses 1:3).
Minha dica: Oba, essa tarefa é facil pessoal. Vamos lá ! Mandem um email, um telefonema, torpedo, vale tudo desde que você se interesse em saber do seu conjugê. Seja sincero.

DIA 5
O QUE O SENHOR ENFATIZA
Provérbios 21:2

Geralmente nos preocupamos em primeiro lugar em fazer, sem levar em conta que para Elohim, o principal é aquilo que SOMOS!
O famoso missionário W.Nee escreveu certa vez com muita propriedade: "Mais importante do que trabalhar para Deus é sermos trabalhados por Ele".
Deus prioriza pessoas, a começar por nós mesmos. Ele tem uma obra a fazer em mim e através de mim!
Quando você se depara com a dúvida de atender os negócios em detrimento das pessoas, pense bem que para Deus o investimento verdadeiro é em vidas!
Na medida em que Deus o transforma, na sensibilidade do seu coração disposto à sua mão poderosa, você também se torna canal de bênção e amor para as outras pessoas.
Preste atenção naqueles que Deus traz para perto de você, pois ele o faz com o propósito de ver manifesto, através de sua vida, a revelação das boas novas àquele coração.
Primeiro SEJA, deixando Deus agir em você, no seu caráter, na sua vontade e nos seus planos. Certamente você estará pronto a abençoar a outros que virão para perto do Senhor.
Oração:
"Pai, que transforma vidas, estou pronto a submeter-me à Sua Vontade para minha vida. Transforme o meu caráter à medida de Cristo e leve-me a ser canal dessa bênção para os outros. " Amém.
Oração com o conjugê:
Lembrem-se de orar pelos motivos anteriores. Hoje iremos orar contra a inveja. Muitos casais sofrem inveja, e espiritualmente falando a inveja não tras nada de bom. Além do que, é por inveja que muitos são destruidos. Orem por esse motivo.
Orando com as crianças:
Orem ( e claro, peça as crianças que orem ) pela proteção emocional delas. Pra que o SENHOR as abençoe e as proteja contra rejeição, humilhações. Ou que, se elas passarem por esse constrangimento, que isso não venha abala-las.


O Amor não maltrata

A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como
maldição é recebida. - Provérbios 27:14

Nada irrita o outro tão rápido quanto à grosseria. Arrogância é dizer coisas desnecessárias ou fazer coisas desagradáveis para a pessoa ao nosso lado. Ser rude é ser inconveniente, constrangedor ou irritante. No casamento, isso poderia ser o falar grosseiro, certos comportamentos à mesa, ou o hábito de ser sarcástico. Apesar de convivermos com isso, ninguém gosta de estar com uma pessoa rude. Comportamentos rudes podem parecer insignificantes para a pessoa que é grosseira, mas é desagradável para aqueles que recebem a grosseria.
Como sempre, o amor tem algo a dizer sobre isso. Quando um homem é guiado pelo amor, ele se comporta intencionalmente de forma a fazer sua esposa se sentir confortável onde estiver. Se ela deseja amá-lo, ela irá propositadamente evitar coisas que o frustram ou causam desconforto para ele.
O ponto principal é que o amor verdadeiro presta atenção em seu comportamento.
Adotar este conceito pode trazer refrigério ao seu casamento. Boas maneiras expressam para sua esposa ou para o seu marido: "Eu lhe valorizo o suficiente para exercitar autocontrole perto de você. Eu quero ser uma companhia agradável." Quando permitimos que o amor mude o nosso comportamento - mesmo que nos menores aspectos - restauramos uma atmosfera de honra em nosso relacionamento. As pessoas que praticam boa etiqueta tendem a aumentar o nível de respeito no ambiente onde se encontram.
Para a maioria, a etiqueta usada em casa é muito diferente da usada com amigos, e até mesmo com os estranhos. Podemos estar aos berros ou mal humorados, mas se a campainha tocar, abrimos a porta sorrindo e com muita gentileza. Mas, se nos desafiamos a amar, também iremos querer dar o melhor de nós. Se não deixarmos o amor nos motivar a fazer as mudanças necessárias em nosso comportamento, a qualidade do nosso casamento será atingida por conta disso.
As mulheres tendem a ser muito melhores em certos tipos de comportamento do que os homens, apesar de serem rudes de outras formas. O rei Salomão disse: "Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta" (Provérbios 25:24). Mas, principalmente os homens, precisam aprender essa importante lição. A Bíblia diz: "Bem irá ao homem que se compadece" (Salmos 112:5). Um homem prudente sabe discernir o que é apropriado e, conseqüentemente, ajustar seu comportamento de acordo com a situação.
Há duas razões principais pelas quais as pessoas são rudes: ignorância e egoísmo. Com certeza, nenhuma das duas é boa. Uma criança nasce ignorante no que se refere à etiqueta, precisando de muita ajuda e treinamento. Os adultos, contudo, demonstram sua ignorância em outro nível. Sabemos as regras, mas podemos nos fazer de cegos sobre como as quebramos ou ser egocêntricos demais para nos importar. De fato, não percebemos o quão desagradáveis podemos ser.
Ponha-se à prova com essas perguntas:
- Como o seu cônjuge se sente com o seu jeito de agir e falar com ele?
- Como o seu comportamento afeta o senso de auto-estima e de importância do seu cônjuge?
- Seu marido ou sua esposa diria que você é uma bênção, ou que você é condescendente e constrangedor?
Se você está pensando que o seu cônjuge - não você - é quem precisa ser trabalhado nesta área, você está provavelmente sofrendo de um caso grave de ignorância e egoísmo. Lembre-se, o amor não maltrata, mas leva você a um padrão mais elevado.
Você deseja que seu cônjuge pare de fazer coisas que lhe chateiam? Então, é hora de parar de fazer coisas que o chateiam. Você será reflexivo e amoroso o suficiente para descobrir e evitar o comportamento que torna a vida desagradável para seu (sua) companheiro (a)? Você aceitará o desafio de ser agradável?
Aqui estão três princípios norteadores para que você pratique a etiqueta em seu casamento:
- Guarde a Regra de Ouro. Trate seu cônjuge da mesma maneira que você deseja ser tratado (veja Lucas 6:31).
- Nada de Padrões Diferentes. Seja tão atencioso com o seu cônjuge quanto você é com estranhos ou com colegas de trabalho.
- Atenda às Solicitações. Considere o que o seu marido ou esposa lhe pediu para fazer ou não fazer.
Se estiver em dúvida, então pergunte.
Peça ao seu cônjuge para lhe dizer três coisas sobre você que o deixam desconfortável e irritado. Faça isso sem atacá-lo e sem justificar seu comportamento. Preocupe-se apenas com a perspectiva dele.
Anote no seu caderno quando o desafio de hoje estiver completo.
Quais foram as três coisas que o seu cônjuge disse sobre você que precisam da sua atenção? Como você reagiu ao ouvi-las? O que você pretende fazer para melhorar essas áreas?
Nas palavras da boca do sábio há favor. (Eclesiastes 10: 12).
DIA 06
A GRAÇA DO ETERNO É SUFICIENTE
2 Coríntios 12:1-10

Certa vez, procurei um pastor sábio para compartilhar a dificuldade que estava tendo com um líder de nossa comunidade. Ele me disse: Você já agradeceu a Deus pela vida dele? ão entendi o porquê, mas ele continuou e disse: "Essa pessoa é o motivo de você permanecer na cruz de Cristo, dependendo totalmente dele"!

Às vezes, não entendemos o porquê de estarmos passando por determinada situação ou suportando o convívio com alguém que acreditamos ser desgraça para nossas vidas. Até não entendemos porque Deus não afasta aquilo que acreditamos ser o motivo de determinada situação penosa.
Na vida de Paulo vemos o impacto da experiência de uma oração que teve uma resposta não compreendida na sua plenitude, mas vivida de forma vitoriosa. Ele orou 3 vezes para que o Senhor lhe tirasse um espinho que o atormentava. A resposta foi simplesmente: MINHA GRAÇA TE BASTA!
Isso significou, entre tantas coisas, que o Senhor sabia o que estava se passando com ele; estaria cuidando e protegendo ... assegurando que jamais provaria sua vida além do que poderia suportar!
Por isso, foi moldado por Deus e benção na vida de tantos.
Oração: "Pai, Senhor da GRAÇA, não entendo muitas coisas que estão acontecendo, mas permita que essa graça realmente me seja manifesta ". Amém.
Minha dica de oração com o Conjugê: Orem, além dos motivos anteriores, pedindo ao Senhor sabedoria para criar os filhos. Caso não tenham filhos, orem por uma maior união entre vocês.
Orando com os filhos: Hoje, orem também por união entre os filhos e os pais. São muitos os pais que estão em casa mas distantes de seus filhos.
6° Dia
O Amor não se irrita facilmente

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. - Provérbios 16:32

O amor é tardio em ofender e pronto a perdoar. Você se irrita e se ofende facilmente?
Algumas pessoas têm a frase: "Nunca perca uma oportunidade de ficar chateado com o seu cônjuge" como lema. Quando alguma coisa dá errada, elas rapidamente conseguem um jeito de se beneficiarem, expressando o quanto estão frustradas ou machucadas. Mas essa reação é oposta o amor.
Irritar-se facilmente significa "estar próximo à ponta de uma faca". Não livre de ser ferido. As pessoas que se irritam facilmente são fechadas, oprimidas e prontas para reagir.
Quando sob pressão, o amor não se irrita. Problemas pequenos não criam grandes contraataques. A verdade é, amor não se ira ou se machuca a menos que exista uma razão legítima e justa diante de Deus. Um marido amoroso permanecerá calmo e paciente, mostrando misericórdia e contendo seu temperamento. Raiva e violência estão fora de cogitação. A esposa amorosa não é extremamente sensível ou mal-humorada, mas exerce o autocontrole emocional.
Ela prefere ser uma flor entre os espinhos e responde amigavelmente às situações difíceis. Se você está caminhando sob a influência do amor, você será motivo de alegria, não de dor.
Pergunte a si mesmo, "Sou uma brisa suave ou uma tempestade esperando para agir?"
Por que as pessoas se irritam facilmente? Existem, pelo menos, duas razões principais que contribuem para isso:
Estresse. O estresse nos sobrecarrega, suga nossa energia, enfraquece nossa saúde, e nos deixa mal-humorados. O estresse pode ser causado por problemas de relacionamento: discussões, divisões e amargura. Existem as questões de excesso: trabalhar muito, jogar muito e gastar excessivamente, e existem as deficiências: não descansar, não se alimentar e não se exercitar o suficiente. Muitas vezes, nos submetemos a esses males, e isso nos torna irritáveis.
A vida é uma maratona, não uma corrida de 100 metros rasos. Isto significa que você deve balancear, priorizar e medir seus passos. Com freqüência jogamos a cautela ao vento e corremos disparados, fazendo o que parece correto no momento. Em pouco tempo ficamos sem ar, presos em amarras e prestes a falar de maneira dura. A crescente pressão pode acabar com a nossa paciência e, conseqüentemente, com o nosso relacionamento.
A Bíblia pode nos ajudar a evitar o estresse que é prejudicial à saúde. Ela nos ensina a deixar o amor guiar nosso relacionamento e a não cair em discussões desnecessárias (Colossenses 3:12-14). A orar pelas nossas ansiedades ao invés de lidar com elas por nós mesmos (Filipenses 4:6-7). A delegar tarefas quando estivermos sobrecarregados (Êxodo 18: 17-23). A evitar prazeres excessivos (Provérbios 25:16).
A Bíblia também nos exorta a guardar o "sábado", tirar um dia por semana para adorar e descansar. Estrategicamente isto nos permite recarregar a bateria, ajustar o foco e acrescentar um tempo para respirar em nossa agenda. Estabelecer esse tipo de espaço extra faz com que os impactos das pressões ao nosso redor sejam amortecidos, reduzindo o estresse que nos mantém no limite com nosso cônjuge. Mas existe uma razão mais profunda que contribui para uma
pessoa se irritar facilmente.
Egoísmo. Quando nos irritamos facilmente, o coração do problema é primeiramente um problema do coração. Jesus disse, "Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca" (Mateus 12:34). Algumas pessoas são como limão: quando a vida as espreme, elas liberam uma resposta azeda. Alguns são mais parecidos com o pêssego: quando pressionados, a resposta ainda é doce.
Irar-se facilmente é um indicador de que uma área escondida de egoísmo e insegurança está presente onde o amor deveria reinar. Mas o egoísmo também veste muitas outras máscaras:
A cobiça, por exemplo, é o resultado de ser ingrato pelo que você tem e escolher encobrir ou se apaixonar por algo que é proibido. Quando o coração é ambicioso, ele se irrita e se frustra facilmente (Tiago 4:1-3). A amargura cria raiz quando respondemos de maneira crítica e nos recusamos a tratar nossa raiva. A raiva não resolvida de uma pessoa amargurada vem à tona quando é provocada (Efésios 4:31). A ambição por mais dinheiro e posse nos frustrará com desejos inalcançáveis (1 Timóteo 6:9-10). Essas fortes paixões, unidas com a insatisfação, nos levam a ofender qualquer um que esteja em nosso caminho. O orgulho nos leva a agir de forma áspera para protegermos nosso ego e reputação.
Estas motivações nunca serão satisfeitas. Mas quando o amor entra em nosso coração, ele nos acalma e nos inspira a tirar o foco de nós mesmos. Ele liberta nosso entendimento e nos ajuda a liberar as coisas desnecessárias.
O amor nos levará a perdoar ao invés de guardar rancor. A sermos gratos em lugar de mesquinhos. A sermos satisfeitos ao invés de prontos a fazer dívidas. O amor nos encoraja a ficarmos felizes quando o outro é bem sucedido, em lugar de perder o sono de tanta inveja. O amor diz, "compartilhe a herança" ao invés de "dispute com seus parentes". O amor nos lembra de priorizar a família em lugar de sacrificá-la por uma promoção no trabalho. No final das contas, o amor diminui o estresse e ajuda a acabar com o veneno que pode crescer dentro de nós em cada decisão que tomamos. Assim, ele prepara o nosso coração para responder ao nosso cônjuge com paciência! e encorajamento, ao invés de responder com raiva e irritação?
Escolha hoje para reagir de maneira amorosa, apesar das circunstâncias do seu casamento.
Comece fazendo uma lista das áreas em que você precisa separar um tempo para respirar. Então, faça uma lista das motivações negativas e abra mão delas.
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Em que áreas da sua vida você precisa estabelecer limites? Quando foi a última vez que reagiu de forma exagerada? Qual foi a motivação real por trás disso? Quais foram as decisões que você tomou hoje?
DIA 7
E O SOL PAROU !
Josué 10:12-14 e Tiago 5:17

Um homem com o mesmo sentimento de cada um de nós orou e o sol parou para que o Exército de Deus fosse vitorioso.
Hoje dizemos que o dom de maravilhas realiza prodígios como esses na vida dos filhos de Deus. Foi um ato necessário que exaltou o poder e a glória de Deus entre as nações.

Tenho acreditado que Deus quer nos usar com poder e maravilhas, principalmente para que os incrédulos, os de coração endurecido possam contemplar as maravilhas de Deus e convertam-se dos seus maus caminhos.
Acredito que Deus tem desafiado você e a mim pra sermos instrumentos desse poder. É necessário que creia ... juntamente com os seus queridos, e esteja disposto e a mercê da ordem de Deus.
É possível que você ainda não tenha visto o que Deus pode fazer através de um coração que crê. Poder, Glória, Libertação e Salvação estarão presentes no seu dia a dia. Coloque-se nas mãos de Deus, em temor e oração, em jejum e com espírito voluntário e seja benção na vida de sua família e daqueles que o cercam.
Oração:
"Pai de Poder e Maravilhas, manifesta na minha família e através de nós a tua obra poderosa para que muitas vidas sejam salvas para o louvor de tua glória". Amém.
O Amor acredita sempre no melhor
[O amor] tudo crê, tudo espera. - 1 Coríntios 13:7
Nos corredores profundos e secretos do nosso coração, existe uma sala. Ela é chamada de Sala da Admiração. É para esta sala que vão os seus pensamentos quando você se depara com coisas positivas e encorajadoras a respeito do seu cônjuge. E com freqüência, você gosta de visitar esse lugar especial.
Nas paredes estão escritas palavras gentis e frases que descrevem bons atributos do seu esposo ou da sua esposa. Elas incluem características como "honestidade" e "inteligência", ou frases como "trabalho diligente", "comida maravilhosa" ou "olhos bonitos". São coisas que você descobriu sobre seu marido ou sobre sua esposa que ficaram gravadas em sua memória.
Quando você pensa nessas coisas, a admiração que você tem pelo seu cônjuge começa a aumentar. De fato, quanto mais tempo você passa meditando nesses atributos positivos, mais grato você é pelo seu marido ou esposa.
A maioria das coisas da Sala da Admiração foi escrita nas fases iniciais do seu relacionamento. Você as resumiria nos aspectos que gostava e respeitava em seu (sua) amado (a). Elas eram verdadeiras, honrosas e boas. E você passou um bom tempo habitando com elas nesta sala... Antes de se casar. Mas, você deve ter notado que não visita essa sala especial com tanta freqüência como fazia no passado. Isso acontece porque existe outra sala competindo com esta.
Mais adiante, outro corredor do seu coração leva à Sala da Depreciação e, infelizmente, você visita esta sala também. Nas paredes deste cômodo está escrito aquilo que seu cônjuge faz que lhe deixa chateado e irritado. Essas palavras foram escritas lá como resultado de frustrações, sentimentos feridos e expectativas não correspondidas.
Esta sala tem ligação com as fraquezas e falhas do seu marido ou esposa. Seus péssimos hábitos, palavras grosseiras e decisões erradas estão escritas em letras grandes que cobrem as paredes de um lado a outro. Se você permanecer por muito tempo neste cômodo, certamente ficará depressivo e pensará coisas do tipo, “Minha esposa é tão egoísta", ou "Meu marido é um imbecil", ou talvez, ''Acho que casei com a pessoa errada".
Algumas pessoas escrevem coisas detestáveis nesta sala, onde censuras são ensaiadas para serem usadas como argumento na próxima briga. Ferimentos emocionais se inflamam aqui fazendo crescer as observações negativas nas paredes. É aqui que as munições são preparadas para a próxima luta e a amargura é espalhada como doença. As pessoas param de amar aqui.
Mas saiba de uma coisa: gastar tempo na Sala da Depreciação destrói casamentos. Os divórcios nascem nessa sala e os planos malignos são esquematizados lá. Quanto mais tempo você gastar neste lugar, mais o seu coração desvalorizará o seu cônjuge. Este processo tem início no momento em que você passa pela porta desta sala, já que todas as vezes que uma marca
é deixada lá, a importância dada ao seu cônjuge diminui.

Você pode dizer, "Mas o que escrevo lá é verdade!" Sim, mas o que está escrito na Sala da Admiração também é verdade. Todos falham e possuem áreas que precisam de crescimento.
Todos têm questões não resolvidas, feridas e cargas pessoais. Este é um aspecto triste do ser humano. Todos nós pecamos. Mas temos essa tendência infeliz de subestimar nossos atributos negativos enquanto colocamos os do nosso próximo sob uma lente de aumento.
Vamos analisar a verdadeira questão aqui. O amor tem conhecimento da Sala da Depreciação e não vive negando sua existência. Mas o amor escolhe não viver nela.
Você precisa tomar a atitude de não correr mais para esta sala e de não permanecer por lá após cada acontecimento frustrante no seu relacionamento. Isso não lhe faz nenhum bem, e rouba de você a alegria do casamento.
O amor escolhe acreditar no melhor das pessoas. Ele dá a elas o benefício da inocência. Ele se recusa a preencher o desconhecido com suposições negativas. E quando nossas piores expectativas se tornam verdade, o amor faz todo o esforço para lidar com elas e ir em frente. O amor foca no positivo enquanto for possível.
É hora de começar a pensar de maneira diferente. É hora de deixar o amor guiar os seus pensamentos e o seu foco. O único motivo que você tem para dar uma olhada na Sala da Depreciação é o de saber como orar pelo seu cônjuge. E a única razão que você tem para entrar nesta sala, é escrever "COBERTO EM AMOR" com letras garrafais em todas as paredes.
É hora de nos mudar para a Sala da Apreciação, nos acomodar e fazer dela o nosso lar. Como escolhemos meditar nos aspectos positivos, descobriremos que muitas outras qualidades maravilhosas poderão ser escritas nestas paredes. O seu cônjuge é um livro vivo e infinito a ser lido. Ainda existem sonhos e desejos para serem realizados. Talentos e habilidades para serem descobertos, como tesouros escondidos. Mas a escolha de explorá-los começa com uma decisão sua. É preciso desenvolver o hábito de frear seus pensamentos negativos e focar nos atributos positivos do seu cônjuge. Esta é uma etapa crucial pela qual temos que passar para aprender a conduzir nosso coração ao verdadeiro amor. Essa é uma decisão sua, mereça ele ou não.
Para o desafio de hoje, pegue duas folhas de papel. Na primeira, passe alguns minutos escrevendo coisas positivas a respeito do seu cônjuge. Depois, na segunda folha, faça o mesmo com as coisas negativas. Coloque as duas folhas em um lugar secreto para o próximo dia. Existe um propósito e um plano diferente para cada uma dessas listas. Em algum ponto durante o resto do dia, escolha um atributo positivo e agradeça ao seu cônjuge por ter essa característica.
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Qual lista foi a mais fácil de fazer? O que essa atitude revelou sobre os seus pensamentos? Por qual atributo você agradeceu ao seu cônjuge?
DIA 8

TOTAL RENDIÇÃO!
Romanos 12:1-10

Uma vida que me traz inspiração é a de Hudson Taylor, o grande missionário, que um dia, com seus 16 anos derramou o seu coração diante de Deus e confessou repetidamente seu.amor por Ele, por tê-lo salvado e livrado sua vida quando todas as esperanças tinham ido embora.
Dessa entrega sincera, um sentimento profundo lhe tomou a consciência de que não mais lhe pertencia, mas era totalmente de Deus.
A partir de então, ele se tornou mais um príncipe nas mãos de Deus. Milhares de chineses foram alcançados porque, um dia, ele prostrou-se em total rendição diante de Deus.
Quantas vezes Deus tem falado com você ou a alguém que lhe é tão próximo ... É tempo de consagração de vidas, e isso inclui você e sua família. Não resista à voz do Deus Eterno.
A oração que desejo que faça neste momento é expressa nestas palavras:
Oração:
"Senhor Jesus, agradeço pela salvação e pelo livramento da minha vida da condenação eterna. Coloco-me nas tuas mãos para servi-lo como desejar, na hora que determinar e no lugar que designar. Minha vida, minha família, meus bens, eu consagro ao Senhor. Usa-me para o louvor da Sua glória ". Amém.

Minha dica para orar com o Conjuge:

Amados, além dos outros motivos, vamos orar pra o SENHOR nos conceder um coração humilde? Vamos orar e pedir que o SENHOR nos ajude a vencer qualquer tipo de orgulho, de altivez e soberba. Amados, o orgulho e soberba sao caracteristas do nosso inimigo. Não podemos ter as caracteristicas dele. Se somos filhos do Eterno, devemos ter o "dna" do Eterno, e Ele é humilde. Oremos em favor desse motivo. Quanto as crianças, orem o mesmo motivo, afinal, criança também se orgulha, e tambem necessita de humildade.

O Amor não arde em ciúmes
Pois o amor é tão forte quanto à morte, e o ciúme é tão
inflexível quanto à sepultura. Suas brasas são fogo ardente,
são labaredas do Senhor. - Cantares de Salomão 8:6
O ciúme é um dos impulsos mais fortes do ser humano. Ele vem da raiz da palavra zelo e significa "Queimar com um fogo intenso". As Escrituras sutilmente dizem, "O rancor é cruel e a fúria é destruidora, mas quem consegue suportar a inveja? (Provérbios 27:4)
Na verdade, existem duas formas de ciúme: o ciúme legítimo, baseado no amor, e o ilegítimo, baseado na inveja. O ciúme legítimo aparece quando alguém que você ama, que pertence a você, desvia o coração e lhe substitui por outra pessoa. Se a mulher tem um caso amoroso e se entrega a outra pessoa, seu esposo tem um ciúme justificado por causa do amor que ele tem por ela. Ele está ansioso para ter de volta o que é seu por direito.
A Bíblia descreve Deus como tendo esse tipo de ciúme justo pelo Seu povo. Isso não quer dizer que Ele tem inveja de nós, desejando ter o que temos (mesmo porque Ele já possui tudo).
Quer dizer que Ele sente saudade de nós, desejando que Ele seja nosso primeiro amor. Ele não quer que deixemos que outras coisas venham antes d’Ele em nosso coração. A Bíblia nos adverte a adorar somente a Deus, porque "o Senhor, seu Deus, é zeloso; é fogo consumidor." (Deuteronômio 4:24).
Com isso em mente, tiramos o nosso foco do tipo de ciúme ilegítimo, o que se opõe ao amor; aquele que tem origem no egoísmo, onde ter ciúme de alguém é o mesmo que ser "movido com inveja."
Você luta contra o ciúme? Sua amiga é mais popular e você sente ódio dela por isso. Seu colega de trabalho ganha uma promoção e você não consegue dormir à noite. Ele deve ter feito tudo errado, mas você se tornou amargurado por causa do seu sucesso. Dizem que as pessoas ficam felizes com nosso sucesso, desde que não seja maior do que o delas.

O ciúme é uma luta comum. Ele é ativado quando alguém "passa a sua frente" e consegue algo que você quer. Isso pode ser muito doloroso dependendo do seu nível de egoísmo. Em lugar de parabenizá-lo, você se enche de raiva e pensa maldades a respeito dele. Se não tomarmos cuidado, o ciúme rastejará como uma cobra em nosso coração e acabará com as nossas motivações e com os nossos relacionamentos. Ele pode nos envenenar a não viver a vida que o Senhor deseja.
Se não acabarmos com a nossa raiva aprendendo a amar os outros, provavelmente conspiraremos contra eles. A Bíblia diz que a inveja nos leva a confusão, a briga e a toda espécie de males (Tiago 3:16, 4:1-2).
Existe uma seqüência de ciúmes ilegítimos nas Escrituras. Ele causou o primeiro assassinato quando Caim desprezou a aceitação de Deus à oferta do seu irmão. Sara mandou sua criada embora porque Hagar podia gerar filhos, enquanto ela não. Os irmãos de José viram que ele era o preferido de seu pai, então eles o jogaram em um poço e o venderam como escravo. Jesus foi mais amoroso, poderoso e popular que o principal dos sacerdotes, então eles tramaram Sua traição e crucificação.
Na maioria das vezes, não temos inveja de estranhos. Aqueles por quem sentimos ciúmes estão, primeiramente, na mesma esfera que nós. Eles trabalham em nosso escritório, jogam em nosso time, estão em nosso círculo de amizade... Ou moram em nossa casa. Sim, se não vigiarmos, a inveja pode, também, contagiar nosso casamento.
Quando você se casou, assumiu o papel de maior torcedor e de capitão do fã clube do seu cônjuge. Vocês se tornaram um e compartilharam da alegria um do outro. Mas, se o egoísmo entrar, qualquer coisa boa que aconteça com apenas um de vocês pode ser um estimulante para a inveja ao invés da parabenização.
Ele pode estar jogando golfe no final de semana, enquanto ela está limpando a casa.
Ele se sente o máximo por conseguir um bom placar, e ela sente vontade de atirar nele.
Ou, talvez, ela é constantemente convidada para sair com as amigas enquanto ele fica em casa com o cachorro. Se ele não vigiar, ele pode se ofender com a popularidade dela.
Em virtude do amor não ser ciumento e sim colocar os outros à sua frente, ele se recusa a permitir que o ciúme entre. O amor lhe conduz a celebrar o sucesso do seu cônjuge ao invés de se ressentir dele. Um esposo amoroso não se importa se a sua esposa for melhor em algumas coisas, se divertir mais, ou ganhar mais aplausos. Ele a vê como um complemento dele, não como uma concorrente.
Quando ele recebe louvor, ele a agradece publicamente pelo suporte em ajudá-lo em seu sucesso. Ele se recusa a vangloriar-se de forma que ela se sinta ressentida.
Uma esposa amorosa será a primeira a se alegrar pelo marido quando ele vencer. Ela não compara suas fraquezas com as forças dele. Em lugar de se lamentar, ela dá uma festa de celebração.
É hora de deixar o amor, a humildade e a gratidão destruir todo o ciúme que nasce em seu coração. É hora de deixar o sucesso de seu cônjuge unir vocês e lhe proporcionar grandes oportunidades de mostrar amor genuíno.
Decida ser o maior fã do seu cônjuge, e decida rejeitar qualquer pensamento invejoso. Para ajudá-lo a manter o coração em seu cônjuge e a focar nas conquistas dele, pegue a lista de atributos negativos que você fez ontem e, discretamente, queime-a. Depois, compartilhe com seu cônjuge o quanto você está feliz com o sucesso que ele conquistou recentemente.
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Foi difícil queimar a lista? Quais são os aspectos positivos na vida de seu cônjuge que deixam você feliz? Como você pode encorajá-lo a obter sucessos futuros?
DIA 9

BASTA PARA CADA DIA O SEU MAL
Mateus 6:34 salmo 46:1-10

Não temos o controle nem o poder de estabelecer as coisas que ocorrerão no nosso dia.

Alguns chamam de crises as situações de surpresa que recaem sobre o cotidiano, e que devem ser entendidas como oportunidades de crescer, de amadurecer e, mais do que nunca, de experimentar a ação de Deus trazendo direção e luz.
Essas crises podem ser naturais, como a decisão de emprego, decisão na vida amorosa, decisão nos negócios ... etc., porém também podem ser acidentais, como uma notícia da morte de um ente querido.

O que fazer diante dessas "surpresas"?
Em primeiro lugar, manter sempre a certeza da Soberania de Deus que sabe o que faz e o porquê. Saber que Ele tem o controle sobre todas as coisas.
Num segundo momento, devemos lembrar que a capacitação para superar essas crises também vem dele, através de Sua Palavra e da nossa comunhão com Ele em oração.

Para que tudo isso· ocorra, é necessário AQUIETAR-SE na Sua presença, deleitando-se da sua comunhão e expondo a realidade que você está vivendo.
Pare para falar com Deus, pare para OUVIR a Deus. Certamente, os embates da vida serão enfrentados com mais sabedoria e segurança e você alcançará a bonança de Deus.

Oração:
"Pai Soberano, que sabes todas as coisas, ensina-me a aquietar-me na tua presença e ouvir a tua voz para dirigir o meu caminho". Amém.

Minha dica de oração com o conjugê:
Hoje, ore pedindo ao SENHOR que nos livre dos vicios. Sejam eles quais forem: bebida, drogas, fumo, internet, pornografia, comida, etc.. Peça que o SENHOR não permita que cheguemos a nenhum desses vícios, ou que, Ele nos liberte se eles já existirem. A oração com as crianças também é sobre o vicio. Crianças as vezes tem vícios quase imperceptíveis. Orem pedindo que o SENHOR os revele e liberte nossos filhos, e/ou impeça que eles se viciem em algo.
Não esqueçam de todos os dias agradecerem ao SENHOR pela família e filhos, e por todas as coisas que o SENHOR tem nos dado.

O Amor deixa boas impressões
Saúdem uns aos outros com beijo de santo amor.
1 Pedro 5:14

Tratamos de alguns fundamentos sérios ao longo dessa jornada. Aprender a demonstrar aspectos do amor como a paciência, a bondade e o encorajamento nem sempre é fácil, mas certamente é crucial para um relacionamento saudável. Dessa forma, a preocupação com a maneira como tratamos nosso cônjuge diariamente pode parecer inconseqüente, mas essa simples questão carrega surpresas significantes.

A maneira como um casal cumprimenta um ao outro, pode dizer muito a respeito de como anda o relacionamento dele. Isso pode ser notado em suas expressões e feições, assim como na maneira pela qual eles falam um com o outro. Fica ainda mais óbvio pelo seu contato físico. Mas qual a importância que devemos dar a um cumprimento?
A Bíblia tem mais a dizer sobre maneiras de tratar os outros do que podemos imaginar.
O apóstolo Paulo separou um tempo para encorajar seus leitores a cumprimentar
calorosamente o próximo quando o encontrasse. Na verdade, ao final da sua carta aos Romanos, Paulo pediu aos seus companheiros cristãos para cumprimentar vinte e sete dos seus amigos e amados. Ele até gastou tempo fazendo uma lista com o nome de cada um desses amigos e amados.

Contudo, não devemos agir assim apenas com os nossos amigos. Jesus apontou no Sermão da Montanha que até os pagãos falam gentilmente com as pessoas que gostam. Isso é fácil para qualquer um. Mas, Ele dá um passo além e diz "que ser temente a Deus inclui ser humilde e gracioso o suficiente para tratar com bondade até os inimigos.
Isso levanta uma questão interessante. Como cumprimentamos os nossos amigos, colegas de trabalho e os nossos vizinhos? E os nossos familiares e aqueles que encontramos em público?
Podemos até encontrar alguém de quem não necessariamente gostamos, mas mesmo assim tratá-lo com cortesia. Então, se somos tão agradáveis e educados com os outros, nosso cônjuge não merece o mesmo multiplicado por dez?
Essa é uma questão que você provavelmente não pensa com freqüência - a primeira coisa que dizemos a ele quando acordamos de manhã, o olhar quando entramos no carro, o entusiasmo na voz quando falamos ao telefone. Mas aqui está outra questão que também não é pensada com freqüência - a diferença que pode fazer no dia do seu cônjuge se tudo em você expressar o fato de que está muito, muito feliz em vê-lo.

Quando alguém diz que está feliz em nos ver, a nossa auto-estima aumenta. Nos sentimos mais importantes e valorizados. É porque um bom cumprimento prepara o caminho para uma interação positiva e saudável. Assim como o amor, ele traz o vento à nossa navegação.
Pense novamente na história que Jesus contou do filho pródigo. Este jovem rebelde exigiu em dinheiro a sua herança e depois gastou tudo com um estilo de vida imprudente. Mas logo as conseqüências de suas más escolhas apareceram, e ele se viu comendo restos em um chiqueiro. Humilhado e envergonhado, ele treinou suas desculpas e pensou na melhor maneira de voltar para casa e encarar seu pai. Porém, o cumprimento que ele estava esperando não foi exatamente o que recebeu. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou" (Lucas 15:20).
De tudo o que-esse jovem idealizou, a atitude do pai foi, provavelmente, a última que ele esperava. Mas como você acha que ele se sentiu ao receber o abraço e ao ouvir o tom de gratidão de seu pai? Sem dúvida, ele se sentiu mais uma vez amado e precioso. O que você acha que isso fez no relacionamento deles?
Que tipo de cumprimento faria nosso cônjuge se sentir assim? Como podemos despertar os seus sentidos com uma simples palavra, um simples toque, um tom de voz? Um cumprimento amoroso pode abençoar o nosso cônjuge pelo que ele vê, ouve e sente.
Pensemos nas oportunidades que temos de cumprimentar um ao outro. Ao entrar em casa. Ao encontrar para almoçar. Ao dizer boa noite. Ao falar por telefone.
Não precisamos ser ousados e dramáticos todas as vezes. Mas acrescentar ternura e entusiasmo aos cumprimentos nos dá a chance de tocar o coração do nosso cônjuge de maneiras delicadas e sem palavras.

Pense sobre as suas saudações. Você as utiliza adequadamente? Seu cônjuge se sente precioso e apreciado? Ele se sente amado? Mesmo quando você não está bem, pode aliviar a tensão e valorizá-lo no modo como o cumprimenta.
Lembre-se sempre, amar é uma escolha. Então, escolha mudar a maneira como cumprimenta. Escolha amar.
Pense em uma maneira especial de cumprimentar o seu cônjuge hoje. Faça isso com um sorriso e com entusiasmo. Então, decida mudar a maneira como o cumprimenta de modo que reflita o seu amor por ele.
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Quando e onde você escolheu fazer o seu cumprimento especial? Como você vai mudar o modo como cumprimenta seu cônjuge a partir de hoje?
Minha dica: Você pode cumprimentar seu conjugê com um abraço gostoso. Infelizmente muitos casais não se abraçam mais, especialmente para se cumprimentarem durante o dia, com um bom dia, ou um boa noite. Faça isso. Abraçar é bom e é uma demonstração de afeto muito gostosa.
         DIA 10

REAGINDO COM SABEDORIA!
Gálatas 5:22-25

Impressionante como nós, muitas vezes, reagimos na força da nossa natureza pecaminosa, que é vingativa e egoísta. Nesses momentos nos colocamos como verdadeiros juízes, achando que temos poder para tanto.

Justiça sem misericórdia não é justiça! O que seria de nós, se Deus nos tratasse segundo nossos merecimentos!
A palavra ligada a DOMÍNIO PRÓPRIO, nas Escrituras, é tirada, originalmente, do verbo controlar, usado no domar de cavalos selvagens.
É exatamente isso que o Espírito Santo faz na vida de uma pessoa que se permite ser dominada por Ele.
Isso significa, na hora do rosto ferido, oferecer a outra face, no momento de uma atitude de injustiça, entregar o julgamento para as mãos do Juiz Eterno. Na hora da perda, renunciar para poder promover a paz!
Este é o retrato do verdadeiro crente em Cristo Jesus: Quando atingido, em vez de rebater com palavras de morte, interceder para que o ~mor perdoador de Deus prevaleça.
Tensões podem ser motivos de justificarmos as atitudes explosivas, porém quando compreendemos o que o Espírito Santo pode fazer com nossa vida, nos tornamos instrumentos da paz e da reconciliação.

Saiba usufruir dessa bênção da MANSIDÃO produzida pelo Espírito Santo de Deus.
Oração:
"Pai de justiça, de Poder e de Misericórdia, age na minha vida nos momentos que tenho perdido a paciência. Ensina-me a depender do poder manifesto do teu Espírito Santo. Controla-me para o louvor da tua glória. " Amém.
Minha dica:
Orem hoje pedindo ao SENHOR, Sabedoria. Mas além de orar, procurem ler juntos a Palavra do Senhor. Sabedoria consquitamos com experiencias. Aprenda com elas. Aprenda com seu conjuge.
Orando com as crianças:
Hoje orem com as crianças por sabedoria e inteligencia. Sabedoria para lidar com os amiguinhos, inteligencia para estudarem. Obviamente, a sabedoria eles irão aprender espelhando-se nos pais, e inteligencia, se esforçando dos estudos. A oração é pedir que o SENHOR capacite-os a consquistarem esses objetivos.
Nao deixemd e agradecer.

O Amor é incondicional
Mas Deus demonstra o Seu amor por nós: Cristo morreu em
nosso favor quando ainda éramos pecadores. - Romanos 5:8

A maioria dos homens mencionaria a beleza de sua esposa, seu senso de humor, sua bondade ou sua força interior. Talvez falasse da sua comida, do seu bom gosto para decoração ou quem sabe da boa mãe que ela é.
As mulheres provavelmente diriam algo sobre a aparência de seu marido ou sobre sua personalidade. Elas o elogiariam pela estabilidade ou pelo caráter. Elas poderiam dizer que o amam porque ele está sempre presente. Ele é generoso. Ele é ajudador.
Mas e se dentro de alguns anos o seu cônjuge perdesse todas essas coisas? Você ainda o amaria? Baseado nas respostas acima, a única resposta lógica seria "não". Se as suas razões para amar seu cônjuge têm ligação com as qualidades dele - e se essas qualidades, de repente ou gradualmente, desaparecerem - a sua base para amar se vai.
A única maneira de o amor durar por toda uma vida é se ele for incondicional. A verdade é: o amor não é determinado por estar apaixonado, pelo contrário, ele é determinado por escolher amar.
A Bíblia se refere a essa espécie de amor utilizando a palavra grega ágape.
Ele se difere dos outros gêneros de amor que são: philos (amizade) e eros (amor sexual).

Ambos, amizade e sexo, têm lugar importante no casamento, claro, e são definitivamente partes da casa que construímos juntos como marido e mulher. Contudo, se o casamento depende totalmente de ter interesses em comum ou de uma vida sexual saudável, então a sua fundação é instável.
Pbilos e eros são mais responsivos por natureza e podem flutuar baseados em sentimentos. O amor ágape, por outro lado, é desprendido e incondicional. Então, ao menos que essa espécie de amor forme a fundação do casamento, o desgaste e as rachaduras do tempo irão destruí-lo. O amor ágape é aquele "na saúde ou na doença", "na riqueza ou na pobreza", "até que a morte os separe". É o único gênero de amor que é verdadeiro.
Ele é assim porque é o gênero do amor de Deus. Ele não nos ama porque somos louváveis, mas porque Ele é amor. A Bíblia diz, "Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 João 4:10). Se Ele insistisse que nos provássemos dignos de Seu amor, falharíamos miseravelmente. Mas o amor de Deus é uma escolha que Ele faz inteiramente por Ele mesmo. É algo que recebemos d’Ele e então compartilhamos com outros. "Nós amamos porque Ele nos amou primeiro" (1 João 4:19).
Se um homem diz à sua esposa, "Eu não lhe amo mais", ele na verdade está dizendo, "Eu nunca lhe amei incondicionalmente desde o início". Seu amor era baseado em sentimentos ou circunstâncias, não em compromisso. É nisso que resulta a construção de um casamento alicerçado no amor pbilos ou eros. Precisa haver no casamento uma fundação mais forte que a amizade ou a atração sexual. O amor incondicional, isto é, o amor ágape, não será governado pelo tempo ou pelas circunstâncias.
Isso não quer dizer, no entanto, que o amor que começa por razões erradas não pode ser restaurado e redimido. De fato, quando um casamento é reconstruído com o amor ágape na sua fundação, então os aspectos da amizade e do romance se tornam ainda mais intensos do que antes. Quando a apreciação um do outro como melhores amigos e como amantes é baseada em um compromisso inabalável, experimentamos uma intimidade que não pode ser adquirida de nenhuma outra forma.
Porém, se não permitirmos que Deus plante o Seu amor dentro de nós, iremos lutar e fracassar na busca por esse tipo de casamento. O amor que "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1 Coríntios 13:7) não vem de dentro. Ele só pode vir de Deus.
A Bíblia diz que "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 8:38- 39). Esta é a espécie do amor de Deus. E felizmente - por uma escolha nossa - essa pode se tornar a espécie do nosso amor. Mas primeiro precisamos recebê-lo e compartilhá-lo.
E não se surpreenda caso seu cônjuge comece a viver confiantemente à sombra desse amor, se ele se tornar ainda mais adorável com você. Você não dirá mais: "Eu lhe amo porque ... ", você dirá: "Eu amo você e ponto final."
Faça algo fora do normal para o seu cônjuge - algo que prove (para você e para ele) que o seu amor é baseado em suas escolhas e em nada mais. Lave o carro dela. Limpe a cozinha. Compre a sobremesa favorita dele. Dobre as roupas lavadas. Demonstre amor pela simples alegria de serem parceiros no casamento.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Seu amor era baseado nos atributos e comportamentos do seu cônjuge, ou em seu compromisso? Como você pode continuar demonstrando amor quando ele não retoma da maneira como você espera?
DIA 11

PALAVRAS DE VIDA E DE MORTE
Gálatas 5:1-9

A palavra faz a diferença. Para uma criança pequena cada palavra marca como num cimento fresco. Isto se reflete no futuro, produzindo crianças seguras ou sem estrutura. Quando adulto, nossa palavra tem o poder de trazer à lembrança, palavras que foram positivas e construtivas, como também aquelas que, em certo sentido, traziam o cheiro da maldição.

A responsabilidade é muito grande-precisamos ser canais de BÊNÇÃO e não de DESTRUIÇÃO.
No papel de pais, cuidemos no uso de palavras que produzam vida, ânimo, motivação e alegria em viver.
No papel de filhos, que saibamos como responder aos pais, com graça, com amor, com respeito, pois as palavras marcam a profundeza de nosso caráter.
Que sejamos, como família, instrumentos para nossos queridos. Que nossos lábios possam expressar perdão, oração e reconciliação.
Comece hoje mesmo a reverter o lamentável quadro do menosprezo, da humilhação e das palavras pesadas uns com os outros.
Que as palavras de vida sejam marcas do seu caráter e da vida de cada um que faz parte dessa família.
Oração:
"Senhor da Vida, traz, em primeiro lugar, ao meu coração as palavras de vida para que eu possa tratar os outros de acordo com o teu coração. " Amém.
Minha dica:
Orem pedindo sabedoria ao falar. Pergunte ao seu conjuge quais palavras voce diz que o deixam magoado e triste. Orem pedindo perdão.
Orando com as criaças:
Peçam as crianças para agradecerem ao SENHOR pela família que eles tem. Afinal, muitas crianças não tem uma família.

O Amor cuida
Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres,
como a seus próprios corpos - Efésios 5:28

Considere essas duas situações.
Um homem tem sérios problemas com seu carro velho, então ele o leva ao mecânico.

Depois que uma avaliação é feita, ele descobre que o carro precisa de uma revisão geral, o que custaria boa parte do seu orçamento. Por causa do alto custo do reparo, ele decide abrir mão do carro e gastar suas economias em um veículo novo. Parece lógico certo?
Outro homem, um engenheiro, acidentalmente comprime sua mão em um equipamento. Ele corre para o hospital, tira o raio-x, descobrindo que existem vários ossos quebrados.
Apesar de frustrado e com muitas dores, ele utiliza suas finanças de bom grado para ter a mão medicada e restaurada. Então, o engenheiro cuidadosamente trata dela de forma que, nos meses seguintes, seja restabelecida. Este caso, provavelmente, também lhe parece lógico.
O problema com a nossa cultura é que o casamento é tratado mais como o primeiro caso.
Quando o seu relacionamento passa por dificuldade, você é encorajado a trocar a sua esposa por um "modelo mais novo". Mas aqueles que têm essa visão não entendem o laço significante entre um esposo e uma esposa. A verdade é: o casamento é mais como o segundo caso. Somos parte um do outro. Você nunca arrancaria a sua mão se ela estivesse ferida, mas pagaria o que pudesse pelo melhor tratamento médico possível. Isso acontece porque a sua mão é muito valiosa para você. Ela é parte de quem você é assim como seu cônjuge. O casamento é um lindo mistério criado por Deus, juntar duas vidas como sendo uma. Isso não só acontece fisicamente, mas espiritualmente e emocionalmente. Você começa compartilhando a mesma casa, a mesma cama, o mesmo sobrenome. Sua certidão individual se tornou uma. Quando o seu cônjuge sofre uma tragédia, ambos sentem a dor. Quando você alcança sucesso no trabalho, ambos se alegram. Mas em algum ponto ao longo do caminho, você é desapontado e a realidade de que se casou com uma pessoa imperfeita se manifesta.
Isso, contudo, não muda o fato do seu cônjuge ainda ser parte de você. Efésios 5:28 diz, "Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo".
Esse versículo é direcionado aos maridos, mas note como cada membro é visto. Ambos são considerados mesma carne. Ele deve ser tratado com a mesma educação e com o mesmo cuidado com que você se trata. Quando demonstramos amor ao nosso cônjuge, estamos demonstrando amor a nós mesmos.
Mas existe outro lado dessa moeda. Quando você maltrata seu cônjuge, também maltrata a si mesmo. Pense nisso. A vida de vocês está agora trançada uma à outra. O seu cônjuge não pode sentir alegria ou dor, receber bênção ou maldição, sem que você também seja afetado. Então, quando você ataca o seu cônjuge é como atacar o seu próprio corpo.
É hora de deixar o amor dominar seu pensamento. É hora de entender que seu cônjuge é tão parte de você quanto sua mão, seus olhos ou seu coração. Ela também precisa ser amada e cuidada. E se existe algo causando dor e frustração, então você deve tratar disso com o mesmo amor e ternura como trataria uma ferida corporal. Se ele de alguma forma está machucado, você deve se ver como um instrumento que ajuda a levar cura para sua vida.
À luz disso, pense em como você trata o corpo físico do seu cônjuge. Você cuida dele como cuida do seu? Você se dirige a ele c o m r e speito e ternura? Você sente prazer em quem ele é? Ou faz se sentir tolo e envergonhado? Assim como você aprecia os seus próprios olhos, mãos e pés, você deve apreciar o seu cônjuge como quem aprecia um presente muito caro.
Não permita que a cultura ao seu redor determine o valor do casamento. Compará-lo a algo que pode ser descartado ou substituído é desonrar o propósito de Deus para ele. Seria como amputar um membro do seu corpo. Ao invés disso, o casamento deve ser o retrato do amor entre duas pessoas imperfeitas que escolheram amar uma a outra apesar de tudo.
Sempre que o marido olha nos olhos da esposa, ele deve se lembrar de que "aquele que ama a sua esposa ama a si mesmo". E a esposa deve lembrar-se de que quando ela o ama, ela também está amando e honrando a ela mesma.
Quando você olha para o seu cônjuge, está olhando para uma fina parte de você. Então, trate bem a sua esposa. Fale bem dele. Nutra e cuide do amor da sua vida.
Quais as necessidades da sua esposa ou do seu marido podem ser supridas por você hoje? Você pode adiar uma viagem de negócios? Fazer uma massagem nas costas ou no pé dela? Tem algum trabalho doméstico onde possa ajudar? Escolha um gesto que diga, "eu cuido de você" e faça isso com um sorriso.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
O que você escolheu fazer para mostrar que cuida do seu cônjuge? O que você aprendeu com essa experiência?
         DIA 12

CONTANDO OS MEUS DIAS
Eclesiastes 12: 1-12; Salmo 9O:12

Quando tinha meus 27 anos, lembro-me de alguém resolver reverter os anos em dias. Naquela oportunidade assustei-me quando constatei que já tinha mais de 10 mil dias de vida!
Creio que o pior lamento de uma pessoa, conforme o próprio relato do texto de Eclesiastes 12, é ao aproximar-se os anos e ao olharmos para trás termos a sensação de que tudo foi um simples correr atrás do vento.
Sempre é tempo para avaliar, para considerar, para refletir sob o prisma e espelho de Deus, para saber que tipo de vida estamos tendo para que não tenhamos esses dissabores no futuro, com frustração e, às vezes, desespero.
Com respeito aos jovens, é entender que o tempo de ter a vida nas mãos de DeuS é hoje, pois o reconhecimento do Criador na vida alterará para sempre o seu rumo e destino. Numa previsão de morte e destruição, ele pode vislumbrar pela fé, esperança e vitória eterna.
Com respeito àqueles que podem dizer como Paulo, "combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé", que Deus lhes dê a alegria de estarem colhendo os frutos até quando Ele chamar.
Porém, aos idosos que não tiveram a oportunidade de entregarem-se ao Senhor, é hora de fazê-lo, entendendo que o convite é PARA VIDA ETERNA com Ele, na Sua presença, com a Sua Glória e na sua Alegria.
Que você reflita em que condições está, e tome com sabedoria a atitude de ter a vida sob os cuidados do Criador.
Oração:
"Pai da Eternidade ensina-me a contar os meus dias para que alcance coração sábio n. Amém.
Minha Dica de hoje:
Orem por um coração arrependido. Peçam que o ES do SENHOR, transforme seus corações, tirando o coração de pedra e dando-lhes um coração de carne. Um coração que sabe pedir e dar perdão. Sempre que magoar, ou ofender seu conjugê, peça perdão ao SENHOR e a seu conjugê, com sinceridade e arrependimento. Um coração sem arrependimento não será capaz de pedir perdao sincero e de perdoar. Orem por isso.
Da mesma forma orem ( e peçam as crianças para orarem ), pedindo um coração arrependido e sincero, que saiba perdoar e pedir perdao.



O Amor deixa o outro vencer
Não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual
também para o que é dos outros. - Filipenses 2:4

Se lhe pedissem para citar três áreas onde você e seu cônjuge discordam, você seria capaz de fazer isso sem pensar muito. Você pode até ser capaz de fazer uma lista das dez primeiras se lhe dessem mais alguns minutos. E infelizmente, ao menos que um de vocês ceda, essas mesmas questões estarão sempre entre você e seu cônjuge.
Infelizmente, a teimosia chega como uma característica padrão do modelo de ambos, marido e esposa. Defender nossos direitos e opiniões faz parte da nossa natureza e construção.
Porém, pode ser algo destrutivo em um casamento, e isso rouba tempo e a produtividade. Pode também ser a causa de grandes frustrações para ambos. Contudo, não é sempre ruim ser teimoso. Algumas coisas são dignas de defesa e
proteção. Nossas prioridades, moral e obediência a Deus devem ser guardadas com grande esforço. Mas, na maioria das vezes debatemos por coisas insignificantes, como a cor da parede ou a escolha do restaurante.

Outras vezes, claro, o assunto é mais sério. Um deseja ter mais filhos; o outro não. Um deseja passar as férias com toda família, o outro não. Um deseja que as crianças estudem em uma escola particular; o outro prefere que elas passem para uma escola federal. Um pensa que é hora de um aconselhamento para casais ou acha que podem estar mais envolvidos com a igreja, enquanto o outro não.
Apesar dessas questões não surgirem todos os dias, elas volta e meia aparecem e não vão embora. Parece que nunca chegaremos a uma solução ou a um acordo. Isso acaba se tornando uma obstinação. É como dirigir com o freio de mão puxado.
Só existe uma maneira de escapar de becos sem saída como esses e essa solução é encontrada em uma palavra contrária a teimosia - uma palavra que já vimos enquanto discutíamos a bondade. Essa palavra é "disposição". É uma atitude, um espírito de cooperação que deve permear as nossas conversas. É como palmeira à beira do oceano, que resiste aos ventos fortes porque sabe como se curvar de forma graciosa. E o maior exemplo disso é Jesus Cristo, como está escrito em Filipenses 2. Siga a instrução do Seu amor desprendido...
Como Deus, Ele tinha todo o direito de recusar se tornar homem, mas Ele se entregou e fez - porque Ele estava disposto. Ele tinha o direito de ser servido por toda humanidade, mas veio para nos servir. Ele tinha o direito de viver em paz e segurança, mas, de bom grado, rendeu a Sua vida por causa dos nossos pecados. Ele se dispôs até mesmo a suportar a tortura da cruz.
Ele amou, cooperou e se colocou sob a vontade de Seu Pai, ao invés da sua própria vontade.
À luz desse maravilhoso testemunho, a Bíblia nos deixa, em resumo, a seguinte frase: "Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus" (Filipenses 2:5) - o sentimento de disposição, flexibilidade, submissão e humildade. Significa renunciar pelo bem dos outros, o que temos direito de exigir para nós mesmos.
A única conseqüência de suas atuais discussões será que ambos continuarão inflexíveis.
Mas no momento em que um dos dois decidir dizer "Eu abro mão da minha opinião para fazer à sua maneira hoje", a discussão vai terminar. E apesar desta atitude nos custar o orgulho e o desconforto, faremos um investimento de amor eterno em nosso casamento. "Sim, mas depois eu vou parecer um bobo. Eu vou perder na discussão. Eu vou perder o controle da situação". Nós parecíamos bobos quando éramos teimosos e nos recusávamos a ouvir. Já perdemos na discussão
quando fizemos dela algo mais importante que nosso casamento e a auto-estima do nosso cônjuge. Já perdemos o controle emocional quando dissemos coisas que ofenderam e feriram nosso cônjuge.

A coisa mais sábia e amorosa a se fazer é começar a encarar os desentendimentos com a disposição de nem sempre insistir em fazer as coisas à nossa maneira. Isso não quer dizer que o nosso cônjuge está necessariamente certo ou sendo sábio no que diz respeito a um problema, mas significa que estaremos levando sua preferência em consideração, como forma de valorizá-lo.
O melhor conselho do amor vem da Bíblia, que diz, "Mas a sabedoria que vem do alto é antes pura; depois pacífica, amável, compreensiva" (Tiago 3: 17). Em lugar de tratar nosso cônjuge como inimigo ou como alguém de quem devemos nos proteger, comecemos a tratá-lo como nosso melhor e mais apreciado amigo. Vamos dar às suas palavras grande importância.

Não, não temos que estar sempre de comum acordo. Não temos que ser cópias um do outro. Se fôssemos, um de nós seria desnecessário. Duas pessoas que sempre compartilham as mesmas opiniões e perspectivas não têm o equilíbrio e sabor que aprimoram o relacionamento.
Assim, as diferenças existentes entre duas pessoas são para aprendizado.
Você está disposto a se curvar para demonstrar amor ao seu cônjuge? Ou você se recusa a ceder por causa do orgulho? Se para você isso não tem importância ao longo do caminho - especialmente na eternidade - então, abra mão dos seus direitos e escolha honrar o seu amor.
Será bom tanto para você quanto para o seu casamento.

Demonstre amor através da disposição, escolhendo ceder em uma área de desacordo entre você e seu cônjuge. Diga a ele que você está colocando a preferência dele em primeiro lugar.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Do que você decidiu abrir mão hoje? O que isso lhe custou? Como isso irá lhe ajudar no futuro?
DIA 13

HÁ REMÉDIO PARA MIM
2 Crônicas 20:1-12
Há pessoas que se perguntam: Tenho solução? Será que há jeito para mim?
Quando me deparo com a Bíblia dizendo: "Nada é impossível para Deus", meu espírito se renova em fé, em poder, em autoridade e confiança.
Quantas vezes estamos "remando contra a maré", lutando conosco, dependendo de nossas forças e de nossa mera suficiência, diante de quadros tão tristes que dependem absolutamente de uma intervenção milagrosa de Deus.
É hora de parar de relutar, de ceder ao capricho de que somos alguma coisa sem Deus e clamarmos por sua intervenção!
É hora de orar e dizer: "Senhor! Não posso mais carregar isso sozinho. Faz o que for necessário. Dou-lhe a liberdade de agir como convém e mudar o que tem de ser mudado. Estou cansado de lutar com minhas próprias forças".
No grande confronto que Josafá, o rei de Judá, teve de enfrentar, ele foi sincero ao dizer: "não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti '.
Creia que Deus o ouvirá e você ainda testemunhará em família o livramento do Senhor!
Oração: "Pai, SENHOR dos Excercitos, batalhe em meu lugar. Amem."
Minha dica:
Orem hoje pedindo que o SENHOR os faça entender que há soluções para nós e nossos problemas. Orem tambem, entregando seus conflitos ao SENHOR, e peça que o ES os ajude a confiar de tal forma, que ao entregarem os conflitos ao SENHOR, vocês nao se lembraram mais deles.
Orando com as crianças:
Hoje, coloque as crianças para orarem por seus conflitos pessoas. As crianças também possuem cnflitos, e elas precisam aprender a confiar no SENHOR. Conversa com elas e procurem conhecer seus conflitos. Seja uma briga com um amiguinhos, um desejo de ter algo que não tem, uma dificuldade em estudar uma materias, e até mesmo solidão. Orem juntos sobre isso.

O Amor é justo
Se uma casa se dividir contra si mesma, tal casa não
poderá subsistir. - Marcos 3:25
Querendo ou não, os conflitos no casamento são simplesmente inevitáveis. Quando vocês selaram o casamento como noivo e noiva, não juntaram apenas suas esperanças e sonhos, juntaram também o coração, temores, imperfeições e carga emocional. A partir do momento em que saíram da lua de mel, iniciaram o processo real de descoberta um do outro, desagradavelmente percebendo o quão pecador e egoísta cada um pode ser.
De repente, o seu cônjuge escorrega do seu pedestal e você do dele. A aproximação forçada do casamento começou a remover a farsa pública, expondo seus problemas pessoais e hábitos, retos. Bem vindo à humanidade falha.
Ao mesmo tempo, as tempestades da vida começaram a lhe provar e a revelar do que você é feito realmente. Exigências do trabalho, problemas de saúde, discussões familiares e necessidades financeiras incendiaram o casamento em vários aspectos, acrescentando pressão e calor ao relacionamento. Isto prepara o caminho para que desentendimentos ocorram entre os casais. Discutimos e brigamos. Ferimos. Vivemos em conflito. Mas não estamos sozinhos.
Todos os casais passam por tempestades. Faz parte do casamento. Mas nem todos os casais sobrevivem à elas.
Então, não pense que fazer o desafio de hoje acabará com todos os conflitos do
casamento. Pelo contrário, pôr em prática este desafio lhe ajudará a lidar com o conflito de forma que vocês saiam saudáveis do outro lado. Os dois, juntos. O dano mais profundo, mais doloroso que um dia podemos cometer (ou já cometemos) no casamento, está mais propício a acontecer em meio ao conflito. E porque é no conflito que o nosso orgulho é forte, nossa raiva é fervente.
Somos mais egoístas e críticos. Nossas palavras são venenosas. Tomamos as piores decisões.

Um casamento pode começar muito bem na segunda e ficar mal na terça, se conflitos desenfreados assumirem o controle e se nenhum de nós tiver o pé no freio.
Mas o amor chega e modifica as coisas. O amor nos lembra que nosso casamento é valioso demais para permitirmos que se autodestrua, e que o nosso amor por nosso cônjuge é mais importante que qualquer discussão. O amor nos ajuda a instalar air bags e construir corrimãos em nosso relacionamento. Isso nos faz lembrar que os conflitos podem, na verdade, se transformar em algo bom. Os casais que aprendem a viver em meio a conflitos tendem a ser mais chegados, mais confiantes, mais íntimos, e a viver, subseqüentemente, um relacionamento mais profundo.
Mas como? A maneira mais sábia é aprender a discutir com clareza, estabelecendo regras saudáveis para conflitos. Se não houver um guia de como abordar tópicos sérios, não haverá limites quando a discussão esquentar.
Basicamente, existem dois tipos de limites para lidar com conflitos: os limites "nós" e os limites "eu".

Os limites "nós" são regras que ambos concordam de antemão, regras que se aplicam durante qualquer briga ou discussão. Cada um de nós tem o direito de gentilmente, mas diretamente, relembrar esses limites quando forem violados. Eles podem incluir:
1. Nunca mencionaremos divórcio.
2. Não levantaremos casos antigos e irrelevantes do passado.
3. Nunca iremos brigar em público ou na frente de nossos filhos.
4. Daremos um tempo se o conflito chegar a um nível nocivo.
5. Nunca tocaremos um no outro de modo ofensivo.
6. Nunca dormiremos com raiva um do outro.
7. O fracasso não é uma opção. Faremos o que for necessário para sairmos bem dele. Os limites "eu" são regras que praticamos pessoalmente, por nossa conta.

Aqui estão alguns dos exemplos mais eficientes:
1. Eu ouço primeiro para depois falar. "Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar-se" (Tiago 1: 19).
2. Eu lidarei com meus problemas honestamente. "E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?"
(Mateus 7:3)
3. Falarei com gentileza e manterei o meu tom de voz baixo.
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Provérbios 15: 1).
Discutir justamente significa trocar as nossas armas. Desentendimentos com dignidade resultam de construir uma ponte ao invés de destruir. Lembremos: Amar não é uma batalha, mas é sempre digno de batalha.

Converse com o seu cônjuge e estabeleça regras saudáveis de conflito. Se o seu cônjuge não estiver pronto para isso, então escreva os seus limites pessoais para a "briga". Decida colocá-los em prática quando o próximo desentendimento ocorrer.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Se o seu cônjuge participou com você, qual foi a reação dele? Que regras você escreveu para si mesmo?
DIA 14

O ALIMENTO QUE PRECISO
João 6:30-35
Nos tempos de Cristo, a refeição básica era composta de pão e vinho. Dessa alimentação dependia a vida das pessoas. Isso era tão sério que quando Jesus associou a si mesmo, naquela noite da Celebração da Ceia, ele o fez no sentido de que nenhum de nós poderia subsistir sem tê-lo como alimento diário para nossas vidas.
Ele foi comparado como sendo o pão da vida, pão que vem dos céus.
Quando nos lembramos da oração do Pai Nosso, é importante enfatizar que mesmo que o sentido básico do pedir o pão nosso de cada dia, esteja ligado ao alimento material, o sentido espiritual também está presente.

Existe um hino que eu gosto muito de cantar que em certo parágrafo expressa: "Mais de Cristo eu quero ver, mais do seu amor obter, mais da sua compaixão, mais da sua mansidão, mais do seu santo e puro amor!"
Esse deve ser o desejo diário. Essa busca do pão que nos alimenta, nos fortalecendo para viver as agruras da vida.
Nunca podemos esquecer que esse pão foi comparado ao MANÁ DO DESERTO, portanto deve ser buscado diariamente, pois é assim que nossa vida precisa ser alimentada.
Oração: "Pai celeste, que o maná verdadeiro, que é Jesus, seja buscado por mim e por minha família a cada dia". Amém.
Minha dica:
Orem hoje pedindo que o SENHOR te de diariamente o Pão da Vida. Pois o sutento e força que este alimento dá faz com que passemos pelos problemas mais complexos e dificeis. Assim como necessitamos de alimento diário para nosso corpo, precisamos também diariamente alimentar nosso espirito.
Orando com as crianças:
Hoje, coloque as crianças para orarem pelo sustento e preservação do casamento de você, seus pais. Um lar estruturado é um ótimo ambiente para o desenvolvimento deles. Além disso, ao orarem por vocês, faz com que eles se sintam ainda mais envolvidos na familia. Um ajudando o outro.

O Amor sente prazer
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias
da tua vida vã. - Eclesiastes 9:9
Uma das coisas mais importantes que você deve aprender em sua jornada de O Desafio de Amar é que não deve somente seguir o seu coração. Você deve guiá-lo. Não permita que seus sentimentos e emoções assumam o controle. Coloque-os no banco de trás e diga para onde está indo.
Em seu casamento, nem sempre você se sente apaixonado. Seu coração não dispara constantemente com a idéia de passar todos os momentos com o seu cônjuge. Ninguém consegue manter o desejo ardente de estar junto somente com sentimentos. Contudo, também é muito difícil amar alguém só por obrigação
Os recém casados deleitam-se naquele que agora chamam de cônjuge. Seu amor é recente e jovem, e a esperança por um futuro romântico ganha espaço no coração deles. Porém, existe algo tão poderoso quanto aquele amor recente, novo. Vem da decisão de se deleitar no esposo ou esposa e amá-lo (a), não importando o tempo que estão casados. Em outras palavras, o amor que escolhe amar é tão poderoso quanto o amor que se sente amando. Sob vários aspectos, é um amor ainda mais verdadeiro porque mantém os olhos bem abertos.
Sempre nos comportaremos de forma reprovável um com o outro. Ela vai lhe dar nos nervos. Ele vai lhe irritar. Mas os dias passam muito rápido para serem desperdiçados com discussões por coisas pequenas. A vida é curta demais para isso.
Ao contrário, é hora de guiar o coração para mais uma vez se deleitar em seu cônjuge.

Aprecie-o. Segure suas mãos e busque sua companhia. Deseje conversar com ele. Lembre-se do motivo que fez você se apaixonar pelo seu caráter. Aceite sua personalidade - manias e tudo o mais – e receba-o com alegria, mais uma vez, em seu coração.
Mais uma vez, você escolhe o que aprecia. Você não nasceu com certas configurações e preferências específicas para agir de acordo com elas. Se você é irritante, é porque escolheu ser assim. Se você só consegue trabalhar com uma casa limpa, é porque não escolheu outra maneira de agir. Se critica seu cônjuge mais do que elogia, é porque está permitindo que seu coração seja egoísta. Você tem se conduzido à crítica. Então agora é a hora de recuar seu coração. É hora de aprender a sentir prazer em seu cônjuge mais uma vez, e não mais esperar que seu coração sinta prazer em quem ele é.
Pode ser surpreendente para você saber que a Bíblia contém muitas histórias românticas, nenhuma mais atrevida e provocante do que os oito capítulos de Cantares de Salomão. Veja a maneira como esses dois apaixonados sentem prazer um no outro neste livro poético...
A mulher: "Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os jovens; com grande gozo sentei-me à sua sombra; e o seu fruto era doce ao meu paladar. Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim é o amor (Cantaresde Salomão 2:3-4).
O homem: "Levanta-te, amada minha, formosa minha, e vem! Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me o teu semblante faze-me ouvir a tua voz; porque a tua voz é doce, e o teu semblante formoso (Cantares de Salomão 2: 13-14).
Sentimental demais? Vigoroso demais? Não para aqueles que direcionam seu coração a se deleitar no amor da sua vida - mesmo quando o vigor desaparece, mesmo quando ela está usando rolos no cabelo, mesmo quando os cabelos dele estão caindo. É hora de lembrarmos por que nos apaixonamos. É tempo de rir e sonhar novamente, prazerosamente.
O desafio de hoje lhe direciona a uma mudança de coração real e radical. Para alguns, o movimento em direção ao deleite pode ser apenas um pequeno passo adiante. Para outros, esse movimento requer um salto gigante para fora de uma repugnância crônica.
Mas se você já sentiu prazer antes - o mesmo de quando se casou - você pode se deleitar de novo. Mesmo se isso aconteceu há muito tempo.
Mesmo se grandes mudanças ocorreram para mudar sua percepção.
É sua a responsabilidade de reaprender o que ama nesta "nova" pessoa, para quem você se prometeu para sempre.


Propositadamente, negligencie uma atividade que normalmente faria. Para gastar um tempo de qualidade com o seu cônjuge. Faça algo que ele amaria fazer, ou um projeto que ele gostaria muito de realizar. Apenas estejam juntos.
- Anote aqui quando o desafio de hoje estiver completo.
Do que você decidiu abrir mão? O que vocês fizeram juntos? Como foi que aconteceu?

Que novas coisas você aprendeu (ou reaprendeu) a respeito do seu cônjuge?
DIA 15

OUVIR... DETER-SE ... E FAZER!
Salmo 1

Você já percebeu que os desastres nas vidas das pessoas geralmente não ocorrem sem um histórico que o acompanha a partir de fatos aparentemente insignificantes.

As coisas se iniciam porque resolvemos ouvir sobre assuntos que, a princípio, pregamos ou sabemos que são errados, mas em certo sentido nos atraem.
O segundo tempo é mais perigoso ainda, pois somos tentados a nos deter... e é aí, como diz a expressão popular, que mora o perigo!
São as vozes da rua, da vizinhança, dos "amigos", da sedução, da cobiça ... que estão prontas a nos levar à morte espiritual.
Se dermos ouvido e resolvermos parar (deter) estamos certamente no caminho do FAZER (assentar-se) aquilo que antes nos repugnava, pois realmente sabíamos ser errado e contra o Deus que amamos.
Esteja atento, seja cuidadoso, ore para que tenha luz e conheça a Palavra para saber a decisão e o caminho certo.
Se ouvir, vir ou souber de fatos que poderão destruir sua vida ou de sua fanu1ia, REJEITE e corra para a Rocha SUPREMA que é Cristo Jesus.
Que Deus possa levá-lo a uma vida de fidelidade, seriedade, maturidade e glória para o nome dele.
Oração:
"Querido Pai, Senhor de toda Sabedoria, dá-me vigilância o tempo todo para saber o caminho que estou andando e não me deixes cair em tentação, mas livra-me do mal, por amor ao teu nome". Amém.
Minha dica:
Escolha hoje, um motivo especial de oração. Ore hoje por algo que está lhe incomodando e que necessita de uma resposta do SENHOR.
Com as crianças:
Orem com elas, e peça que elas orem hoje pela salvação do pai/mae ( se for necessario ), ou por um ente querido.


O Amor é nobre
Igualmente vós, maridos, vivei com elas com entendimento,
dando honra à mulher, como sendo elas herdeiras
convosco da graça da vida. - (J Pedro 3:7)
Existem certas palavras em nossa língua que têm significados poderosos. Sempre que essas palavras são utilizadas, um ar de respeito é associado a elas. Essas palavras nunca perdem sua qualidade, classe e dignidade. Uma dessas palavras será o nosso foco hoje. É a palavra honra.
Honrar alguém significa respeitá-lo e estimá-lo, tratá-lo como alguém especial e de grande importância. Quando falamos com eles, mantemos nossa linguagem clara e compreensiva. Somos educados e agradáveis. Quando eles falam conosco, levamos a sério o que dizem, dando à suas palavras peso e significância. Quando nos pedem algo, nós os servimos de todas as maneiras possíveis, simplesmente por respeito a quem são.
A Bíblia nos diz para "honrarmos" nosso pai e nossa mãe, assim como aqueles que têm autoridade. É um chamado para conhecer a posição ou o valor de alguém. Honra é uma palavra nobre.
Isso é especialmente verdadeiro no casamento. Honrar o cônjuge significa dar a ele total atenção: não falar com ele por trás do jornal ou com os olhos voltados para a televisão. Quando as decisões que afetam a ambos ou a toda família estão sendo tomadas, damos à voz e à opinião do nosso cônjuge a mesma influência em nossa mente. Honramos o que ele tem a dizer. Ele importa - e é através da maneira como o tratamos que deve saber disso.
Porém, existe outra palavra que nos convida a um lugar mais elevado, uma palavra que, na maioria das vezes, é banida do casamento, apesar de seu significado não poder ser contido. É uma palavra que, na verdade, forma a base da palavra honra - a verdadeira razão pela qual damos respeito e superioridade a nossa esposa ou marido. Esta palavra é santo.
Dizer que o seu (sua) esposo (a) é santo (a) para você não significa que ele (a) é perfeito (a). Santidade significa que ele (a) está separado (a) para um propósito maior - nada que seja comum ou cotidiano, mas especial e único. A pessoa que se tornou santa para você tem um lugar em seu coração que não pode ser ocupado por nenhum rival. Ela é sagrada para você, uma pessoa a ser honrada, elogiada e defendida.
Uma noiva cuida dessa maneira do seu vestido de noiva. Depois de usá-lo em seu dia especial, ela o cobre e o protege, depois o separa de tudo o mais em seu armário. Você não a vê usando o vestido enquanto trabalha no jardim ou enquanto vai à cidade. Seu vestido de noiva tem um valor por si mesmo. Desse ponto de vista, ele é santo e sagrado para ela.
Quando duas pessoas se casam, cada cônjuge se torna "santo" um para o outro, pela união do casamento. Isto significa que nenhuma outra pessoa no mundo inteiro tem o direito de receber este nível de compromisso e afeto de você. O seu relacionamento é incomparável. Você tem intimidade física só com ela, só com ele. Você edifica uma casa, cria seus filhos com essa pessoa. Seu coração, suas posses, sua vida é para ser absorvida em um laço incomum compartilhado com esse ser humano.
É assim que acontece em seu casamento? Seu cônjuge poderia dizer que você o honra e o respeita? Você o considera separado e valioso? Santo?
Talvez você não se sinta dessa maneira, e quem sabe até por uma boa razão.
Talvez você deseje que alguém do lado de fora veja o nível de desrespeito que você recebe do seu marido ou da sua esposa - alguém que faça seu cônjuge se sentir envergonho ao expor o que realmente é dentro de casa.
Mas essa não é a questão do amor. O amor honra mesmo quando é rejeitado. O amor trata o seu amado como alguém especial e sagrado mesmo quando suas atitudes ingratas são tudo o que recebe de volta.
É maravilhoso, com toda certeza, quando um marido e uma esposa estão juntos nesse propósito, quando eles estão seguindo o mandamento bíblico "dediquem-se uns aos outros" em amor, quando eles "preferem dar honra aos outros" (Romanos 12: 10). O casamento deve ser honrado por todos e o leito conjugal deve ser conservado puro (Hebreus 13:4).
Mas quando seus esforços em honrar não são recíprocos, você deve honrar da mesma forma. É isso que o amor lhe desafia a fazer - a dizer "De todos os relacionamentos que eu tenho, darei mais valor ao nosso. De todas as coisas que estou disposto a sacrificar, sacrificarei o máximo por você. Com todas as suas falhas, pecados, erros e culpas - passadas e presentes - eu ainda escolho amar e honrar você." É assim que uma atmosfera para que o amor seja reaceso é criada. É assim que conduzimos o nosso coração a novamente amar de verdade nosso cônjuge. Essa é a beleza da honra.

Escolha uma maneira de demonstrar honra e respeito ao seu cônjuge que vá além da sua rotina. Pode ser abrir a porta para ela. Pode ser separar as roupas que ele irá vestir. Pode ser a forma como você ouve e fala com ele. Mostre ao seu cônjuge que ele é altamente honrado aos seus olhos.
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Como você escolheu dar honra ao seu cônjuge? Quais foram os resultados? Que outras maneiras de demonstrar honra você pode utilizar nos próximos dias?
DIA 16

QUE PETULÂNCIA ... QUE GRANDE ENGANO!
Filipenses 2:1-11
Um deputado federal de Teresina, conforme registrado na revista "Isto é", de novembro de 2005, morreu em Maio daquele ano. O grande destaque não foi sua morte, mas o retrato do que foi sua vida, quando afirmou: "Não me curvei a ninguém em vida e não me curvarei na morte". Acreditem! Foi enterrado, a seu pedido, em pé!
Que petulância ... que grande engano!
Em nome de Jesus, todo o joelho será dobrado, todos terão que confessar a Cristo como SENHOR!

Os ímpios também terão de fazê-lo, desejando ou não, pois Jesus, ele sim, É O SENHOR!
Uma vida abençoada e com sentido é aquela que reconhece desde já essa verdade, pois experimenta do seu cuidado e direção nas decisões da vida, traduzidos em bênçãos tanto pessoal como para a famma.
O espírito que deve permear nossas vidas é de submissão, com o coração quebrantado, diante do autor e consumador da fé que é Cristo.
Quando temos uma vida em honra, em reconhecimento, em exaltação e adoração a Ele, certamente o contemplaremos na glória. Porém, aqueles que o rejeitarem certamente estarão DE JOELHOS, mas para condenação Eterna!
Oração: "Pai, Senhor dos Senhores, que eu sempre entenda, juntamente com toda minha Família, que o SENHOR é o dono de nossas vidas e a quem devemos sempre nos submeter com humildade e amor". Amém.
Minha dica:
Orem hoje pedindo que o SENHOR te de humildade para aceitar Sua vontade, e que seu coração esteja sempre disposto a se prostar diante da grandeza de Seu Nome. O Senhor é digno de toda honra.
Orando com as crianças:
Hoje, coloque as crianças para orarem pedindo mansidão e senso de respeito, tanto aos pais como ao Senhor.

O Amor intercede
Amado, desejo que lhe vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai à tua alma. - 3 João 2
Não podemos mudar o nosso cônjuge. Por mais que desejemos, não podemos agir como o Senhor, alcançar o coração do nosso cônjuge e transformá-lo no que queremos que ele seja. Mas é nisso que a maioria dos casais gastam boa parte do seu tempo - mudar seu cônjuge.
A insanidade é conhecida por fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes. Mas não é isso que acontece quando tentamos mudar nossa esposa ou nosso marido?
É frustração ao nível mais elevado. Em algum ponto temos que aceitar que mudar o nosso cônjuge é algo que não podemos fazer. Mas aqui está o que podemos fazer. Podemos ser um "sábio fazendeiro".
Um fazendeiro não tem poder para fazer de uma semente, uma colheita frutífera. Ele não pode exigir manipular ou discutir com ela para gerar frutos. Mas ele pode plantar a semente em um solo fértil, regá-la e prover nutrientes, protegê-la das ervas daninhas, e então entregá-la nas mãos do Senhor. Milhões de fazendeiros vivem deste processo há séculos. Eles sabem que nem todas as sementes germinam. Porém, a maioria crescerá se plantada em solo apropriado e se receber o que precisa.
Não há nenhuma garantia de que alguma coisa neste livro mudará seu cônjuge, e além disso, o objetivo não é esse. Pelo contrário, o objetivo é lhe desafiar a amar. Se você levar a sério “O Desafio de Amar”, há uma grande probabilidade de ocorrer uma mudança pessoal em você, de dentro para fora. E se você realizar cada desafio, seu cônjuge será influenciado e o seu casamento florescerá diante dos seus olhos. Podem existir ervas daninhas. Pode até levar anos.
Mas independente de como seja o solo onde você está plantando, você terá sucesso. O que precisa ser feito é retirar as ervas daninhas do casamento. É preciso nutrir o solo do coração do nosso cônjuge e então, depender do Senhor para colher os resultados.
Contudo, não somos capazes de fazer isso sozinhos. Precisamos de algo que é mais poderoso que tudo o que temos. Esse algo é a oração eficaz.
A oração realmente funciona. É um fenômeno espiritual criado por um Senhor ilimitado e poderoso. E ela produz grandes resultados. Você está a ponto de desistir do seu casamento? Jesus disse para orar ao invés de desistir (Lucas 18:1). Está estressado e preocupado? A oração pode acalmar as tempestades (Filipenses 4:6-7). Você precisa de algo totalmente novo? A oração pode fazer a diferença (Atos 12: 1-17).
O Senhor é soberano. Ele faz as coisas à Sua maneira. Ele não é um gênio em uma lâmpada que realiza todos os nossos desejos. Mas Ele realmente nos ama e deseja ter um relacionamento íntimo conosco. E isso não acontece sem oração.
Existem outros elementos chave que precisam estar em funcionamento para que a oração seja eficaz. Basta dizer que a oração funciona melhor quando vem de um coração humilde, que em um relacionamento correto com o Senhor e com os outros. A Bíblia diz,. "Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros... A súplica de um justo pode muito na sua atuação" (Tiago 5: 16).
Já se perguntou por que o Senhor lhe dá uma maravilhosa percepção dos defeitos escondidos do seu cônjuge? Você realmente acha que é para ser motivo de crítica constante? Não, é para ser motivo de oração constante. Ninguém conhece melhor o seu cônjuge que você.
Suas censuras e críticas estão funcionando? A resposta é não, porque não é isso que muda um coração. Pelo contrário, é hora de tentar falar com o Senhor em oração.
O marido descobrirá que o Senhor pode "consertar" a sua esposa bem melhor do que ele. A esposa lucrará mais através de estratégias de oração do que todos os seus esforços persuasivos.
Esse é, também, um modo de viver bem mais prazeroso.
Então, transforme suas reclamações em oração e veja o Mestre trabalhar enquanto você mantém suas mãos limpas. Se o seu cônjuge não tem nenhum tipo de relacionamento com o Senhor, então está claro o motivo pelo qual você precisa começar a orar. Além disso, comece a orar exatamente pelo que o seu cônjuge precisa. Ore pelo coração, pelas atitudes e pelas responsabilidades dele diante do Senhor. Ore para que as mentiras se transformem em verdades.
Ore para que o perdão substitua a mágoa. Ore por uma mudança genuína em seu casamento. E só então ore pelos desejos do seu próprio coração - para que o amor e a honra se tornem normais.
Ore para que o romantismo e a intimidade alcancem um nível mais profundo.
Um dos atos mais amorosos que podemos fazer pelo nosso cônjuge é orar por ele. "Pedi, e dar-se-vos-à: buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-a" (Mateus 7:7).

Comece hoje orando pelo coração do seu cônjuge. Ore por três áreas específicas da vida dele onde você deseja que o Senhor trabalhe. Ore por seu casamento.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Você já experimentou o poder da oração? Pelo que você escolheu orar? Isso foi fácil ou lhe pareceu estranho?

DIA 17

SOPRADO POR DEUS E SOPRANDO DEUS!
SALMO 119:105
Uma das aulas mais preciosas que tive quando estudante de teologia foi quando o professor, ao falar sobre a Bíblia, disse que inspiração significava que "a Bíblia foi soprada por Deus, porém também ela sopra Deus".
Na Bíblia, encontramos o caminho da Salvação, a Luz para nosssos caminhos, o verdadeiro Louvor para nossos lábios, como nos livrarmos do poder do pecado, a Sabedoria do Alto e a verdadeira Paz para nossas vidas!
Devemos lê-la em meditação, por isso antes devemos orar, pedindo que a vaidade da vida, os pensamentos do mundo, estejam longe de nós naquele momento tão sublime de reflexão e encontro com a voz de Deus.
Na prática, isso envolve concentração, disciplina e determinação.
O desafio para sua vida hoje é para que avalie como tem sido a leitura da Bíblia por você e por sua família. Quantos já a leram inteira e podem compartilhar a bênção que isso tem sido para suas vidas?
Certa vez, ouvi de alguém que já havia lido a Bíblia muitas vezes, dizer: "Agora lerei de forma diferente do que fiz até agora. Lerei à procura da FACE DE DEUS". Faça o mesmo e certamente a sua vida e seu lar serão abençoados!
Oração: "Senhor Deus, dá-me amor, disciplina, disposição pela leitura da tua Palavra e ensina-me a encontrar tua face quando estiver lendo". Amém.
Minha dica:
Orem hoje pedindo que o SENHOR te de mais sede vontade de ler Sua palavra, e que a cada leitura você possa sentir o Próprio Senhor falando contigo.
Orando com as crianças:
Hoje, coloque as crianças para orarem pedindo saúde e resistência do corpo para que não sejam atingidos por doenças a toda hora.

O Amor traz intimidade
Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos. - Provérbios 17:9.
Podemos ser próximos de um amigo que conhecemos desde criança ou desde os dias da faculdade. Podemos ser próximos a um irmão ou irmã, a nossos pais, ou a um primo que tem aproximadamente a mesma idade que nós. Mas nada se compara a proximidade existente entre um marido e uma esposa. O casamento é o relacionamento mais íntimo do ser humano.
É por esta razão que precisamos muito da intimidade. Cada um de nós nasce com a necessidade inata de ser conhecido, amado e aceito. Queremos que as pessoas saibam nosso nome, nos reconheçam quando nos encontrarem e nos valorizem. A possibilidade de compartilhar nossa casa com outra pessoa que nos conhece até nos detalhes mais íntimos é parte do prazer mais profundo do casamento.
Contudo, essa grande bênção é também terreno de seu maior perigo. Alguém que nos conhece tão intimamente pode nos amar como nunca imaginamos, ou pode nos ferir de formas, quem sabe, irrecuperáveis. Ela é tanto o fogo quanto o temor do casamento.
Qual desses dois você está experimentando em seu lar nesse momento? Os segredos que o seu cônjuge sabe sobre você são motivo de vergonha ou razão para ficarem mais próximos? Se seu cônjuge fosse responder a essa pergunta, ele diria que você o faz sentir seguro ou assustado?
Se o lar não é considerado um lugar de segurança, os dois serão tentados a buscá-la em qualquer outro lugar. Talvez em uma outra pessoa, iniciando um relacionamento que, ou flerta com o adultério ou realmente entra nele. Talvez possamos buscar conforto no trabalho ou em atividades ao ar livre, algo que nos separa parcialmente da intimidade, mas também nos mantém próximo às pessoas que nos respeitam e nos aceitam.
O marido ou a esposa não deve se sentir pressionado a ser perfeito para que receba aprovação. Ele (a) não deve andar sobre cascas de ovos com medo de fazer algo que desagradará o outro, justamente quando deveria se sentir confortável andando com seus próprios pés. A Bíblia diz, "No amor não há medo; antes o perfeito amor lança fora o medo" (I João 4:18).
Liberdade deve ser a atmosfera do casamento. Como Adão e Eva no jardim, a proximidade deve intensificar somente a intimidade. Estar "nu" e "não se envergonhar" (Gênesis 2:25) deve existir na mesma frase em seu casamento - fisicamente e emocionalmente.
Evidentemente, este é um território delicado. O casamento descarrega a bagagem da outra pessoa na sua vida, e a sua na dela. Os dois têm motivos para ficarem constrangidos porque tiveram muitas coisas pessoais reveladas a outro ser humano. Mas esta é a sua oportunidade de proteger todas essas informações particulares sobre ele no abraço protetor do seu amor, e de prometer ser o que mais pode ajudá-lo a lidar com isso. Alguns desses segredos precisam de correção. Então, podemos ser agente de cura e restauração - não discursando, não criticando, mas ouvindo em amor e oferecendo apoio.
Alguns desses segredos só precisam ser aceitos. Eles são parte da estrutura e da história da pessoa. E embora essas questões não sejam muito agradáveis de se lidar, elas sempre vão exigir um toque delicado.
Em ambos os casos, somente você possui o poder de rejeitar o seu cônjuge por causa disto ou convidá-lo a entrar - com os defeitos e tudo o mais. Eles irão reconhecer que estão em um lugar seguro onde são livres para cometer erros, ou irão se recolher para si e se afastar emocionalmente de você, talvez para sempre. Amá-lo bem deve ser o trabalho de toda a sua vida.
Pense nisto desta maneira. Ninguém lhe conhece tão bem como Deus, Aquele que lhe formou. O autor do Salmo 139 estava certo quando disse, "Tu conheces. o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces" (Salmos 139:2-4).
E ainda assim, Deus, que conhece até os segredos que escondemos de nós mesmos, nos ama tão profundamente que não podemos ao menos medir. Quanto mais nós - pessoas imperfeitas - devemos estender a mão a nossos cônjuges em graça e entendimento, aceitando-os por quem são e assegurando-os que seus segredos estão seguros conosco?
Talvez essa seja uma área onde você falhou no passado. Se aconteceu assim, não espere que seu cônjuge lhe dê, imediatamente, acesso livre ao coração dele. Você deve iniciar reconstruindo a confiança. O próprio Jesus é descrito como Aquele que não invade a vida das pessoas, mas que permanece à porta e bate. "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3:20).
A realidade da intimidade sempre leva tempo para se desenvolver, especialmente depois de ser comprometida. Mas seu compromisso de restabelecê-la pode começar hoje - para qualquer que esteja disposto a aceitar o desafio.

Decida guardar os segredos do seu cônjuge (a menos que seja perigoso para ele ou para você) e orar por ele. Fale com seu cônjuge e demonstre amor apesar desses segredos. Ouça-o quando ele compartilha com você seus pensamentos mais secretos e suas lutas. Faça com que ele se sinta seguro.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Quão difícil é para você se conter em fazer uma crítica ou algo parecido? O que você aprendeu sobre o seu cônjuge hoje, simplesmente por ouvir?

DIA 18

O SENTIDO DA VIDA
Jeremias 9:23, 24

Confúcio, filósofo chinês, disse certa vez: "Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperá-Ia. Por pensar ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por não viver nem no presente, nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido ".

Que tristeza! O mundo se debatendo procurando sentido para a existência!
O sentido da vida não está na nossa força, pois se dependermos apenas dela, como enfrentaremos as lutas espirituais diante de nós? Em Efésios 6:12, está claro que temos que lutar contra as potestades do mal, e como fazê-io sem armas espirituais? Na nossa força sucumbiremos!

O sentido da vida não está na riqueza, pois além de ser perecível, a busca constante dela traz os dissabores de uma vida vazia, onde o clamor do ter mais, sempre estará presente.
No mero e simples conhecimento, o resultado trará o enfado da carne. Há muitos intelectuais, estudiosos admiráveis e de destaque, porém seus corações ainda filosofam em busca de paz de espírito.
EM CONHECER A DEUS, aí sim, está o sentido da vida!
Que todos os dias você e sua família tenham essa convicção no coração e sejam propagadores fiéis dessa verdade.

Oração:
"Senhor Deus, ensina-nos a propagar ao mundo que o sentido da vida está em conhecê-Ia. Que possamos levá-Ias ajesus que, certamente, os levará a conhecê-Ia verdadeiramente". Amém.
Minha dica:
Orem hoje, pedindo ao SENHOR que os ajude a desprender o coração das coisas materais e se apegarem as coisas celestiais. Não é errado conquistar bens, o errado é colocar esses bens em primeiro lugar. Ha pessoas que se apegam tanto aos bens materiais que se esquecem da familia e do SENHOR. Orem por isso.
Orando com as crianças:
As crianças devem agradecer pelos bens materiais consquistados pelos pais, e agredecer pelas bençãos materiais que eles terão no futuro.


O Amor busca entender
Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que
adquire entendimento. - Provérbios 3: 13

Gostamos de descobrir o máximo que podemos sobre as coisas que realmente nos
importam. Se é nosso time de futebol favorito, iremos ler todos os artigos que nos ajudarão a acompanhar o seu desempenho. Se é cozinhar, vamos sintonizar no canal de televisão que compartilha as melhores dicas de culinária e receitas de sobremesa. Se é um assunto que nos interessa, anotaremos todas as vezes que algo relacionado a ele aparecer. De fato, é quase como uma área de estudo pessoal.

Não há problema em se interessar por coisas externas e estar "por dentro" de certos assuntos. Mas é aí que o amor faria a seguinte pergunta, "O quanto você conhece o seu cônjuge?"
Pense nos dias em que você estava paquerando aquele que hoje é seu cônjuge. Você não estudava aquele (a) por quem o seu coração ansiava?
Quando um homem tenta ganhar o coração de uma mulher, ele a estuda. Ele descobre do que ela gosta, do que não gosta, seus hábitos e hobbies. Mas depois que ele ganha o coração dela e se casa, geralmente ele para de descobrir coisas novas sobre ela. O mistério e o desafio de conhecê-la parece menos fascinante e ele vê seus interesses deslocados para outras áreas.
Isto também acontece, em muitos casos, com as mulheres que começam admirando e construindo respeito pelo homem com quem desejam estar. Entretanto, depois do casamento estes sentimentos desaparecem à medida que a realidade revela que seu "príncipe" é um homem falho e imperfeito. Mas mesmo depois do casamento, existem coisas que precisam ser descobertas a respeito do seu cônjuge. E esse conhecimento os aproximará. Você pode até obter favor aos olhos da sua esposa. "O bom senso alcança favor" (Provérbios 13:15).
Considere a seguinte perspectiva: se tudo o que você conheceu do seu marido ou da sua esposa antes do casamento se comparar a um diploma do ensino médio, então, você precisa continuar aprendendo sobre ele (a) até conquistar um diploma universitário, um mestrado e, por fim, um doutorado. Pense nisso como uma jornada de vida que conduz o seu coração para mais perto do seu cônjuge.
• Você conhece os maiores sonhos e esperanças dele (a)?
• Você tem pleno conhecimento de como ele (a) prefere dar e receber amor?
• Você sabe quais são os maiores medos do seu cônjuge e por que ele luta contra eles?

Alguns dos problemas que você tem no que se refere ao seu cônjuge existem, simplesmente, porque você não o entende bem. Ele provavelmente reage de maneira diferente da que você reagiria, e você não entende o porquê.
Estas diferenças - mesmo aquelas que são relativamente insignificantes - podem ser a causa de muitas brigas e conflitos no casamento. Isto acontece porque, como diz a Bíblia, temos a tendência de "difamar" as coisas que não entendemos (Judas 10).
Existe uma razão para cada gosto ou preferência do seu cônjuge. Cada nuance no caráter dele tem uma história. Cada elemento de quem ele é, como ele pensa e com o que se parece é baseado em uma série de princípios que, na maioria das vezes, só fazem sentido para a pessoa que o apóia. Mas vale a pena o tempo investido em descobrir por que seu esposo ou esposa é do jeito que é.
Se você perder o nível de intimidade que uma vez teve com o seu cônjuge, uma das melhores maneiras de destravar o coração dele novamente é se comprometer em conhecê-lo.
Estude-o. Leia-o como você lê um livro que está tentando compreender. Faça perguntas. A Bíblia diz, "O ouvido dos sábios busca conhecimento" (Provérbios 18:15). O amor toma a iniciativa de começar a conversa. Para que seu companheiro possa se abrir, ele precisa saber que seu desejo de entendê-lo é real e genuíno.
Ouça. "Os sábios entesouram o conhecimento; porém a boca do insensato é uma destruição iminente" (Provérbios 10:14). O objetivo de conhecer o seu cônjuge é ouvi-lo, não dizer a ele tudo o que pensa. Mesmo se o seu cônjuge não for muito falante, o amor lhe convida a descobrir as "águas profundas que habitam dentro dele (Provérbios 20:5).
Peça a Deus discernimento. "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento" (Provérbios 2:6). Coisas como diferenças de gênero, antigos problemas familiares e experiências de vida variadas podem encobrir sua habilidade de conhecer o coração e as motivações do seu cônjuge. Mas Deus é generoso em sabedoria. O Senhor lhe mostrará o que você precisa para saber como amar mais o seu cônjuge.
"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis" (Provérbios 24:3-4). Existe uma profundidade de beleza e significado em sua esposa ou seu marido que irá lhe maravilhar a proporção que você descobre mais. Deseje conhecer essa pessoa mais do que você conhece. Faça dele (a) a sua área de estudo escolhida, e você preencherá a sua casa com o tipo de riqueza que só pode ser proporcionada pelo amor.

Prepare um jantar especial em casa só para vocês dois. O jantar pode ser tão agradável quanto você preferir. Separe este momento para conhecer seu cônjuge melhor, talvez em áreas que vocês raramente conversam. Decida fazer desta uma noite agradável para você e para o seu amor.
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
O que você descobriu sobre o seu cônjuge? Como você pode continuar esse processo de descoberta, de outras maneiras? Quais foram alguns dos momentos que tornaram essa noite memorável?
Minha dica: Não precisa ser nada sofisticado. Pode ser um lanche especial. Arrume a mesa, coloque flores, velas, e façam um lanche diferente. Voce pode comprar torradinhas, patês, queijo e um vinho. Já está de bom tamanho.
DIA 19

TESTAR OU PROVAR DE DEUS?

1 Reis 18:36,38 e 1 Reis 18:20-40

Existem pessoas que chegam diante de Deus e dizem: O Senhor não é Deus?
Então faça! (exemplo do ladrão da cruz que questionou o poder de Cristo - Lucas 23:39).
Atitude como esta não traduz fé, tampouco temor diante dele, mas mera provocação ímpia e sem respeito. Certamente, pessoas assim, não verão a glória de Deus!
Por outro lado, temos o exemplo do profeta Elías, diante dos falsos profetas e dos idólatras de Baal. Testemunhamos alguém que cria verdadeiramente em Deus. Alguém que professava a fé, independentemente daquilo que Deus desejava fazer ou não!
A decisão, em oração, de Elías foi tremenda: Ele não tentou ou colocou Deus em teste, mas colocou-se na posição de experimentar e PROVAR O PODER DEUS.
Ele pediu que Deus se manifestasse enviando fogo dos céus sobre o altar como testemunho de que o Senhor era o verdadeiro Deus! Ele já cria nisso, mas as pessoas ao redor, não.
Que hoje mesmo você e sua família possam experimentar desse poder, provando da ação de Deus sobre suas vidas. Isso certamente abençoará aos que vivem ao redor!
Oração:
"Senhor, eu creio, aja com poder e soberania sobre todos nós!" Amém.
Minha Dica:
Há alguma coisa em que voce precise ver o poder do SENHOR? Não seja infantil. Tenha fé, e ore pedindo que o SENHOR te dê paciencia e força para aguardar a Sua resposta. Pergunte seu conjuge se há algum pedido especial, onde ele(a) necessite ver o poder do Senhor. Orem juntos.
Orando com as crianças:
As crianças irão agradecer ao Pai, por aquilo que Ele é. Ensine as crianças a adorar ao SENHOR pela sua Majestade e Poder. Crianças devem declarar seu amor ao Eterno, com palavras sinceras e humildes.


É impossível Amar?
Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e
todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. - 1 João 4:7

O Desafio de Amar se inicia com um segredo. E apesar deste segredo ser um elemento silencioso no decorrer de cada dia, você se tornou a cada dia mais desconfiado dele. Agora que você já chegou até aqui, esse é um segredo que você está descobrindo por você mesmo, ainda que você não saiba exatamente como colocá-lo em palavras.

O segredo é este: não podemos obter amor incondicional (ou o amor ágape) pelo nosso próprio coração. É impossível. Está além das nossas capacidades. Está além de todas as nossas capacidades.
Você pode até ter demonstrado de alguma forma bondade e generosidade, e você deve até ter aprendido a ser mais ponderado, atencioso. Mas, sinceramente, amar alguém de forma abnegada, incondicional é um assunto completamente diferente.
Então, como podemos fazer isso? Goste ou não, o amor ágape não é algo que você possa produzir. É algo que apenas Deus pode fazer. Mas por causa do Seu grande amor por você - e do Seu grande amor pelo seu cônjuge - Ele escolheu expressar Seu amor através de você.
Você pode ainda não acreditar nisso. Você pode estar convencido de que com muito trabalho e comprometimento, você pode criar o amor incondicional, a longo prazo e sacrificial a partir do seu próprio coração. Você quer acreditar que este amor está em você.
Mas quantas vezes o seu amor falhou em lhe afastar da mentira, da cobiça, da reação exagerada, do pensamento mau a respeito da pessoa à qual você, diante de Deus, prometeu amar para o resto da sua vida?
Por quantas vezes o seu amor provou ser incapaz de controlar a sua raiva? Quantas vezes o seu amor lhe motivou a perdoar ou promoveu um final de paz em uma discussão constante? São estes fracassos que revelam a condição pecaminosa da humanidade. Fomos todos destituídos da ordem de Deus (Romanos 3:23). Todos nós demonstramos egoísmo, ódio e orgulho. E ao menos que alguma coisa seja feita para nos purificar desses atributos pecaminosos, iremos permanecer diante de Deus culpados e condenados (Romanos 6:23). É por esta razão que se não estivermos corretos diante de Deus, não podemos amar de verdade nosso cônjuge, porque Ele é a fonte desse amor.
Não podemos dar o que não temos. Não podemos acessar reservas e fontes interiores que não podem ser exploradas. Da mesma forma que não podemos pagar um milhão de dólares se não tivermos condições, não podemos demonstrar o amor que não temos. Podemos tentar, mas iremos falhar.
Então a má notícia é: o amor que é capaz de resistir a todas as pressões está fora do nosso alcance, enquanto tentarmos encontrá-lo dentro de nós mesmos. Precisamos de alguém que nos dê esse tipo de amor.
"O amor vem de Deus" (1 João 4:7). E somente aqueles que permitiram que Ele entrasse em seus corações através da fé em Seu Filho, Jesus - somente aqueles que receberam o Espírito de Cristo através da fé em Sua morte e ressurreição - são capazes de alcançar o real poder do amor. "Porque sem mim," disse Jesus, "nada podeis fazer" (João 15: 5).
Mas Ele também disse, "Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito" (João 15:7). Deus prometeu por meio de Cristo habitar em nosso coração através da fé, de forma que possamos "conhecer o amor de Cristo que excede todo entendimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3:19).
Quando nos rendemos a Cristo, o Seu poder opera através de nós. Mesmo naquilo que somos melhores, não somos capazes de alcançar o padrão de Deus. Mas Ele "é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós" (Efésios 3:20). E assim que devemos amar nosso cônjuge.
Então, este segredo inquietante - tão poderoso quanto parece _ traz um final feliz para aqueles que não mais resistirem e receberem o amor que Deus tem para eles. Isso significa que o amor que Ele "derramou em nosso coração, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu" (Romanos 5:5) está sempre disponível, todas as vezes que decidimos nos submeter a ele.
Simplesmente não somos capazes de demonstrar esse amor sem Ele.
Quem sabe, você nunca entregou o seu coração a Cristo, mas O sente lhe atraindo. Você deve estar percebendo pela primeira vez que, também, desobedeceu aos mandamentos de Deus, que a sua culpa lhe impedirá de conhecê-Lo. Mas, as escrituras dizem que se nos arrependermos e abandonarmos o pecado e nos voltarmos para Deus, Ele está de braços abertos para nos perdoar por causa do sacrifício que o Seu filho sofreu na cruz. Ele está lhe chamando, não para lhe escravizar, mas, para lhe libertar, de forma que receba Seu amor e perdão. Então, esse amor pode ser compartilhado com aquele (a) que você foi chamado especificamente para amar.
Talvez, você já seja cristão, mas poderia admitir que está caminhando longe da companhia do Senhor. Você não está vivendo na Palavra, não tem uma vida de oração, pode ser que você nem esteja mais indo aos cultos. O amor que você sentia correr pelas suas veias se reduziu à apatia.
A verdade é, não podemos viver sem Ele e não podemos amar sem Ele. E não existem palavras que expliquem o que Ele pode fazer em seu casamento se você colocar a sua confiança n’Ele.

Olhe os desafios dos dias anteriores. Existe algum que parecia impossível para você? Você percebeu que precisa de Deus para mudar seu coração e lhe dar capacidade para amar? Peça a Ele para mostrar onde você precisa da intervenção Dele, e peça força e graça para cumprir o seu destino eterno.
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
O que Deus está lhe dizendo? Existe alguma agitação em seu coração? Que atitude você tomou em resposta a Ele?
DIA 20

PRECIOSO TEMPO
Colossenses 4:1-5

Walter Kaschel, em seu livro "Não sou meu" cita a frase de um antigo filósofo que dizia: "Não me tires aquilo que não me podes dar". A verdade é que o dinheiro podemos guardar, mas o TEMPO não podemos acumular!

O grande desafio nos nossos dias é REMIR O TEMPO, é nos conduzirmos com aproveitamento máximo, gerando atos que redundem em glória para Deus e satisfação diária para nossas almas.
Temos que nos disciplinar para não esbanjarmos o tempo com conversas fúteis, leituras que não edificam. Há coisas que chamaríamos de legítimas, mas precisamos decidir se são prioritárias para o Reino de Deus.
Tenho aprendido com a vida que nem tudo que é urgente é prioridade. É triste olhar para trás e termos que admitir que muitas vezes fizemos coisas que não devíamos ter feito e a sensação é de verdadeira frustração.
Remir o tempo também reflete EQUILÍBRIO. O estar com a família, ter um momento de lazer, estar no trabalho, estar com parentes, estar com amigos ... tudo isso, a princípio, é sadio.
"Ao invés de GASTAR, devemos INVESTIR, com sabedoria, o tempo que Deus nos coloca ao dispor.
É hora de parar, refletir e avaliar as prioridades e percebermos se estamos usando erradamente nosso tempo.
Oração:
"Querido Pai Celestial, as coisas do cotidiano são tão corridas; em nome de Jesus dá-me sabedoria para que possa remir o tempo para o louvor' da tua glória". Amém.
Minha dica: Voce anda sem tempo para sua família? Ore pedindo ajuda ao SENHOR para voce se organizar. Agende tempo para seu conjuge e sua familia.
Jesus Cristo é amor
Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu
tempo pelos ímpios. - Romanos 5:6

O desafio do dia anterior conduziu a essa conclusão. Felizmente, é uma conclusão que podemos suportar - hoje, amanhã e para sempre.
Jesus veio para lhe "buscar e salvar" (Lucas 19:10). Tudo aquilo que você fez de errado e não consegue fazer corretamente, todos os minutos gastos tentando resolver as coisas à sua maneira - tudo isso pode ser perdoado e justificado se a sua vida for entregue nas mãos d’Aquele que primeiro a entregou a você.
Talvez você nunca tenha feito isso, Então hoje é o seu dia. "Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação". (2 Coríntios 6:2)
Talvez você tenha feito isso há anos, mas você tem caminhado 'distante das suas raízes espirituais. Então ''Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor" (Atos 3:19).
Mesmo que você já caminhe com Cristo e nunca se desviou de Sua companhia, a passagem abaixo é uma boa lembrança de tudo o que Ele tem feito por você.
A Bíblia diz que já nascemos pecadores. "Eis que eu nasci em iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmos 51:5). "Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia" (Isaías 64:6). Deus não envia pessoas inocentes para o inferno. Nós merecemos o inferno. Simplesmente, não somos bons o suficiente para vivermos com esse Deus puro e santo. Todavia, "Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos" (1 João 4:9).
"Que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte e morte de cruz!" (Filipenses 2:6-8). "Levando Ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados pudéssemos viver para a justiça; e pelas Suas feridas fostes sarados" (1 Pedra 2:24). Através de Sua morte Ele mudou nossa realidade de desprezados e sem valor. Se alguma vez você já se sentiu assim, foi porque não olhou para a cruz. Ele provou o Seu amor nela.
Amor como este não pode ser completamente compreendido. "Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Romanos 5:7-8).
Nem pode ser adquirido por meio de esforços. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23).
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9).
Mas necessitamos receber esse amor. "Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Romanos 10:9-10).
E quando recebemos esta nova vida e esse amor como nossa própria vida e nosso próprio amor, nos tornamos livres para amar de formas que antes eram impossíveis.
"Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos... E este é o mandamento: que creiamos no nome de Seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou" (1 João 3: 16, 23).
''Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor" (1 João 4:8).
Ele estava disposto a lhe amar mesmo você não sendo merecedor, mesmo quando você não retribui o amor. Ele pôde ver todas as suas falhas e imperfeições e ainda escolheu lhe amar.
O Seu amor sofreu o maior sacrifício para suprir a nossa maior necessidade. Como resultado, você é capaz (pela graça) de caminhar na plenitude e na bênção do Seu amor. Agora e para sempre.
Isso significa que agora você compartilha desse mesmo amor com o seu cônjuge. Você é capaz de amar mesmo quando o seu amor não é correspondido. Você pode ver todas as falhas e imperfeições dele e ainda escolher amá-lo. E apesar de não poder suprir as necessidades do seu cônjuge como Deus pode, você pode se tornar instrumento d’Ele para suprir as carências do amor da sua vida. Como resultado, ele pode caminhar na plenitude e na graça do amor. Agora e até a morte.
O amor verdadeiro só é encontrado em Cristo. E depois que você receber o Seu dom da nova vida, entendendo e aceitando Sua morte em seu lugar e o perdão pelos seus pecados, você finalmente está pronto para viver o desafio.

Desafio você a conhecer a Deus pela palavra. Desafio você a crer em Jesus como seu salvador. desafio você a orar, Senhor Jesus, sou pecador, mas o senhor mostrou o teu amor por mim morrendo para perdoar os meus pecados, e o senhor provou o teu poder de me salvar da morte através da ressurreição. Senhor, mude o meu coração, e salve-me pela tua graça."
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Escreva como foi essa experiência para você. Mesmo se você estiver apenas renovando o compromisso de receber e expressar Seu amor, o que Ele lhe mostrou hoje?
Minha dica: Se você já serve ao SENHOR, e já o tem como Salvador, então, hoje, peça perdão a Ele pelos pecados que você cometeu e que ainda não parou para se arrepender e pedir perdão. Peça ao ES para sondar seu coração e te revelar o que precisa se arrepender. Renove seus votos de obedecer ao Eterno. E confie nEle.
DIA 21

EU NEGARIA A JESUS?
Lucas 22:54-62

Que palavra pesada de Jesus para Pedro: " Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes".

Como reagiríamos se Jesus assim nos conscientizasse? A questão é muito clara ... se depender de nossos esforços, de nossa simples disposição em não errar, não há segurança de que o desastre da negação de Cristo não venha!
Há várias maneiras de negarmos a Cristo. No caso de Pedro, especificamente, ele o fez, afirmando não conhecê-lo, no momento em que foi questionado.
Acredito que qualquer pecado que cometemos é uma forma de negarmos a Cristo, pois estamos negando o seu ensino, sua palavra e direção.
Aconselhando uma pessoa arrependida por seu pecado, ouvi dela o seguinte: Não vou mais pecar, vou mudar, eu posso!
Imediatamente eu contestei: SE CRISTO não for SUA SUFICIÊNCIA, certamente seu propósito será em vão.

Em 1 João 3:6a, lemos que AQUELE QUE PERMANECE NELE (Cristo) não vive pecando.
O segredo da vida vitoriosa diante do próprio Cristo é, simplesmente, procurar PERMANECER NELE.
A maneira mais singular para isso é debruçar-se em oração, procurando sua face, e firmar-se em suas verdades para decidir sobre a vida.
Oração: "Pai, quero ser fiel a Jesus que amo, leva-me cada vez mais, juntamente com os meus queridos a buscar mais e mais da sua força e do seu poder. " Amém.
 
O Amor é saciado em Deus
O Senhor lhe guiará constantemente; satisfará
os seus desejos. - Isaías 58: 11

O vigésimo dia foi de vital importância na jornada de O Desafio de Amar - e na sua vida.

Você esteve face a face com a maior necessidade do coração de todo ser humano. E talvez pela primeira vez tomou conhecimento do quanto essa necessidade é individual. Você deve ter percebido que nada em sua caixa de talentos e suplementos pode reparar o estrago que o pecado produz e que Jesus é o único que pode suprir o que falta em você. E você O recebeu por fé e permitiu que Ele gerenciasse e governasse a sua vida, então Seu Santo Espírito está renovando o seu oração. Sua sabedoria, graça e poder podem ser liberados agora em tudo o que você faz, incluindo seu casamento.
Contudo, se esse é um território novo para você ou se você é um seguidor de Jesus por algum tempo, agora é a hora de firmar algo em sua mente: você precisa de Deus a cada dia. Não é uma proposta temporária. Somente Ele pode lhe satisfazer, mesmo quando o resto do mundo falha com você.
Seu marido pode estar chegando tarde em casa mais uma vez. Mas Deus sempre chegará na hora. Sua esposa pode lhe desapontar mais uma vez. Mas podemos sempre confiar que a promessa de Deus será liberada.
Todos os dias você cria expectativas a respeito do seu cônjuge. Algumas vezes ele até preenche suas expectativas. Às vezes não. Mas ele nunca será capaz de satisfazer todas as suas exigências _ em parte porque algumas das suas exigências são absurdas, em parte porque o seu cônjuge é humano.
Deus, por outro lado, não e. E aqueles que se achegam a Ele todos os dias, em total dependência, pelas necessidades verdadeiras da sua vida, são os que descobrem o quanto Deus é digno de confiança.
Seu cônjuge lhe proporciona paz interior? Não. Mas Deus proporciona. "Não andeis
ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7)

Seu cônjuge lhe deixa feliz e satisfeito independente do que a vida lhe proporciona? Não.
Mas Deus deixa. "Em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado... Posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Filipenses 4:12-13).
Existem necessidades em sua vida que somente Deus pode satisfazer totalmente. Apesar do seu marido ou da sua esposa poder preencher alguns desses requisitos - pelo menos ocasionalmente - só Deus é capaz de supri-los por completo. Sua necessidade de amor. Sua necessidade de aceitação. Sua necessidade de alegria. É hora de parar de esperar que alguém ou alguma coisa lhe faça completo para sempre. Somente Deus pode fazer isso à medida que você aprende a depender d’Ele. Mas Ele quer fazer isso à maneira d’Ele. "Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus" (Filipenses4:19).
A necessidade de amor, paz e adequação é real. Ninguém esta dizendo que você não pode tê-las. Porém, em lugar de ficar ligado a coisas que são instáveis e sujeitas a mudanças - saúde, dinheiro, até mesmo os sentimentos e melhores intenções do seu cônjuge -ligue-se a Deus. Ele é o único na sua vida que nunca muda. Sua fidelidade, Sua verdade e Suas promessas para Seus filhos sempre permanecerão. É por esta razão que você precisa buscá-lo todos os dias.
A única razão para não fazermos isso é a falta de confiança em Deus. Não acreditamos que Ele suprirá as nossas necessidades. E a Bíblia ainda diz, "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração" (Salmos 37:4). Quando buscamos em primeiro lugar, O amamos em primeiro lugar e colocamos o nosso relacionamento com Ele no topo das nossas prioridades, Ele promete nos suprir com o que realmente precisamos _ que é, na verdade, tudo o que nos satisfaz.
Certa vez, Jesus conversou com uma mulher samaritana próximo a um poço, uma mulher que procurou satisfazer suas necessidades através de uma série de relacionamentos falidos. Com a vida e o cântaro vazios, ela chegou a esse lugar arruinada e endurecida, mesmo estando desesperadamente necessitada. Mas em Cristo ela encontrou o que Ele chamou de "água viva' (João 4: 1 O) _ um suprimento que não era para matar a sede temporariamente. O que Ele ofereceu foi uma bebida para a satisfação da alma, que nunca para de jorrar dádivas e refrigério.
E é isso que está disponível para você a cada manhã ao nascer do sol e a cada noite antes de dormir, independente de quem é o seu cônjuge ou o do que ele lhe fez. Deus é o seu suprimento diário. Ele é tudo o que você precisa.

Separe hoje um tempo para orar e ler a bíblia. Tente ler um capítulo de provérbios a cada dia (são trinta e um - um suprimento para o mês todo), ou leia um capítulo dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João). Enquanto você faz isso, mergulhe no amor e nas promessas que Deus tem para você. Isso lhe proporcionará crescimento na sua caminhada com Ele.
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Como você acha que passar tempo com Deus mudará sua situação e sua perspectiva? Como você pode fazer d’Ele a parte mais significativa do seu dia?
DIA 22

AQUI HÁ O VOSSO DEUS!
Isaias 25:1-9 e 40:9
Atalaias eram aqueles que tinham características próprias, com formações variadas, mas a mensagem que proclamavam era sempre a mesma: "EIS AQUI ESTÁ O VOSSO DEUS"!
Que responsabilidade é a nossa que conhecemos e professamos que a Resposta que o mundo tanto anseia é a salvação em Cristo Jesus.
Muitos procuram em lugares errados e em falsas mensagens, mesmo cheios de sinceridade, mas sem encontrá-lo.
O que temos de entender se resume bem na expressão de Agosstinho: "No coração do homem há um vazio, que é do tamanho de Deus, portanto somente Ele pode preenchê-Io".
A nós, cabe completar esta mensagem, dizendo que Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível, portanto todas as pessoas precisam reconhecê-lo, confessando-o como Salvador pessoal e Senhor de suas vidas.
Quando anunciamos, à semelhança dos atalaias do passado, temos que afirmar com toda convicção: Eis aqui está o nosso Deus, Cristo Jesus (1 João 5:20).
Oração: "Querido Pai Celestial, o mundo tem procurado ao Senhor e nós o conhecemos. Muito obrigado.! Faz-nos, cada um de nossa familia, um atalaia, um proclamador do Verdadeiro Deus". Amém.
Minha dica:
Orem hoje pedindo que o SENHOR te de dominio sobre sua lingua.
Orando com as crianças:
Hoje, coloque as crianças para orarem pedindo também dominio sobre a lingua, que não sejam influenciadas pelo mundo a falarem palavrões, xingamentos, desrespeitos, etc.

O Amor é fiel
E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor. - Oséias 2:20.
Como cristãos, o amor é a base de toda nossa identidade. Nosso novo nascimento veio porque "Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu filho unigênito para que todo aquele que n’Ele crê não pereça mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Quando pediram para Jesus esclarecer qual era o maior de todos os mandamentos, Ele respondeu, ''Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda sua alma, de toda sua força e de todo o seu entendimento e ame o seu próximo como a si mesmo" (Lucas 10:27).
O amor que temos pelo próximo deveria ser o que nos identifica como discípulos de Cristo (João 13:35). Essa é a base e o fundamento da nossa existência (Efésios 3: 17), cujo propósito é expressado com paixão e fervor (I Pedro 4:8). É uma qualidade que precisa crescer e transbordar mais e mais (I Tessalonicenses 3: 12), sempre nos aperfeiçoando e sendo reconhecidos por isto.
Então, se fomos criados para compartilhar o amor, o que você faz quando o amor é rejeitado? Como você reage quando a pessoa para quem você dedica sua vida não aceita o amor para o qual você foi chamado para demonstrar?
O acordo do profeta Oséias é um dos mais extraordinários da Bíblia. Indo contra toda lógica e conveniência, Deus o instruiu a se casar com uma prostituta. Ele desejava que o casamento de Oséias mostrasse como o amor incondicional dos céus por nós se parece. A união de Oséias com Gômer gerou três filhos mas, como esperado, essa mulher que por muito tempo teve uma vida imoral não se contentou em permanecer fiel a um único homem. Então Oséias teve que lidar com um oração ferido e com a vergonha do abandono.
Ele tinha amado Gômer, mas ela desprezou o seu amor. Eles cresceram juntos, mas depois ela foi desleal e adúltera, rejeitando-o por cobiça a homens totalmente estranhos.
O tempo passou e Deus falou novamente com Oséias. Deus disse para ele ir e reafirmar o seu amor pela mulher que por várias vezes lhe fora infiel. Dessa vez ela atingiu um nível mais baixo e teve que ser comprada do meio dos escravos, mas Oséias pagou o preço pela redenção dela e a levou de volta para casa. Sim, ela tratou o amor dele com descaso. Ela traiu seu coração.
Mas ele a convidou de volta a sua vida, expressando um amor incondicional.
Esta é uma história real, mas foi usada como exemplo do amor de Deus por nós. Ele derrama o seu amor em nós sem medida, apesar de, como recompensa, geralmente não prestarmos atenção. Às vezes agimos vergonhosamente e consideramos Seu amor intruso, como se Ele estivesse nos privando do que realmente queremos. Nós O rejeitamos de várias maneiras – mesmo depois de receber Seu dom da salvação eterna - e ainda assim Ele nos ama. Ele permanece fiel.
Mesmo assim, Seu amor não O priva de nos chamar a prestar contas pelo nosso descaso por Ele: Pagamos mais por nossa rejeição do que imaginamos. Mas ainda assim, Ele escolhe responder com graça e misericórdia. "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça (Efésios 1:7).- Nele temos o modelo do que o amor rejeitado faz. Esse amor permanece fiel.
Jesus nos chamou para esse tipo de amor na passagem conhecida como o Sermão da Montanha. Ele disse, ''Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, bendizei aos que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam" (Lucas 6:27-28).
"Se amardes aos que vos amam, que mérito há nisso? Pois também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que mérito há nisso? Também os pecadores fazem o mesmo" (Lucas 6:32-33).
"Amai, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus" (Lucas 6:35).
No momento em que estava no altar, você nunca imaginaria que a pessoa com quem você estava se casando poderia se tornar, mais tarde, um tipo de inimigo, daqueles que você precisaria amar como atitude de sacrifício quase total. E com bastante freqüência no casamento, o relacionamento realmente chega a esse nível. E até mesmo ao ponto de traição ou, infelizmente, à infidelidade.
Para muitos esse é o princípio do fim. Alguns reagem rapidamente indo em direção a um trágico divórcio. Outros, mais protetores de sua reputação do que de sua própria felicidade, decidem deixar a farsa continuar. Mas eles não têm a intenção de apreciá-la - muito menos de amar um ao outro novamente.
Este não é o modelo, contudo, do seguidor de Cristo. Se o amor é para ser igual ao d’Ele, é preciso amar mesmo quando o seu amor é rejeitado. E para que o seu amor seja assim, você necessita do amor de Cristo para iniciar.
Você pode dar amor imerecido ao seu cônjuge porque Deus lhe deu esse tipo de amor - repetidamente e continuamente. O amor é geralmente mais expressado àqueles que menos merecem.
Peça a Ele para lhe encher do amor que só Ele pode prover então, decida dá-lo a seu cônjuge de forma que demonstre a sua gratidão a Deus por lhe amar. Esta é a beleza do amor redimido. Este é o poder da fidelidade.

Amar é uma escolha. Não um sentimento. É uma ação inicial não uma ação automática. Hoje, escolha estar comprometido a amar mesmo que seu cônjuge tenha perdido o interesse em receber o seu amor diga a ele hoje em palavras semelhantes a essas, "eu amo você e ponto final. Eu escolho amar você mesmo se você não me amar em troca".
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.

Por que esse tipo de amor é impossível sem o amor de Cristo batendo em seu coração? Como a presença de Deus em você lhe capacita a amar, mesmo quando não é, inicialmente, recíproco?

DIA 23

EM BUSCA DE SEGURANÇA
Salmos 46:1-10 e 42
Que época vivemos! Uma correria, onde as pessoas dizem estar cansadas e esgotadas, mas continuam correndo, e o pior de tudo, atrás de coisas e de pessoas, procurando encontrar segurança pessoal. Que ilusão! Pessoas podem decepcionar, coisas podem acabar, e alguns, nem pessoas e nem coisas podem adquirir.
Onde procurar a Segurança?
Cada um de nós precisa dela, por isso precisamos entender que o refúgio, a rocha, a fortaleza, o socorro bem presente está somente em Cristo Jesus.
Ele permanece fiel, não nos decepciona, não nos abandona, não olha para nós por merecimento, mas por graça, e seu desejo é nos ver seguros nos seus braços.
Isto é uma verdade tão real, que ele oferece uma segurança eterna para todo aquele que confia a sua vida aos seus cuidados. Há um desafio para você hoje!
Aquiete-se e deixe de correr atrás daquilo que, quanto mais você tem, mas inseguro você fica.
Tome posse da segurança eterna que somente na pessoa Dele se torna real.
Você, certamente, andará juntamente com sua família como o cervo do Salmo 42, vivendo de forma altaneira e segura.
Oração: "Pai, Muito Obrigado, pois em ti posso ter toda segurança para minha vida e para toda minha família". Amém.
Minha dica:
Orem hoje pedindo que o SENHOR mais desapego das coisas do mundo e que você tenha mais confiança Nele, em Sua provisão.
Orando com as crianças:
Hoje, coloque as crianças para orarem agradecendo ao Senhor pela Sua proteção e amor.

O Amor sempre protege
[O amor] tudo sofre - 1 Coríntios 13:7
O casamento é feito de uma série de elementos, incluindo alegrias, tristezas, sucessos e fracassos. Mas quando você pensa em como deseja que seja o casamento, a última coisa que vem à sua mente é que ele se pareça com um campo de batalha. Contudo, existem algumas batalhas que você deve estar mais do que disposto a enfrentar. Essas são batalhas que estão ligadas à proteção do seu cônjuge.
Infelizmente, o casamento tem inimigos externos. Eles aparecem em formas diferentes e utilizam estratégias diferentes, e certamente eles irão conspirar para destruir o seu casamento, a menos que você saiba como impedi-los.
Alguns desses inimigos são espertos e parecem atraentes, com o único propósito de minar o amor e a apreciação um pelo outro. Outros tentam seduzir o seu coração, alimentando-o com fantasias e comparações irreais. Essa é uma batalha que você precisa travar para salvar seu casamento - daquelas em que o amor veste sua armadura e levanta a espada para se proteger. Seu casamento e seu cônjuge precisam de uma constante proteção de coisas como:
Influências prejudiciais. Você está permitindo que certos hábitos envenenem sua casa? A internet e a televisão podem ser um acréscimo produtivo e prazeroso à sua vida, mas elas também podem trazer elementos destrutivos e lhe privar de momentos preciosos com a sua família: O mesmo vale para as horas de trabalho, que os mantém separados um do outro por horas preciosas. Você não pode proteger a sua casa se raramente está presente, nem quando está relativamente desconectado. É preciso lutar para manter o equilíbrio.

Relacionamentos doentios. Nem todo mundo pode ser um bom amigo. Não é todo colega com quem você sai para pescar que fala com sabedoria quando o assunto é casamento. Não são todas as mulheres com quem você se relaciona que tem a perspectiva correta em relação a compromisso e prioridades. Na verdade, todo aquele que mina o seu casamento, não merece receber o título de "amigo". E certamente você precisa estar alerta todo tempo para que os relacionamentos com o sexo oposto no trabalho, na academia, ou até mesmo na igreja não lhe afastem emocionalmente daquele para quem você já entregou seu coração.
Desonra. Todo mundo enfrenta algum tipo de inferioridade e fraqueza. E em virtude do casamento expor completamente essas fraquezas um ao outro, você precisa proteger a vulnerabilidade da sua esposa ou do seu marido, nunca falando negativamente dele(a) em público. Os segredos dele (a) são os seus segredos (a menos, claro, se esses segredos envolverem comportamentos destrutivos que colocam você, seus filhos e seu cônjuge em perigo). De um modo geral, o amor esconde as falhas do outro. Ele cobre a vergonha do outro.
Parasitas. Tome cuidado com os parasitas. Um parasita é tudo aquilo que se junta a você ou ao seu cônjuge e suga a vida do seu casamento. Eles, na maioria das vezes, tomam a forma de vício, como drogas, apostas ou pornografia. Eles prometem prazer, mas crescem como uma doença e consomem mais e mais dos seus pensamentos, tempo e dinheiro. Eles roubam sua fidelidade e seu coração daquele (a) que você ama. Raramente o casamento sobrevive quando esses parasitas estão presentes. Se você ama seu cônjuge, deve destruir qualquer tipo de vício do seu coração. Se isso não acontecer, eles lhe destruirão.
A Bíblia fala claramente a respeito desse papel protetor, geralmente utilizando a analogia de um pastor de ovelhas. Deus advertiu, "Meu rebanho ficou sem pastor... e se tornou comida de todos os animais selvagens". Como? "Visto que meu rebanho ficou sem pastor". Não porque esses homens eram ruins em desempenhar suas funções, mas porque eles não prestaram atenção.
Em lugar de vigiar para se assegurar que suas ovelhas não estavam sendo pegas por predadores, os pastores se alimentaram e não alimentaram Meu Rebanho" (Ezequiel 34:8). Eles cuidaram das suas próprias necessidades e do seu apetite, mas deram pouca importância à segurança daquelas que estavam sob a supervisão deles.
Esposas - você tem o papel de protetora em seu casamento. Você precisa guardar o seu coração de ser levado por novelas, revistas e outras formas de entretenimento que mancham sua percepção da realidade e fazem você ter expectativas falsas a respeito do seu marido. Ao contrário, você deve fazer a sua parte em ajudar o seu marido a se sentir forte, enquanto também evita pensamentos provenientes de programas de TV que tiram a sua atenção da família. "Toda mulher sábia edifica a sua casa; a Insensata, porém, derruba-a com as suas mãos" (Provérbios 14:1).
Homens - você é o cabeça da casa. É o responsável diante de Deus por guardar os portões e manter-se firme contra, tudo o que ameaça a sua esposa e o seu casamento. Essa não e uma tarefa simples. Requer um coração corajoso e uma cabeça que pense de forma preventiva. Jesus disse, "Se o dono da casa soubesse que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa" (Mateus 24:43). Esse é o seu papel. Leve-o a sério.

Remova qualquer coisa que esteja atrapalhando seu relacionamento, qualquer vício ou influência que esteja se infiltrando em seu amor e afastando seu coração do seu cônjuge.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.

O que você "jogou fora" primeiro? Existem outras coisas que precisam ser eliminadas também?
O que você espera como resultado dessa remoção em você, em seu casamento e em seu relacionamento com Deus?

DIA 24

O QUE A VIDA TEM ENSINADO
João 1:1-9
Lembro-me na adolescência quando minha professora de português corrigiu minha redação intitulada: "Felicidade". Nela havia descrito meu encontro pessoal com Jesus Cristo e a felicidade que isso traduziu em meu coração. Na oportunidade ela, educadamente explicou-me que a vida não era tão simples assim. Conscientizou-me de que eu cresceria, estudaria numa faculdade, me tornaria adulto e descobriria os problemas e as lutas.
O tempo passou ... os estudos vieram ... as lutas da vida surgiram ... a formatura foi alcançada e a vida profissional efetivada. O QUE DESCOBRI COM TUDO ISSO?
Descobri que o mundo e sua filosofia realmente são correr atrás do vento; que as pessoas procuram sentido para a vida e lutam para que isso aconteça. Descobri que a cultura, a inteligência, os estudos são importantes, mas não me dão segurança para o céu, tampouco a paz eterna da minha alma.
Que maravilhoso foi concluir que aquela decisão de adolescência, onde entreguei minha vida a Cristo, essa sim permaneceu inabalável!
Vale expressar as palavras do pastor Messias Anacleto Rosa que disse: "O homem moderno, conquistou o espaço, venceu as distâncias e orgulha-se da tecnologia, todavia o seu coração anseia por algo mais. O que ele procura é JESUS". Aleluia!
Que sejamos instrumentos de Deus para levar os nossos queridos, os nossos amigos, os nossos vizinhos a encontrar em Cristo, a verdadeira razão da Vida.
Oração: "Pai, leva-me a testemunhar e proclamar a todos que a razão da minha vida e da minha família está apenas em JESUS CRISTO". Amém.
Minha dica:
Orem hoje pedindo que o SENHOR dê mais ânimo e força de prosseguir Seu caminho.
Orando com as crianças:
Hoje, coloque as crianças para orarem força para continuarem no caminho do Senhor e que nenhuma palavra dita por amigos, professores ou quem seja, os desencorajem de seguir o caminho do Senhor.

Amor vs. cobiça
O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que foz a vontade de Deus permanece para sempre. - 1 João 2: 17
Adão e Eva tinham tudo o que precisavam para viver no Jardim do Éden. Eles se relacionavam com Deus e tinham intimidade um com o outro. Mas depois que Eva foi enganada pela serpente, ela viu o fruto proibido e colocou o coração nele. Em pouco tempo, Adão se juntou a ela e, indo contra a ordem de Deus, ambos comeram o fruto proibido.
Esse é o processo. Dos olhos ao coração. E em seguida vergonha e arrependimento.
Nós também temos tudo o que precisamos para ter uma vida plena, produtiva e enriquecida. "Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar" (1 Timóteo 6:7). Mas a Bíblia insiste em dizer que ter o alimento e a vestimenta básica, é o suficiente para estarmos satisfeitos. E Jesus prometeu que essas duas coisas seriam sempre providas para os filhos de Deus (Mateus 6:25-33).
As bênçãos de Deus, contudo, vão tão além dessas necessidades fundamentais, que poderíamos dizer, com toda razão, que não temos falta de nada. Mesmo assim, como Adão e Eva, nós ainda queremos mais. Colocamos nossos olhos e nosso coração na busca por prazeres desse mundo. Tentamos suprir necessidades legítimas de maneiras ilegítimas. Para muitos, essas necessidades são a busca por satisfação sexual em outra pessoa ou em imagens pornográficas feitas para parecerem uma pessoa real. Olhamos, fixamos o olhar e fantasiamos. Tentamos ser discretos, mas dificilmente afastamos nossos olhos. E uma vez que os nossos olhos são capturados pela curiosidade nosso coração se envolve. Então, agimos de acordo com a cobiça.
Também podemos ter a ambição por posses, poder ou vaidade. Vemos o que o outro tem e queremos para nós. Nosso oração se engana dizendo, "Eu seria feliz se tivesse isso."
Então, tomamos a decisão de perseguir o que cobiçamos.
"Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição" (1 Timóteo 6:9).
A cobiça está em oposição ao amor. Significa colocar seu coração e suas paixões em algo proibido. E para um cristão, este é o primeiro passo para se afastar do relacionamento com Deus e com os outros. Isso acontece porque todo objeto de cobiça seja uma jovem colega de trabalho ou a atriz de um filme, ou o desejo por uma casa de meio milhão de dólares ou por um carro esportivo - representa o início de uma mentira. Esta coisa ou pessoa que promete satisfação absoluta se assemelha a um abismo de promessas não cumpridas.
Cobiça sempre gera mais cobiça. "Donde vêm as guerras e contendas entre vós?
Porventura não vêm disto, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" (Tiago 4: 1). A cobiça lhe tornará insatisfeito com o seu marido ou esposa. Ela produz raiva, adormece corações e destrói casamentos. Em lugar de levar à plenitude, a cobiça leva ao vazio.
É hora de expor o que realmente é a cobiça - a sede por satisfação que só pode ser preenchida por Deus. A cobiça é como a luz de aviso no painel do seu coração lhe alertando para o fato de que você não está permitindo que Deus lhe preencha. Quando seus olhos e o seu coração estão n’Ele, suas ações lhe conduzirão a uma alegria duradoura, não a ciclos intermináveis de arrependimento e condenação.
"Visto como o Seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por Sua própria glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo"(2 Pedro 1:3-4).
Você está cansado de ser enganado pela cobiça? Não agüenta mais acreditar que o prazer em coisas proibidas é capaz de lhe manter feliz e satisfeito? Então, coloque os seus olhos na Palavra de Deus. Deixe Suas promessas de paz e liberdade trabalharem em seu coração. Receba diariamente o amor incondicional que Ele já provou para você através da cruz. Concentre-se em ser grato por tudo o que Deus já lhe deu, em lugar de escolher a ingratidão e o descontentamento.
Você se achará tão completo com o que Deus provê, que não terá mais fome de cobiça.
E quando você estiver na plenitude de Deus, volte seu coração para o seu cônjuge. "Seja bendito o teu manancial; e regozija-te na mulher da tua mocidade... e pelo seu amor sê encantado perpetuamente. E por que, filho meu, andarias atraído pela mulher licenciosa, e abraçarias o seio da adúltera? Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, o qual observa todas as suas veredas" (Provérbios 5: 18-21).
"Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" (I João 2:15). A cobiça é o melhor que este mundo tem para oferecer, mas o amor lhe oferece a melhor vida do mundo.

Acabe com a cobiça agora. Identifique todo objeto dela em sua vida e remova-o. Rejeite todas as mentiras em que você acreditava ter prazer. A cobiça não pode terá permissão de ficar por perto.
Ela deve ser destruída e exterminada - hoje - e substituída pelas promessas de deus e por um coração cheio do seu perfeito amor.

- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.

O que você identificou como uma área de cobiça? O que ela lhe custou ao longo do tempo?
Como ela lhe afastou de ser a pessoa que gostaria? Escreva sobre seu novo compromisso de buscar a Deus - e de buscar seu cônjuge - em lugar de procurar desejos tolos.

DIA 25
SUBSTITUA A MURMURAÇÃO PELO LOUVOR!
Romanos 5:1-5 e Salmo 42:11

Os caminhos de Deus, por mais misteriosos que sejam, na ver­dade são caminhos de paz!
Às vezes, nos parece que os problemas da vida resolveram bater à porta como uma enxurrada num dia de tempestade.
Ficamos pasmos, perplexos e nos sentimos incapazes de darmos qualquer passo. Nessas horas ouvimos as pessoas ao nosso redor per­guntarem: Onde está o teu Deus ?
O grande perigo é a presença do lamento e murmuração, tor­nando-se fator preponderante. Isso tem se tornado para muitas pes­soas o início de uma derrocada na vida espiritual. As conseqüências são desânimo e, às vezes, desespero.
Sei que muitas vezes é difícil entender, mas a Bíblia é clara em dizer que com a tribulação, vem a paciência, e a paciência produz a experiência, e esta traz a ESPERANÇA. Certamente, isso nos levará a compreender que Deus não deixou de nos amar, mas de uma forma ou de outra, esteve presente para nos abençoar.
Muitos salmos retratam o salmista colocando o coração dolorido diante de Deus, mas com espírito de temor, tremor e adoração. Quanta paz eles passam a retratar nas suas poesias!
Oração: "ó amado Deus, que a minha alma, espere somente em ti, pois sei que ainda o louvarei". Amém.
Minha dica : Orem pedindo que o SENHOR trabalhe o coração dos pais em relação aos filhos, e dos filhos em relação aos pais. Ha pais e filhos que não se entendem. Orem, pois a biblia diz que os pais nao podem provocar os filhos, e os filhos devem honrar aos pais. Alem de orar nesse sentido, procurem mudar as atitudes em relação aos filhos, e ensine os filhos a mudarem suas atitudes em relação aos pais.
 
O Amor perdoa
O que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença de Cristo - 2 Coríntios 2: 10
Este é difícil - talvez o desafio mais difícil deste livro. Mas se seu casamento precisa de esperança, esse é um desafio que precisa ser levado a sério. Conselheiros e ministros que lidam com casais abalados, geralmente lhe dirão que este é o problema mais complexo de todos, uma ruptura que é, geralmente, a última a ser reparada. O perdão não é para ser apenas considerado e contemplado, mas precisa ser, deliberadamente, posto em prática. O perdão precisa acontecer, ou o casamento não terá sucesso.
Jesus pintou uma imagem realista do perdão em Sua parábola do servo impiedoso. Um homem que devia uma enorme quantia em dinheiro, ficou surpreso quando seu senhor ouviu o seu apelo por misericórdia e cancelou toda a dívida. Porém, depois de ter sido liberado dessa enorme dívida, o servo fez algo totalmente inesperado: ele foi até um outro homem que devia a ele uma quantia muito menor e exigiu o pagamento imediatamente. Quando o senhor tomou conhecimento disso, as coisas mudaram drasticamente em relação ao acordo com o escravo.
"Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia" (Mateus 18:34). Um dia que começou com alegria e alívio, terminou em tristeza e desesperança; Tortura. Prisão. Quando pensamos em falta de perdão, é isso que deve vir a nossa mente, pois Jesus disse, "Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão" (Mateus 18:35).
Imagine que você está em uma prisão. E quando você olha ao seu redor, avista algumas celas de onde você está. Você vê pessoas do seu passado encarceradas lá – pessoas que lhe feriram quando você era criança. Vê pessoas que já chamou de amigo, mas que erraram com você em algum momento da caminhada. Talvez você veja seu pai ou sua mãe, ou quem sabe os dois lá; talvez um irmão ou irmã ou outra pessoa da sua família. Até o seu cônjuge está trancado nas proximidades, imobilizado com todos os outros nesta cadeia feita por você mesmo.
Esta prisão que você vê é uma sala em seu próprio coração. Esta cela escura, fria e depressiva está em você todos os dias. Mas Jesus está de pé, não muito longe de lá, oferecendo uma chave para você que libertará todos os presidiários.
Não. Você não quer isso. Essas pessoas lhe machucaram muito. Eles sabiam o que estavam fazendo e mesmo assim decidiram ir em frente - até mesmo seu cônjuge, aquele em quem você mais confiava. Então, você resiste e volta. Você não está disposto a permanecer ali por nem mais um minuto – vendo Jesus, vendo a chave em Suas mãos, sabendo o que Ele está lhe pedindo para fazer. É demais para você.
Entretanto, ao tentar escapar você descobre algo assustador. Não há saída. Você sem encontra aprisionado com todos os outros cativos. Sua falta de perdão, raiva e amargura fizeram de você um prisioneiro também. Assim como o servo na história de Jesus, que foi perdoado de uma enorme dívida, você escolheu não perdoar e, em razão disso, tem sido entregue aos torturadores e carcereiros. Sua liberdade depende, agora, do seu perdão.
Sempre leva algum tempo para chegarmos a essa conclusão. Vemos todo tipo de perigo e risco no que se refere a perdoar. Por exemplo, o que eles fizeram foi muito errado, admitam eles ou não. Eles nem se sentem arrependidos pelo que fizeram. Eles devem achar que suas ações são perfeitamente justificáveis, e chegam ao ponto de lhe culpar por isto. Mas o perdão não absolve ninguém da culpa. Ele não limpa a "ficha" deles com Deus. O perdão livra você de se preocupar em como irá puni-los. Quando você perdoa uma outra pessoa, você não está apenas tornando-a livre. Você a está entregando a Deus, que é capaz de tratar com ela à Sua maneira. Você está se privando do trabalho de preparar mais argumentos ou tentando prevalecer na Situação. Não tem mais relação com ganhar ou perder. Tem a ver com liberdade. Tem a ver com "deixar pra lá".
É por esta razão que sempre ouvimos pessoas que perdoaram genuinamente dizerem, "eu sinto como se um peso fosse retirado dos meus ombros." Sim, é exatamente isso. E como uma brisa fresca passando pelo seu coração. O mau cheiro do mofo da cadeia é inundado por luz e serenidade. Pela primeira vez em muito tempo, você se sente em paz. Você se sente livre.
Mas como você faz isso? Você libera a sua raiva e entrega a responsabilidade de julgar essa pessoa para o Senhor. "Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus, porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor" (Romanos 12: 19).
Como você sabe que perdoou? Você descobre que perdoou quando no momento que você vê ou pensa na pessoa - ao invés de fazer seu sangue ferver - faz você sentir muito, faz você ter piedade dela, e esperar sinceramente que ela mude de atitude. Existem tantas outras coisas que precisam ser ditas e tantas questões emocionais que precisam ser enfrentadas para que alcancemos nosso objetivo. Contudo, casamentos bem sucedidos não são criados por pessoas que nunca magoam uns aos outros, mas por pessoas que decidem "não guardar rancor" (1 Coríntios 13:5).
Seja o que for que você ainda não perdoou em seu cônjuge, perdoe hoje. Esqueça. Assim como pedimos a Deus para "perdoaras nossas dívidas" a cada dia, devemos pedir a Deus para ajudar-nos a "perdoar os nossos devedores" a cada dia também. A falta de perdão tem mantido você e seu cônjuge na prisão por muito tempo. Diga de coração, "eu escolhi perdoar".
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
O que você perdoou em seu cônjuge hoje? Por quanto tempo você está carregando esse peso? Quais foram os resultados de entregar esse problema a Deus?
DIA 26
"ATÉ QUANDO?"
Salmo 33:1-12
O Salmo diz: "Feliz a Nação cujo Deus é o Senhor!"
Quanto tempo levará para que as nações do mundo compreendam isso?
Chamou-me a atenção a reportagem do Jornal do Brasil citada na Ultimato 0an/2006) que relata:

"A renda média na Inglaterra, nos Estados Unidos e no Japão chegou a dobrar na segunda metade do século 20. Por outro lado, os avanços da medicina e o crescente consumo facilitaram o alcance de uma maior qualidade de vida. Nada disso, porém, tornou as populações desses países mais felizes. "

A nossa responsabilidade é tremenda para trazer ao mundo a consciência de que somente com Deus sentado no trono, a felicidade verdadeira virá sobre as nações.
Isso começa de forma bem singular: Falando da mensagem de Deus ao meu próximo ... as conseqüências serão naturais.
Hoje sou eu, amanhã meus familiares, depois aqueles que trabalham comigo ... e assim, o povo vai compreendendo que esta mensagem é para a NAÇÃO INTEIRA.
Às vezes, pensamos que isso é impossível, mas você já percebeu que este propósito está na sua vida, que isso já está ocorrendo?
Mantenha-se firme, pois dessa maneira, de uma forma ou de outra, estará contribuindo para que a Nação seja alcança da!
Oração: "Pai Celeste, que eu possa experimentar em minha vida a bênção de levar a tua mensagem à minha família e àqueles que estão perto de mim". Amém.

Minha Dica: Hoje, orem por Missoes. Escolham um país, ou um missionario e ore por sua vida e familia.
Orem por todas as areas da vida dele, e ou do país escolhido. Sejam especificos.
O Amor é responsável

Quando julgas, (. .. ) te condenas a ti mesmo naquilo em que
julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. - Romanos 2: 1

Hoje vai ser difícil. Mas enquanto você busca a força e a sabedoria de Deus, será capaz de passar por isso. Hoje pode ser um marco em seu casamento se você assim permitir. Então, decida focar no que Deus está dizendo e proponha-se a seguir Sua direção.

Hoje vamos falar sobre responsabilidade pessoal. É algo que sempre concordamos que os outros devem ter, mas, relutamos quando se trata da nossa própria responsabilidade. Nas últimas décadas, tem ocorrido um declínio no que diz respeito a responsabilidade pessoal. Cada vez mais as pessoas parecem menos conscientes de seus próprios erros. Vemos isso acontecer na política, nos negócios e nas manchetes de celebridades.
Porém, esse não é um problema específico de ricos e famosos. Para ter como exemplo alguém que sempre tem uma desculpa para cada ato, tudo o que temos que fazer é olhar no espelho. Somos tão prontos a justificar nossos motivos. Tão rápidos para desviar a crítica. Tão prontos para encontrar uma falha – especialmente em nosso cônjuge, que é geralmente o mais fácil de culpar.
Temos a tendência de acreditar que nossa visão é correta, ou pelo menos, muito mais correta que a do nosso cônjuge. E não acreditamos que qualquer pessoa, debaixo das mesmas circunstâncias, agiria de forma muito diferente de nós. Até onde sabemos, estamos fazendo o nosso melhor. Nosso cônjuge deve ficar grato por sermos tão bons com ele.
Entretanto, o amor não culpa o outro tão facilmente ou justifica motivos próprios. O amor nem de longe se preocupa com seus próprios interesses da mesma maneira que se preocupa com
as necessidades dos outros. Quando o amor se responsabiliza por suas ações, não é para provar o quão nobre você tem sido, mas sim para admitir que você ainda tem um longo caminho a
percorrer.

O amor não dá desculpas. O amor continua trabalhando para fazer a diferença em você e em seu casamento.
É por esta razão que da próxima vez que você estiver discutindo com seu cônjuge, em lugar de preparar sua retaliação, pare e veja se existe algo digno de ser ouvido na fala do seu cônjuge. O que pode acontecer em seu relacionamento se em lugar de transferir a culpa, você primeiro admitir seus próprios erros? Como dizem as Escrituras, ''A repreensão faz marca mais profunda no homem de entendimento do que c:em açoites no tolo" (Provérbios 17: 10).
O amor é responsável e disposto a admitir e corrigir seus erros e falhas logo no início.
Você está sendo responsável por esta pessoa que você escolheu para ser o amor da sua vida?
Você está disposto a se certificar se as necessidades do seu cônjuge estão sendo supridas? Ou você só se preocupa se seu cônjuge está suprindo as suas? O amor nos chama a sermos responsáveis por nosso (a) companheiro (a) no casamento. A amá-lo (a). A honrá-lo (a). A cuidar dele (a). Você se responsabiliza por seus próprios erros? Você disse ou fez algo de errado para o seu cônjuge ou para Deus? O amor deseja ter um relacionamento correto com seu cônjuge e com Deus. Uma vez que isso esteja acertado, é hora de acertar outras áreas.
Um coração realmente arrependido leva um tempo para crescer ,em você. O orgulho é muito resistente à responsabilidade, mas a humildade e a honestidade diante de Deus e do seu cônjuge são cruciais para um relacionamento saudável. Isso não significa que você está sempre errado e seu cônjuge sempre certo. Não é uma questão de se tornar um capacho. Mas se existe algo que não está certo entre você e Deus, ou você e seu cônjuge, então essa deve ser a sua prioridade.
"Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1 João 1:8). Contudo, "se confessarmos os nossos pecados, [Deus] é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1 :9). Confesse seus pecados primeiro, depois você estará em um solo melhor para resolver as coisas com o seu cônjuge.
Para caminhar com Deus e alcançar o Seu favor, você precisa estar limpo diante d’Ele.
Isso não quer dizer que você não pode falhar, mas que você pode confessar sua falha a Deus e pedir perdão.
Seu cônjuge pode dizer que você errou ou o feriu de alguma forma e nunca corrigiu seu erro? Um dos papéis de quem tem responsabilidade é admitir quando falha e pedir perdão. É hora de se, humilhar, de corrigir suas ofensas e de reparar o prejuízo. Isso e um ato de amor.
Deus não quer que haja questões não resolvidas entre vocês.
O problema é: para fazer isso sinceramente você deve "engolir" seu orgulho e buscar perdão independente de como seu cônjuge responde a isso.
Ele deve lhe perdoar, mas sua responsabilidade não depende da decisão dele. Admitir seus erros é sua responsabilidade. Se seu cônjuge errou com você, deixe que ele trate disso outra hora .
Peça para Deus lhe mostrar onde você falhou em ter responsabilidade, então se acerte com Ele. Uma vez que você tenha feito isso, você precisa se acertar com seu cônjuge. Essa pode ser a coisa mais difícil que você já tenha feito, mas é crucial para dar o próximo passo em seu casamento e com Deus. Se você for sincero, você será surpreendido pela graça e pela força que Deus lhe da como resultado dessa decisão.
Separe um tempo para orar pelas áreas onde você tem errado. Peça o perdão de Deus, então, humilhe-se a ponto de admiti-los ao seu cônjuge. Faça isso sinceramente e verdadeiramente.
Peça perdão a seu cônjuge também. Não importa como ele irá responder, certifique-se de ter assumido sua responsabilidade em amor. Mesmo se ele responder com uma crítica, aceite-a como um conselho.
Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
O que o seu cônjuge precisa ver para acreditar que sua confissão foi mais do que palavras?

DIA 27
SANTO DOS SANTOS

Hebreus 10:10-19


Não adianta negar... existe sim diferença entre os crentes em Cristo!

Você pode dizer: não há acepção de pessoas diante de Deus.

Em parte, você está certo, porém a santidade na vida do crente, fruto da purificação do sangue do Cordeiro, faz uma grande diferença!

A idéia de adentrar no santo dos santos é comunhão íntima ... é diálogo aberto na presença de Deus; por outro lado, é o privilégio de sentir sobre si mesmo, a glória do seu poder!

Você vai perceber sempre:

1. Se procura ser religioso sem santidade, não desfruta da intimidade da Sua presença em sua vida, pois Ele é Santo!
2. Se procura conversar com Ele a partir do que faz e não daquilo que é, não vivenciará do privilégio da Sua Comunhão.
3. Se deseja certeza no caminho e decisões acertadas nos desafios do dia-a-dia, somente usufruindo a bênção de adentrar em Sua presença através da obra purificadora de Cristo na Cruz.

Se você nunca vivenciou a graça de estar realmente frente a frente, em comunhão, com o TODO PODEROSO, saiba que isto é possível, se o seu coração estiver lavado pelo sangue do Cordeiro.

Oração: "Pai Celestial, sonda a minha vida para revelar-me qualquer coisa que impede a comunhão íntima contigo.
Que o teu perdão e purificação se manifestem em minha vida e na da minha família ". Amém.

O Amor encoraja
Guarda a minha alma, e livra-me; não seja eu envergonhado,
porque em Ti me refúgio. - Salmos 25:20
O casamento tem uma maneira de alterar nossa visão. Criamos expectativas de que o nosso cônjuge preencherá nossas esperanças e nos fará feliz. Mas esse é um pedido impossível para nosso cônjuge atender. Expectativas irreais geram decepções. Quanto maior forem suas expectativas, mais seu cônjuge irá falhar com você e lhe causar frustração.
Se a esposa sempre espera que seu esposo seja pontual, esteja sempre limpo e bem arrumado e entenda todas as suas necessidades, é bem provável que ela passe boa parte da vida
de casada sofrendo constantes decepções. Mas se ela for realista e entender que ele é humano, esquecido e às vezes desatento, então ela ficará mais satisfeita quando ele for responsável, amoroso e gentil.

O divórcio é quase inevitável quando as pessoas não permitem que seu cônjuge seja humano. Então, é preciso que haja uma transição em seu pensamento. Você deve escolher viver por encorajamento ao invés de viver por expectativas. O jeito de ser do seu cônjuge nos últimos dez anos é o jeito que ele será no futuro, exceto por seu encorajamento amoroso e pela intervenção de Deus.
O amor coloca o foco na responsabilidade pessoal e na sua melhora em lugar de exigir mais dos outros.
Jesus descreveu isso detalhadamente quando falou sobre a pessoa que viu o "argueiro" no olho do seu irmão mas não notou a "trave" em seu próprio olho.
"Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu: Hipócrita. Tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão". (Mateus 7:4-5).
Seu cônjuge se sente como se convivesse com um inspetor de argueiro? Ele está sempre tenso, temeroso de não atender suas expectativas? Ele diria que passa mais tempo sentindo sua reprovação do que sua aceitação?
Quem sabe você responderá dizendo que o problema não é com você, mas com ele. Se ele realmente se decepciona em várias outras áreas, por que a culpa é sua? Até onde você sabe, é
necessário que os dois façam tudo o que podem para o casamento funcionar bem. Se o seu cônjuge não quer que você seja' tão crítico, ele precisa entender que as questões que você levanta são legítimas. Você não está dizendo que é perfeito, de forma alguma, mas que é capaz de dizer o que pensa. Certo?

O problema com este tipo de atitude é que poucas pessoas são capazes de responder à critica com total objetividade. Quando está claro que alguém está infeliz com você - seja por confrontação direta ou por silêncio - é difícil não ficar pessoalmente magoado. Especialmente no casamento.
Apesar de tudo, diferente de qualquer outra amizade, o relacionamento com seu cônjuge começa com os dois fazendo de tudo para agradar um ao outro. Quando vocês namoravam, ele era completamente encantado pela sua personalidade. Você quase não cometia erros. O relacionamento de vocês era bem mais fácil. E mesmo que você não esperasse que fosse assim por toda vida, certamente você não o via tão pecador e tão irado com você. Você nunca esperou que este homem ou mulher que prometeu lhe amar, poderia chegar ao ponto de parecer que não lhe ama.
Então, quando esse contraste absoluto se torna realidade de vida, sua reação natural é resisti-lo, Durante os primeiros dias de casamento, você deve ter sido mais inclinado a ouvir e fazer mudanças sutis. Mas com o passar dos anos, a desaprovação do seu cônjuge só tende a lhe deixar defensivo. Em lugar de fazer você querer corrigir as coisas, ela lhe fere cada vez mais profundamente.
O amor é sábio demais para agir assim. Em lugar de colocar seu cônjuge em uma posição de rebeldia, o amor lhe ensina a dar espaço para ele ser ele mesmo. Mesmo se você for do tipo que estabelece padrões elevados para si, o amor lhe convida a não manter seus padrões elevados em relação à atitude do seu, cônjuge. Você precisa entender que o casamento é um relacionamento para ser aproveitado e apreciado ao longo do caminho. É a única amizade criada pelo próprio Deus onde duas pessoas imperfeitas vivem juntas, mas tratam com a imperfeição encorajando um ao outro, não desencorajando.
A Bíblia diz, "Fortalecei as mãos fracas, e firmai os joelhos trementes" (Isaías 35:3). "Pelo que exortai-vos uns aos outros e dedicai-vos uns aos outros, ( ... ) consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos" (1 Tessalonicenses 5:11,14).
Você não deseja que a vida de casado seja o lugar onde você desfrute a livre expressão de ser quem você é, crescendo em um ambiente seguro que lhe encoraje, mesmo quando você falha? Seu cônjuge também - e o amor dá a ele esse privilégio. Se a sua esposa ou o seu marido lhe disse mais de uma vez que você o(a) fez sentir abatido(a) e derrotado(a), você precisa levar estas palavras em consideração. Tenha o compromisso de deixar as expectativas irreais e se tornar o maior encorajador do seu cônjuge, diariamente. E a pessoa que Deus quer que ele seja começará a surgir com nova confiança e amor por você.
Elimine do seu lar o veneno das expectativas erradas. Pense em uma área onde seu cônjuge tenha dito que você está esperando muito, e diga a ele que você está arrependido por ter exigido muito dele. Prometa que você procurará entendê-lo, e o assegure de seu amor incondicional.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
O que você descobre a seu respeito quando coloca em seu cônjuge altas expectativas que ele não está internamente motivado a atingir? Quais são as melhores maneiras de lidar com essas divergências?
DIA 28
O CRENTE É UM OTÁRIO?
Galatas 1:1-10

A palavra otário vem de um animal - uma espécie de foca sem pedigree, por ter pavilhões auditivos visíveis. Ela é uma foca bem pesada e lenta. É encontrada no Atlântico Sul.

Por outro lado, é tida como um animal com enorme grau de burrice. Assim, a palavra OTÁRIO foi incorporada ao lunfardo (gíria argentina) para designar uma pessoa simplória, fácil de ser enganada.
Com o tempo, esse termo passou a associar-se com pessoas HONESTAS e de BOA ÍNDOLE.
Se você é desonesto e corrupto, então é esperto, ágil e vivido.
Por outro lado, se você é sincero e procura fazer as coisas em conformidade com os valores morais e verdadeiros, então é considerado OTÁRIO pelo mundo.
Você já percebeu que quando alguém conta que conseguiu enganar o outro e aproveitou da ingenuidade e do desconhecimento dele, esse é considerado a pessoa ELOGIÁVEL, enquanto que o outro, um OTÁRIO pelo mundo.
Precisamos zelar por aquilo que é verdadeiro, justo, correto e que agrada o coração de Deus, mesmo que venham a nos chamar com esse jargão.
A questão é sermos sábios para a vida, mas segundo a direção de Deus e não segundo a filosofia do mundo ... que usurpa ... que corrompe e que procura destruir o caráter.
Seja fiel às coisas de Deus, mesmo que o mundo lhe condene por isso. Paulo dizia: O que importa a mim? Agradar os homens ou a Deus?
Oração: "Querido Deus, que eu honre e glorifique o teu nome com minhas atitudes e ações e tenha coragem de fazer o que é certo!" Amém.

O Amor se sacrifica
Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a
vida pelos irmãos. - 1 João 3: 16

A vida pode ser difícil. Mas o que geralmente queremos dizer é que a nossa vida pode ser difícil. Somos os primeiros a sentir a dificuldade quando somos maltratados e perturbados.

Estamos prontos a nos aborrecer quando somos os que se sentem destituídos ou depreciados.
Quando a vida é difícil para nós, percebemos.
Entretanto, com freqüência, a única maneira de percebermos que a vida é difícil para nosso cônjuge é quando ele começa a reclamar dela. Então, no lugar do cuidado verdadeiro ou pressa em socorrer, é provável pensarmos que ele teve uma atitude ruim. A dor e a pressão que ele está enfrentando não são sentidas por nós da mesma maneira que sentimos quando é a nossa dor e a nossa pressão. Quando queremos reclamar, esperamos que todos entendam e sintam pena de nós.
Isso não acontece quando o amor está em ação. O amor não reclama pelos sinais óbvios de sofrimentos. Antes das preocupações e problemas começarem a enterrá-lo, o amor já entrou no modo de ação. Ele vê o peso começando a incomodar e intervém para ajudar. É por esta razão que o amor deseja que você seja sensível ao seu cônjuge.
O amor faz sacrifícios. Ele lhe mantém tão sintonizado com as necessidades do seu cônjuge que geralmente você atende antes mesmo de ser solicitado. E quando você não nota previamente e precisa que o seu cônjuge diga o que está acontecendo, o amor age no coração do problema.
Mesmo quando a aflição do seu cônjuge se revela por meio de acusações pessoais, o demonstra compaixão em lugar de se tornar defensivo. O amor lhe inspira a dizer "não" ao que você quer, para dizer "sim" às necessidades do seu cônjuge.
Foi isso o que Jesus fez. "Ele deu a Sua vida por nós" para nos mostrar que "devemos também dar a nossa vida por outros. Ele nos ensinou que a prova do amor está em reconhecer a necessidade nos outros, e então fazer o possível para satisfazê-las. Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me" (Mateus 25:35-36).
Esses são os tipos de necessidades as quais você precisa estar atento em sua esposa ou marido. Em lugar de ficar chateado porque ele (a) não lhe trata do jeito que você espera, deixe o amor lhe separar dessa auto piedade e voltar a sua atenção para a necessidade do seu cônjuge.
Ele sente "fome" - precisa de você sexualmente, mesmo quando você não está a fim?
Ela tem "sede" - anseia pelo tempo e pela atenção que você dá a todas as outras pessoas?
Ele parece um "estranho" - inseguro no trabalho, precisando que o lar seja um refúgio e um santuário?
Ela está "nua" - assustada ou envergonhada, desesperada pela proteção da afirmação do seu amor?
Ele se sente "doente" - fisicamente cansado e precisando que você o afaste das perturbações?
Ela se sente em uma "prisão" - temerosa e deprimida, precisando de alguma segurança e intervenção?
O amor está disposto a sacrificar-se para ver que as necessidades do seu cônjuge têm o seu melhor esforço e foco. Quando sua esposa ou seu marido encontra-se oprimido (a) e sob
extrema pressão, o amor lhe convida a colocar de lado o que é mais essencial em sua própria vida para ajudar, mesmo se for simplesmente a atenção em uma conversa.

Geralmente, ele só precisa falar sobre o problema até que tudo seja acordado. Ele precisa ver em seus olhos atenciosos que você realmente se importa com o que isso está custando a ele, e leva a sério o fato de ajudá-lo a encontrar respostas. Ele precisa que você ore com ele sobre o que fazer, e então acompanhar a questão para ver como ela está se resolvendo.
As palavras "Como posso ajudá-lo?" precisam estar na ponta de sua língua.
A solução pode ser simples e fácil de fazer, ou pode ser complexa e custosa, exigindo tempo, energia e muito esforço. Em ambos os casos, você deve fazer o máximo para suprir as verdadeiras necessidades daquele que é parte de quem você é. Afinal de contas, quando você ajuda seu cônjuge, você também está se ajudando. Essa é a parte bela de se sacrificar pelo seu cônjuge. Jesus fez isso por nós e Ele estende a Sua graça para fazermos o mesmo pelos outros.
Quando os cristãos do Novo Testamento começaram a caminhar em amor, a vida de todos eles foi marcada por comunhão e sacrifício. As batidas de seus corações eram para adorar ao Senhor e servir Seu povo. "Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um" (Atos 2:44-45). Como Paulo disse à uma dessas igrejas uma década mais tarde, "Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas" (2 Coríntios 12: 15). As vidas que foram ressuscitadas da morte pelo sacrifício de Jesus devem estar prontas e dispostas a se sacrificarem diariamente para suprir as necessidades dos outros.
Qual é a maior necessidade do seu cônjuge nesse momento? Existe alguma necessidade que você pode suprir hoje através de um ato corajoso de sacrifício da sua parte? Independente da necessidade, ser grande ou pequena. Proponha-se a fazer o que você puder para suprira necessidade.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Quanto do estresse do seu cônjuge é causado por sua falta de iniciativa ou preocupação? Quando você expressou o desejo de ajudar, como ele recebeu sua atitude? Existem outras necessidades que você pode e suprir.
DIA 29
VOCÊ E SUA CASA ... SERÃO SALVOS!
Atos 16:1-31

Ouvi o testemunho da conversão de uma árabe.

O que impressionou foi, mais uma vez, identificar a palavra de Deus se cumprindo conforme a história do carcereiro de Filipos: O evangelho alcançou sua mãe, depois ela ... depois o irmão e primos. Enfim, seu pai, de tremenda tradição cultural religiosa árabe, entregou a vida para Cristo.
É maravilhoso quando alguém se converte, pois a luz de Deus acaba alcançando a família.
Haja conversão imediata ou não, o fato é que naquele lugar a mensagem de boas novas se torna real e possível de alcançar a todos.
Se você é o único ou um dos poucos da sua família que teve o privilégio de abraçar a mensagem de Jesus, saiba que de uma forma, ou de outra, ela estará alcançando os seus queridos. VOCÊ PODE CRER NISSO, pois é um fato espiritual natural que acaba ocorrendo.
Apesar de, muitas vezes, ser motivo de chacota ou desprezo no meio dos seus, por ser crente, eles acabarão despertados para uma tremenda realidade: olharão para você e verão aquilo que eles não têm e precisam ter - JESUS.
Por outro lado, firme-se numa vida de intercessão por eles. Acredite, você vai entender e suportar muito mais facilmente as lutas, se tomar esta postura.
Oração: "Estimado Pai, que eu possa ser um instrumento de paz e salvação em minha casa para o louvor da tua glória ". Amém!
A motivação do Amor
Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como
aos homens. - Efésios 6,7
Não é preciso ter muita experiência para descobrir que o seu cônjuge nem sempre irá lhe motivar. Na realidade, muitas vezes ele irá lhe desmotivar. Com mais freqüência do que você gostaria, parecerá difícil encontrar inspiração para demonstrar amor. Talvez ele nem receba seu amor quando você tentar expressá-lo. Essa é simplesmente a natureza da vida, mesmo em
casamentos saudáveis.

Porém, apesar dos temperamentos e emoções criarem motivações oscilantes, certamente o amor permanecerá no mesmo lugar, o tempo inteiro. Quando Deus é a sua razão de amar, sua habilidade para amar é garantida.
Isso acontece porque o amor vem d’Ele.
Pense dessa maneira. Quando você era criança, seus pais certamente estabeleceram regras para você seguir. Você tinha hora para dormir. Seu quarto tinha que ser mantido limpo. Seu dever de casa precisava ser feito antes de você ir brincar. Se você foi igual a maioria das outras pessoas, você se acostumava com essas regras à medida que as obedecia. E provavelmente você não as obedeceria, de modo algum, se hão fosse motivado pelas imposições que, uma vez desrespeitadas, traziam conseqüências sérias.
Mas se você se encontrou com Cristo ao longo do caminho ou recebeu qualquer tipo de ensinamento bíblico, você provavelmente foi exposto à essa idéia - "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor" Colossenses 3:20). Se você acreditou nisso de todo coração, certamente você entendeu que não daria satisfação aos seus pais para sempre.
Isso não representava mais uma batalha de vontades entre você e uma figura de autoridade de carne e osso. Era, sim, entre você e Deus. Sua mãe e seu pai eram apenas os intermediários.
Como se constata posteriormente, contudo, o relacionamento entre pais e filhos não é a única coisa aprimorada pelo fato de Deus ser sua motivação principal. Considere as seguintes áreas onde agradar a Deus deve ser o seu alvo:
Trabalho. "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens" (Colossenses 3:23).
Serviço. "Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo somente à vista como para agradar aos homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor" (Colossenses 3:22).
Tudo. "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, (como ao Senhor), e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor" (Colossenses 3:23-25).

Até o casamento. "Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor". (Colossenses 3:18) "Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Efésios 5:25).

O amor que é exigido por você no casamento não depende da gentileza ou conveniência do seu cônjuge. O amor entre o marido e a esposa deve ter um objetivo principal: honrar ao Senhor com devoção e sinceridade. O fato de que esse processo abençoa ao nosso(a) amado(a) é simplesmente um benefício adicional maravilhoso.
Essa mudança de foco e perspectiva é crucial para um cristão. Ser capaz de acordar sabendo que Deus é nossa fonte e provisão - não somente das suas necessidades, mas também das necessidades do seu cônjuge - muda totalmente a razão de interagir com ele.
Não é mais essa pessoa imperfeita que decide quanto amor você demonstrará, mas sim este Deus totalmente perfeito que pode usar até mesmo uma pessoa imperfeita como você para derramar a bênção do amor em outra pessoa.
O relacionamento com a sua esposa tem se tornado cada dia mais difícil? Você está perdendo a paciência com a capacidade dela de sempre discordar de você? Ela não para de fazer isso nem por um instante? Não negue o seu amor só porque ela pensa diferente de você. Ame-a como ao Senhor.
Seu marido está se afastando de você, não compartilhando seus pensamentos e aparentemente mergulhado em algo que não quer compartilhar? Você se sente ofendida pela indisposição dele de se abrir? Você está cansada do modo tão breve como ele lhe trata, e da maneira como ele atende às necessidades das crianças, deixando, às vezes, a desejar? Não reaja com uma dose dupla de silêncio e desatenção. Ame-o assim mesmo como ao Senhor.
O amor motivado por pura obrigação não permanece por muito tempo. E o amor motivado somente por condições favoráveis nunca terá a garantia de oxigênio suficiente para manter-se respirando. Somente o amor ofertado a Deus - devolvido a Ele em gratidão por tudo o que tem feito - é capaz de se manter quando todas as outras razões perderem a capacidade de nos estimular.
Aqueles que se sentem bem com casamentos medíocres podem deixar o seu amor para arriscar esperar pelo melhor. Mas se você assume o compromisso de dar ao seu cônjuge o melhor amor possível, você precisa buscar a maior motivação do amor. O amor que tem a Deus como foco principal é ilimitado no que se refere ao nível que pode atingir.
Antes de ver seu cônjuge hoje ore por ele e por suas necessidades. Diga "eu te amo", sendo fácil para você ou não. Então expresse amor de maneira sensível. Volte a Deus em oração mais uma vez. Agradecendo a ele por ter lhe dado o privilégio de amar essa pessoa tão especial - incondicionalmente. Assim como ele ama vocês dois.
- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Como essa mudança de motivação afeta seu relacionamento e suas motivações? O que isso lhe inspira afazer? O que isso lhe inspira a deixar de fazer?
DIA 30
O QUE É O REINO DOS CÉUS?
MateuS 13:31,32

No início do ministério de Jesus, João Batista dizia que o Reino dos Céus estava chegando.

Quando Jesus passou a ministrar, disse que o Reino havia chegado, porém quando estava no final de sua jornada na terra disse que o Reino viria.
COMO ENTENDER ISSO?
Primeiro, quando Jesus chegou, ele deixou de usufruir da glória de Seu Reino, para que de uma forma humilde realizasse a restauração do Seu Reino em nossos próprios corações, e isso envolveu morte e morte de cruz.
Em segundo lugar, quando ele pregava, ele anunciava os valores, que estava estabelecendo através de sua vida como sendo do Reino dos Céus, a serem implantados em nossos próprios corações.
No sentido do futuro desse Reino, significou a promessa do estabelecimento final do novo céu e da nova terra, no seu reinado eterno.
Quando recebemos a Cristo, os valores desse reinado eterno passam a ser vivenciados e a conquista da cruz passa a ter sentido para nossas vidas.
Quando a verdade sobressai sobre a mentira, e o amor sobressai ao ódio, é um exemplo de que, através de nós, estão sendo proclamados os valores desse Reino.
Oração: "Senhor Deus, permita que os valores do seu Reino se manifestem em minha vida e que eu possa permanecer fiel quando o Senhor voltar para nos buscar". Amém!
O Amor traz unidade
Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para
que eles sejam um, assim como nós. - João 17:11
Uma das coisas mais importantes a respeito da Bíblia é a maneira como ela está articulada, com temas uniformes em todo seu conteúdo, do início ao fim. Apesar de ter sido escrita num período de 1.600 anos e ter mais de quarenta escritores de várias procedências e níveis de conhecimento, Deus soberanamente a escreveu com uma única voz. E Ele continua falando através da Bíblia hoje, sem que a mensagem chegue errada.
Unidade. União. Igualdade.
Essas são as marcas inabaláveis do nosso Deus.

No início dos tempos, vemos a Sua unidade agir através da Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. Deus, o Pai está lá criando o céu e a terra. O Espírito está se "movendo sobre a face das águas" (Gênesis 1:2). E o Filho, que é "o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do Seu ser" (Hebreus 1:3), se juntam para falar e trazer a existência ao mundo. "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança" (Gênesis 1:26). Façamos. Nossa.
Os três estão em perfeita união de mente e propósito. Vemos depois Jesus levantando-se das águas do batismo, e o Espírito descendo em forma de pomba e o Pai anunciando nessa cena majestosa, "Este é meu Filho amado em quem me comprazo" (Mateus 3:17).
Jesus mais tarde diz, "Porque eu desci do céu, não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (João 6:38). O Seu desejo de responder às orações dos seus seguidores é "para que o Pai seja glorificado no Filho" (João 14: 13). Ele pede ao Pai para enviar Seu Santo Espírito, sabendo que o Espírito irá fielmente testificar a respeito do Filho que Ele ama, porque "Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus a não ser Espírito de Deus" (1 Coríntios 2: 11).
Pai, Filho e Espírito Santo estão em pura unidade. Eles servem um ao outro, amam um ao outro e honram um ao outro. Apesar de iguais, eles se alegram quando o outro é louvado. Apesar de distintos, eles são um, indivisíveis.
E por essa relação ser tão especial - tão representativa da grandeza e do esplendor de Deus - Ele escolheu nos deixar experimentar um aspecto disso. No relacionamento único entre marido e esposa, dois indivíduos distintos estão espiritualmente unidos em "uma só carne" (Gênesis 2:24). E "o que Deus uniu, ninguém o separe" (Marcos 10:9).
Na realidade, esse mistério é tão sério - e o amor entre marido e esposa tão entrelaçado e completo - que Deus utiliza a imagem do casamento para explicar o Seu amor pela igreja.
A Igreja (a noiva) é mais honrada quando o seu Salvador é adorado e celebrado. Cristo (o noivo), o qual se entregou a si mesmo por ela, é mais honrado quando ele a vê "como Igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável" (Efésios 5:27).
Ambos, Cristo e a Igreja, amam e honram um ao outro. Esta é a beleza da unidade. Marido - O que aconteceria em seu casamento se você se dedicasse em amor, honra e serviço a sua esposa em todas as coisas? O que aconteceria se você determinasse que a preservação da sua unidade com sua mulher é digna de todo o sacrifício e expressão de amor? O que mudaria em seu lar se você tomasse essa abordagem em seu relacionamento como base
diária?

Esposa - O que aconteceria se você estabelecesse como missão fazer tudo possível para promover proximidade de coração com o seu marido? O que aconteceria se qualquer ameaça a unidade de vocês fosse tratada como veneno, câncer, um inimigo a ser eliminado pelo amor, pela humildade e renúncia? Em que se tornaria o seu casamento se você nunca mais estivesse disposta a ver a unidade de vocês destruída?
A unidade da Trindade, como é vista através da história e continuará sendo vista no futuro, é evidência do poder da unidade. Ela é inquebrável. Infinita. E esta é a mesma realidade
espiritual que se esconde em seu lar e endereço. Apesar de se apresentar em forma de planejamento de trabalho; visitas médicas e idas ao supermercado, a unidade é o laço eterno que
percorre as experiências diárias do que você chama de "seu casamento", dando a ele um propósito para ser defendido por toda vida. Então, ame este que é parte do seu corpo tanto quanto você. Sirva a este cuja necessidade não pode ser separada da sua própria necessidade. Honre este que, quando sobe ao pedestal do seu amor, lhe eleva também aos olhos de Deus, tudo ao mesmo tempo.


Ps: Nota minha - Não concordamos com esse texto referente a doutrina da Trindade. Cremos que YHWH é apenas UM, e que Yeshua é YHWH feito carne. A Ruach ( o que se chamam de ES ), é Vento de YHWH, Sopro. Não cremos em 3 pessoas distintas unidas em um. Cremos que a Noiva de Yeshua é Jerusalem, o povo Santo de Israel, e não a entidade chamada de Igreja.

Separe uma área que cause divisão em seu casamento e olhe para ela hoje como uma oportunidade única de orar. Peça deus para revelar o que há no seu ração que está ameaçando sua unidade com seu cônjuge. Ore para que deus faça o mesmo com ele. E se for apropriado, discuta abertamente esse problema, buscando de deus a unidade.

- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Deus abriu seus olhos para as coisas que podem estar criando um ponto de discórdia? Como você pretende reagir? O que você espera que Deus faça em seu cônjuge também?
DIA 31
HÁ UMA MENSAGEM PARA MIM
Romanos 12:1-12
Precisamos admitir! Nos faz bem saber que Deus tem uma mensagem pessoal para o nosso coração.
Alguns procuram ansiosamente profetas ou profetizas para perguntar o que Deus está falando ... outros lêem a Bíblia na forma de "sorteio" para ver se surge algum texto específico para suas decisões.
A verdade é a necessidade da voz de Deus. Quero dar algumas sugestões frente a esse anseio.
1. Quando não estiver ouvindo claramente a voz de Deus, firme-se nos princípios de esperança nas promessas firmadas na Palavra.
2. Permita-se estar no aconchego de seus braços. Ele diz: "Aquietai-vos e sabei que Sou Deus!. .. " (Salmos 46:10)
3. Ande passo a passo, na medida da luz de Deus para sua vida.
Deus muitas vezes não lhe mostrará o final do túnel sem preparar você para chegar lá.

4. Por fim, tenha uma vida consagrada a Ele, pois certamente, encontrará qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
5. Esteja atento ... pois Deus não deixará de revelar o Seu Caminho para aquele que Nele espera.
Oração: "Senhor Deus, ensina-me a esperar em ti e renova minha fé no sentido de que sempre o Senhor há de responder à nossa petição ". Amém.
O Amor e o casamento
Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-a
à sua mulher, e serão uma só carne. - Gênesis 2:24
Este versículo é o modelo original de Deus de como o casamento deve funcionar. Ele envolve um rompimento e uma postura", Ele reconstrói relacionamentos já existentes enquanto estabelece um novo. O casamento modifica tudo.
É por esta razão que casais que não levam a sério esta mensagem de "rompimento" e "apego" sofrerão as conseqüências ao longo do caminho, quando os problemas são bem mais difíceis de serem solucionados sem ferir alguém.
"Rompimento" significa que você está quebrando um laço natural. Os conselhos de seus pais devem ser respeitados, mas eles não podem mais lhe dizer o que fazer. Às vezes, a dificuldade de agir dessa maneira vem da fonte original. Os pais podem não estar prontos para liberar seu filho do controle e expectativas deles. Seja por causa de dependência em relação à saúde ou de lutas interiores relacionadas ao fato de "esvaziar o ninho", eles na maioria das vezes não querem compartilhar a responsabilidade que têm. Em casos como estes, o jovem precisa ser corajoso e escolher "romper" por ele mesmo. E, muitas vezes, este rompimento não é feito da maneira adequada.
Você e seu cônjuge estão vivendo com questões não resolvidas por causa da incapacidade de cortar o cordão umbilical? Seu pai ou sua mãe continua criando problemas dentro do seu lar - talvez sem que eles percebam? O que precisa ser feito para colocar um ponto final nesta situação antes que ela crie uma divisão grande demais em seu casamento?
Unidade é uma qualidade do casamento que precisa ser guardada a todo custo. O propósito do "rompimento", claro, não é perder totalmente o contato com o passado, mas preservar a unidade absoluta que o casamento deve ter. Somente em unidade você pode se tornar tudo aquilo que Deus deseja de você.
Se você está estreitamente ligado a seus pais, a identidade do seu casamento não terá a capacidade de florescer. Você sempre se achará preso, e uma raiz de divisão continuará lançando novos dardos em seu relacionamento. Isso não vai embora a menos que você tome uma atitude.
Porque sem "rompimento" não pode haver o "apego" que você precisa, a ligação de coração que é necessária para que haja unidade.
''Apego'' traz a idéia de apegar-se a alguém com insistência, a idéia de reconhecer o cônjuge como sua nova fonte de refúgio e segurança. Este homem é agora o líder espiritual de seu novo lar, encarregado da responsabilidade de amar você "como Cristo amou a igreja e se entregou por ela" (Efésios 5:25). Esta mulher agora é uma em união com você, chamada para tratar "o marido com todo respeito" (Efésios 5:33).
Como resultado desse processo essencial, você agora é livre para se tornar tudo o que Deus quis dizer quando falou que vocês seriam uma só carne.
* Vocês são capazes de alcançar unidade nas suas decisões, mesmo quando elas se iniciam com pontos de vista diferentes.
* Vocês são capazes de alcançar unidade em suas prioridades, mesmo que tenham "visões" completamente diferentes.
* Vocês são capazes de alcançar unidade em suas afeições sexuais em relação ao outro, mesmo se um de vocês ou os dois tiverem lembranças impuras do tempo vivido antes do casamento.
A decisão de Deus em fazer de vocês "uma só carne" no casamento pode tornar todas as coisas possíveis.
Se não é dessa maneira que as coisas estão acontecendo na sua casa nesse momento, você infelizmente está incluído na maioria.
Isso é característico de casais de todos os tipos – até mesmo os cristãos - ignorar o projeto de Deus para o casamento achando que sabem mais do que Deus. Gênesis 2:24 soa agradável e nobre quando enfeitado pelos votos do casamento. Porém, quando considerado um princípio fundamental a ser posto em prática em uma realidade de vida, ele simplesmente parece algo impossível de se fazer. Mas é esta realidade que você precisa fazer todo sacrifício para resgatar.
É difícil- muito difícil, quando a busca pela unidade é basicamente feita por apenas um dos lados. Seu cônjuge pode não estar de todo interessado em resgatar a unidade que vocês tinham a princípio. Mesmo se houver algum interesse da parte dele, ainda deve haver questões entre vocês longe de serem resolvidas.
Mas se você continuar tendo o desejo pela unidade como primeiro plano no coração e na mente, com o passar do tempo seu relacionamento começará a refletir o plano inevitável "uma só carne" que é impresso no DNA do casamento. Você não precisa procurá-lo. Ele já está lá. Mas você precisa vivê-lo, ou não há nada mais a se esperar a não ser a desunião.
Rompa. Apegue-se. E arrisque-se a caminhar como uma só carne.

Existe algum "rompimento" que você ainda não teve coragem de realizar? Confesse-o ao seu cônjuge hoje, e decida agir corretamente. A unidade do seu casamento depende disso. Siga a unidade com o compromisso com seu cônjuge e com Deus de fazer do seu casamento o relacionamento humano mais importante da sua vida.

- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Este tem sido um assunto difícil para você? Como isso tem afetado o seu relacionamento? Se o maior ofensor desta área é o seu cônjuge (com seus sogros), como você pode, amorosamente, transformar esse caso em uma situação melhor?
DIA 32
"DESDE CEDO APRENDI... DE MINHA BISAVÓ"
2 Timóteo 1:1-5

Lembro-me na minha adolescência, quando minha conversão era bem recente, que procurei minha bisavó para conversar.

O que me impressionava nela era o seu sorriso constante, mesmo tendo um esposo não crente e pessoas ao redor que quase sempre lhe traziam algum problema.
Indaguei sobre como era possível ela permanecer feliz diante daquela situação e ainda ter conselhos para dar?
Sua resposta marcou minha vida para sempre!
Disse-me que antes de qualquer coisa, no iniciar do dia, bem cedo, antes mesmo de falar com qualquer pessoa, ela falava com JESUS.
Sua preocupação era que quando abrisse a boca pronunciasse palavras que edificassem e não destruíssem.
A idéia é a mesma: "Antes de joelhos na presença de Deus para poder estar de pé diante dos homens."
Na Bíblia, Timóteo aprendeu com sua avó Loide e com sua mãe Eunice e eu pude aprender com a minha avó Brasilísia.
Antes de tudo, no iniciar do dia, busque a face do Deus Todo Poderoso, lembre-se de que Jesus fazia isso.
Certamente, quando sair para a labuta, estará debaixo de Sua Graça, Seu Poder e Direção.
Não esqueça! Primeiro diante de Deus ... não se apresse em sair, ou tampouco falar com os outros, sem falar com o seu Deus!
Oração: "Querído Deus, ensina-me a buscá-Ia dia a dia. Dá-me a disciplina diária de buscar a sua face antes de qualquer coisa que tenha de fazer". Amém.'
O Amor satisfaz as necessidades sexuais
O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com
a sua mulher, e da mesma forma a mulher
para com o seu marido. - 1 Coríntios 7:3

Algumas pessoas acreditam que a Bíblia não tem nada de bom para dizer sobre sexo, como se tudo o que Deus quisesse fosse nos dizer quando não fazê-lo e com quem não fazê-lo.

Na realidade, contudo, Deus tem grandes coisas a dizer a respeito do sexo e da bênção que ele pode ser para ambos, marido e esposa. Mesmo os limites e as restrições são maneiras de Deus manter a nossa experiência sexual em um nível muito mais elevado do que os anunciados na televisão e nos filmes.
No casamento cristão, o romance deve prosperar e florescer. Afinal de contas ele foi criado por Deus. É tudo uma questão de celebrar o que Deus nos deu, nos tornando um com nosso cônjuge enquanto, simultaneamente, alcançamos pureza e santidade. Ele se alegra em nós quando isso acontece.
Cantares de Salomão, por exemplo, apesar de ser freqüentemente interpretado de forma incorreta como nada mais que uma alegoria da paixão de Deus por Seu povo é, na verdade, uma linda história de amor. Ele descreve o ato sexual entre o marido e a esposa em detalhes poéticos, mostrando como um corresponde ao outro. Ele expressa como a honestidade e o entendimento em assuntos sexuais levam a uma vida segura de amor.
É verdade que o sexo é apenas um dos aspectos do casamento.
Contudo, com o passar do tempo, um de vocês dará mais importância a ele do que o outro. Como resultado, a natureza da unidade como homem e mulher estará ameaçada e em perigo.
Mais uma vez, o fundamento bíblico do casamento foi originariamente expresso na criação de Adão e Eva. Ela foi feita para ser "alguém que o auxilie e o corresponda” (Gênesis 2:18). A unidade do relacionamento deles e de seu corpo físico era tão forte que foram considerados como "uma só carne" (Gênesis 2:24).
Esta mesma unidade é a marca de todo casamento. No ato do romance, unimos o 'nosso coração um ao outro em uma expressão de amor que nenhuma outra forma de comunicação pode atingir. É por esta razão que "o leito conjugal deve ser conservado puro" (Hebreus 13:4). Esta mesma experiência não é para ser compartilhada com mais ninguém.
Entretanto, nós somos fracos. E quando essa necessidade ilegítima é invalidada - quando é tratada como sendo egoísta, como sendo uma exigência do outro - nosso coração está sujeito a se afastar do casamento, tentado a preencher este desejo em algum outro lugar, de alguma outra forma.
Para agir contra essa tendência, Deus estabeleceu o casamento com a mentalidade de "uma só carne". "A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido; e também da mesma sorte o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher" (1 Coríntios 7:4).
O sexo não é para ser utilizado como uma negociação. Ele não é algo que Deus nos permite reter sem conseqüências. Apesar de existirem abusos a esse padrão projetado divinamente, a essência do casamento é a de nos dar ao outro para satisfazer suas necessidades.
O sexo é uma oportunidade dada por Deus para cumprir esse propósito.
Então, "não se recusem um ao outro," a Bíblia adverte, "exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio" (1 Coríntios 7:5).
Você é a única pessoa chamada e designada por Deus para satisfazer as necessidades sexuais do seu cônjuge. Se você permitir que a distância cresça entre vocês nessa área, se você permitir que a rotina tenha lugar em seu casamento, você está tomando algo que, por direito (e exclusivamente), pertence ao seu cônjuge. Se você permitir que seu cônjuge saiba - através de
palavras, ações ou falta de ação - que o sexo não precisa ser mais do que você quer que seja, você rouba dele o sentido de honra e ternura que foi estabelecido por ordem bíblica. Você viola a unidade "uma só carne" do casamento.

Então, seja você aquele que se vê como o que está sendo privado, ou aquele que admite estar privando o outro, saiba que o plano de Deus é que vocês encontrem o equilíbrio e cheguem a um acordo. Mas saiba também que o caminho para cheguem até lá não é alcançado com reclamações, argumentações e mau humor. O amor é a única maneira de restabelecer a união apaixonada entre vocês. Cada um dos aspectos que O Desafio de Amar aborda - paciência, bondade, generosidade, atenção, proteção, honra e perdão - terá um papel na renovação da intimidade sexual de vocês. Quando o amor de Cristo é a fundação do seu casamento, a força da amizade e a relação sexual podem ser experimentadas a um nível que o mundo nunca conhecerá.
"Vocês foram comprados por alto preço", Deus declarou (1 Coríntios 6:20). Ele colocou o Seu amor em você e fez tudo para lhe fazer desejá-la. Agora é a sua vez de pagar o preço do amor para ganhar o coração da sua esposa ou do seu marido. Quando agir assim, você sentirá a felicidade absoluta que flui quando o sexo é feito por todas as razões corretas. E, como se não fosse suficiente, você também terá a oportunidade de "glorificar a Deus com o seu próprio corpo" (1 Coríntios 6:20). Que bonito!

Se possível, relacione-se sexualmente com o seu marido ou com sua esposa hoje. Faça isso de maneira que honre o que seu cônjuge lhe disse (ou deixou implícito) a respeito das necessidades dele em relação à sexualidade. Peça a Deus para que esse momento seja agradável para os dois e para que também seja um caminho para uma intimidade cada vez maior.

- Anote quando o desafio de hoje estiver completo.
Essa foi uma experiência satisfatória para você? Se não aconteceu da maneira como você esperava, o que você acha que está dificultando a situação? Você já se comprometeu em levar isso a Deus em oração? Se foi bênção para os dois, o que você pode aprender com isto para o futuro?
                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário